Conselhos superiores se reúnem esta semana para definir o retorno das atividades de ensino

Prédio da Administração Central da Ufes

Os conselhos Universitário e de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes se reúnem esta semana para definir as medidas necessárias à aprovação do retorno das atividades de ensino da Ufes e a implantação do modelo Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte), bem como a proposta de calendário do semestre especial encaminhada pelas câmaras de Graduação e Pós-Graduação da Universidade.

A reunião do Conselho Universitário está agendada para quarta-feira, 12, a partir das 14 horas. Um dos pontos de pauta será a discussão de propostas de alteração na Resolução 07/2020, que regulamenta a reorganização das atividades acadêmicas, administrativas e eventos no âmbito da Ufes como medida de prevenção à COVID-19.

Na reunião também será discutida a criação do auxílio emergencial de inclusão e acessibilidade digital, cujos editais foram divulgados pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) na última quarta-feira, 5.

Já na quinta-feira, 13, às 14 horas, será realizada a reunião do Cepe, que discutirá as propostas de criação e regulamentação do Earte, a proposta de calendário do semestre especial e propostas de flexibilização das normas acadêmicas. Essas resoluções já foram aprovadas nas câmaras de graduação e pós-graduação e encaminhadas.

Fase 1

As reuniões são a etapa final do cronograma definido pelos conselhos superiores em reunião conjunta, realizada no dia 14 de julho, na qual foi apresentada a versão final dos Planos de Biossegurança e de Contingência que orientam quando à retomada das atividades da Ufes, nas diferentes fases da pandemia.

A partir das deliberações dos dois conselhos será definido quando será possível iniciar o Earte, ingressando na Fase 1 proposta no Plano de Contingência. Esta fase prevê a implementação do ensino remoto emergencial para estudantes de graduação e de pós-graduação da Ufes, acompanhado de inclusão digital para que todos possam ter acesso às atividades.

Nessa etapa, a minuta de resolução aprovada na Câmara Central de Graduação propõe a flexibilização da oferta de disciplinas e a continuidade de uma política de capacitação docente em ferramentas de ensino remoto. Prevê também excluir da oferta as disciplinas laboratoriais, os estágios (exceto os das áreas da saúde) e as aulas de campo que não puderem ser realizadas adequadamente em modo remoto.

Na Fase 1, as atividades administrativas continuarão sendo desenvolvidas remotamente. Clique aqui e veja um resumo das seis fases previstas para a retomada das atividades de ensino.

Caso o calendário proposto pela Câmara de Graduação seja aprovado, será criado um período letivo especial, adotando-se o Earte, com início em 1º de setembro e duração de 15 semanas. Segundo a proposta, o período de matrícula para esse semestre especial será aberto na segunda quinzena de agosto.

Já a Câmara de Pós-Graduação propôs a implementação do Earte para disciplinas do período letivo 2020-1 e 2020-2, e durante esse período de excepcionalidade.

Texto: Thereza Marinho

Publicado em 10 de Agosto de 2020.