Painel apresenta dados sobre isolamento social no Espírito Santo

O Governo do Estado lançou, nesta quinta-feira, 21, um painel público, no site www.coronavirus.es.gov.br, com os dados do índice de isolamento social em cada município do Espírito Santo. As informações são fornecidas pelas operadoras de telefonia móvel, que monitoram o deslocamento dos usuários de celulares – os dados são aglutinados e anonimizados para não desrespeitar a privacidade do cada cidadão. A Ufes integra a rede colaborativa para o enfrentamento ao novo coronavírus no Estado.

painel foi criado pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) em formato Power BI. Com o novo painel, o Governo do Estado reforça o seu compromisso com a transparência, já apontado na divulgação de informações sobre compras emergenciais no combate à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) e sobre a doença em geral, áreas em que o Espírito Santo vem sendo apontado como referência.

“É mais uma informação para o nosso site do Coronavírus. Sabemos que quanto maior o isolamento, maior é a chance de determos o vírus. Temos uma parceria com todas as operadoras de telefonia móvel que nos dão todos os dias o índice de isolamento social do dia anterior. Já estávamos fazendo a divulgação do índice por meio da assessoria de imprensa, mas a partir de agora todo cidadão pode entrar em nosso site e verificar o índice de isolamento de sua cidade”, disse o governador Renato Casagrande.

A atualização do painel será automática, sempre após as operadoras divulgarem os dados mais recentes na plataforma que foi disponibilizada, de forma gratuita, para uso dos governos estaduais. É contabilizado o deslocamento quando o sinal do telefone celular muda de antena, indicando que o usuário deixou seu local de residência. O índice aponta quantas pessoas permanecem em casa, como por exemplo, nessa terça-feira, 19, 46% da população do Espírito Santo permaneceu em casa.

O painel disponibiliza também um histórico dos índices de isolamento social desde o dia 13 de abril, quando teve início o monitoramento. O usuário poderá navegar de diversas formas, acompanhando a evolução do índice estadual geral, por região ou por município. É possível ainda fazer busca por um intervalo específico de dias, além de dias da semana ou finais de semana.

Conheça também outras páginas de Dados feitas por iniciativas da Ufes ou com participação da Universidade.

Texto: Governo do Estado do ES, com a colaboração de Lidia Neves
Imagem: Reprodução

Publicado em 22 de Maio de 2020.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.