Projeto Ação Cidadã inicia programa de combate à pandemia em comunidades da Grande Vitória

Foi lançado nesta segunda-feira, 11, o Projeto Ação Cidadã, que tem o objetivo de desenvolver ações cidadãs durante e após o período da pandemia da COVID-19 nas comunidades mais vulneráveis da Grande Vitória. O projeto prevê a reunião de uma força-tarefa para dar visibilidade e articular apoios e parcerias aos esforços já em curso de mobilização social para o enfrentamento da doença, na perspectiva da defesa do direito à vida, à dignidade e à cidadania das populações periféricas, que sofrem sérios impactos da pandemia.

A rede de mobilização integrará os projetos Ufes Solidária (projeto de extensão da Universidade) e ES Solidário (iniciativa do Governo do Estado para organizar doações em prol das pessoas que enfrentam dificuldades por conta do novo coronavírus), sob a coordenação da professora do Departamento de Enfermagem e membro do Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) Ethel Maciel, da vice-governadora, Jacqueline Moraes, e da secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

“O objetivo do projeto é implementar uma nova estratégia e ação pública de cidadania solidária no enfrentamento à COVID-19 no território capixaba, com a construção de processos coletivos, educacionais e interinstitucionais”, explica Ethel Maciel.

Ela informa que o projeto piloto iniciará suas ações nas comunidades dos bairros Jesus de Nazareth, Caratoíra, Flexal ll, Feu Rosa, Barramares e Piedade/Fonte Grande, por meio dos coletivos que atuam em seus territórios, construindo conjuntamente as alternativas que amenizem as consequências da pandemia.

Agentes

Segundo Ethel Maciel, uma das ações é preparar os coletivos com recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e equipá-los com medidores de temperatura, máscaras e álcool em gel 70%, para que possam se apresentar enquanto agentes promotores de saúde no combate ao coronavírus em suas comunidades. Semanalmente, uma equipe do Ação Cidadania e de voluntários farão contato com os coletivos e entidades que atuam nas comunidades, os quais possuem conhecimento das demandas e necessidades da população, para orientar e monitorar as ações em execução. A rede também contará, em uma segunda etapa, com apoio de uma plataforma on-line de suporte para essas ações e desenvolverá estratégias de comunicação para o enfrentamento do problema nessas regiões.

“A expectativa é que esse trabalho gere resultados concretos, conseguindo conectar ações como, por exemplo, passar para essas comunidades a importância da quarentena, do uso de máscaras e de álcool gel”, explica a vice-governadora, Jaqueline Moraes.

A secretária Nara Borgo reforça: “O projeto auxilia na articulação entre a sociedade civil, universidade e Governo do Estado, para que, unindo esforços, possamos garantir mais direitos à população, promovendo ações de prevenção ao novo coronavírus e outras ações de cidadania que possam minimizar os efeitos da pandemia nessas comunidades”.

Laboratório

Outra ação a ser desenvolvida é a criação do Laboratório de Soluções Sociais e Inovação, que promoverá a aproximação entre os agentes atuantes nos coletivos, as lideranças sociais e a sociedade, além de reunir pessoas com diferentes conhecimentos, experiências e graus de especialização para, de forma integrada, identificar e priorizar os desafios relacionados à saúde, à educação, à segurança e ao desenvolvimento social, e cocriar um plano de trabalho viável, que possa ser colocado em prática pelos participantes.

Com base no Painel COVID-19 do Governo do Estado, até o dia 9 de maio, o Espírito Santo registrou 165 mortes pelo novo coronavírus, sendo 71 de pessoas declaradas pretos/pardos e 47 de outras etnias, entre os declarados, já que mais de 30% desse dado não é declarado.

Com informações da coordenação do Projeto Ação Cidadã
Edição: Thereza Marinho

Publicado em 11 de Maio de 2020.

Tags: 
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910