Tutoriais em vídeo para estudantes ganham versão para uso no celular

Os tutoriais de capacitação para uso das ferramentas e aplicativos Classroom e G-Suite for Education, disponíveis para os estudantes no Portal Edutics, agora estão acessíveis em uma versão desenvolvida para celular. Para assistir aos conteúdos, basta que o estudante acesse o canal do Laboratório de Design Instrucional (LDI) no YouTube e clique na playlist [Estudante-Celular] Capacitação Classroom e Ferramentas G-Suite ou entre diretamente pelo link https://www.youtube.com/playlist?list=PLOvY8jHP9hlZtAo4Mj82lUdMw5Ga2Xw6f.

“Lançamos essa playlist na versão para celular com o objetivo de ampliar o acesso dos estudantes aos conteúdos que estão no Portal Edutics. Assim, mesmo quem ainda não dispõe de equipamentos como computador de mesa ou notebook já pode ir se preparando para as aulas no modelo remoto”, afirma a superintendente de Educação a Distância da Ufes, Maria Auxiliadora Corassa.

Apoio ao Earte

O Portal Edutics foi lançado pela Ufes com o objetivo de ser um acervo digital para auxiliar professores, estudantes e mediadores (tutores) nas suas atividades didático-pedagógicas remotas a partir das tecnologias de comunicação e informação. Embora a proposta inicial tenha surgido para atender uma necessidade específica dos cursos EaD, o conteúdo foi adequado e ampliado para toda a comunidade acadêmica em virtude da pandemia, contribuindo para o apoio no desenvolvimento do Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte), a ser implantado no semestre letivo especial, que terá início no dia 9 de setembro.

O portal, criado e desenvolvido pelo LDI, é coordenado pela Superintendência de Educação a Distância (Sead), e todo o seu conteúdo é aberto e gratuito. Nele, estão disponibilizados materiais de acesso livre em formato de videoaulas, artigos, podcasts, livros digitais, entre outros.

Para organizar e supervisionar a seleção de conteúdos disponibilizados no portal, há um comitê editorial formado por professores e técnicos das pró-reitorias de Graduação (Prograd), Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) e Gestão de Pessoas (Progep), do LDI e do Setor de Tradução e Interpretação em Libras, além da Sead. Os conteúdos disponíveis até o momento priorizaram as atividades preparatórias do Earte e abordam temas como acessibilidade, objetos de aprendizagem, direitos autorais, direito de imagem, entre outros.

Texto: Thereza Marinho

Publicado em 2 de setembro de 2020.