14 mil pessoas são vacinadas para pesquisa em Viana. Agendamento será reaberto

Quatorze mil moradores do município de Viana com idade entre 18 e 49 anos e que não fazem parte de grupos prioritários estabelecidos no Plano Nacional de Imunização (PNI) participaram neste domingo, 13, como voluntários do estudo científico inédito no Brasil que avaliará a efetividade da aplicação de meia dose da vacina da AstraZeneca/Fiocruz em um grupo populacional.

Em um ato simbólico realizado no início da manhã com a presença de diversas autoridades, o prefeito do município, Wanderson Bueno, foi o primeiro a ser vacinado (foto). Por ter 33 anos e não possuir comorbidades, ele está inserido no grupo participante do estudo. 

Clique aqui e veja a cobertura do evento em matéria produzida pela TV Ufes.

O prefeito de Viana anunciou que um novo agendamento será aberto a partir desta segunda-feira, 14. Aqueles que, por algum motivo, não conseguiram se vacinar neste domingo, poderão se cadastrar pela plataforma on-line vianavacinada.saude.es.gov.br. O sistema estará disponível para agendamento até o próximo sábado, 19, com vagas na Central É Pra Já, no bairro Marcílio de Noronha.

A participação no estudo é voluntária. Os moradores que integrarem o Projeto Viana serão monitorados, orientados e atendidos para avaliação de eventos adversos. Aqueles que apresentarem evento adverso ou infecção por covid-19 serão atendidos na rede de saúde, seguindo os fluxos estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Perguntas e respostas sobre o estudo científico realizado em Viana estão disponíveis em https://www.viana.es.gov.br/noticia/ler/5252/perguntas-e-respostas-viana-vacinada.

 

Texto: Thereza Marinho
Imagem e matéria TV Ufes: Camila Fregona

 

Publicado em 14 de junho de 2021.

Tags: 
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910