Bibliotecas da Ufes terão sistema de drive-thru para atender a comunidade acadêmica

Entrada do prédio da Biblioteca Central da Ufes, no campus de Goiabeiras, em Vitória

Com a retomada das atividades de ensino marcada para 9 de setembro, por meio do Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte), o Sistema Integrado de Bibliotecas da Ufes (SIB/Ufes) está realizando adequações para atender a demanda da comunidade acadêmica.

Uma das alterações é referente ao empréstimo de obras realizado pelo sistema de drive-thru. Conforme o diretor da Biblioteca Central, Fábio Medina, haverá um plantão de atendimento para que os usuários possam retirar obras, mediante agendamento prévio.

Os plantões estão programados para as terças e quintas-feiras, das 8 às 14 horas, e serão realizados nas bibliotecas dos quatro campi da Ufes, sendo que, no campus de Goiabeiras, será concentrado na Biblioteca Central. “O usuário busca o livro desejado pelo catálogo on-line, faz a solicitação, e a equipe entra em contato informando a disponibilidade do pedido", explica Medina. Estando o livro disponível, o estudante fará o agendamento para ir buscá-lo.

O diretor também informa que livros já emprestados poderão permanecer com os estudantes até o início das atividades presenciais, de forma a evitar o deslocamento aos campi somente para realizar a devolução. Entretanto, caso queiram devolver os exemplares, poderão fazê-lo nos dias de plantão de atendimento, sem a necessidade de agendamento prévio (saiba mais sobre como será o funcionamento no arquivo anexado abaixo)

Novas bases

Para ampliar o atendimento, a Universidade também está realizando a contratação de três novas bases de livros digitais: Minha Biblioteca, Biblioteca Virtual Pearson e Biblioteca Digital Cengage. Juntas, elas darão à comunidade acadêmica acesso a mais de 16 mil obras em formato digital.

Além disso, as atividades das bibliotecas realizadas de modo on-line continuam, como as informações sobre a situação do usuário e o acesso a recursos digitais. Para mais informações sobre os serviços ofertados pelas bibliotecas durante a pandemia, clique aqui.

Texto: Vinícius Fontana

Publicado em 1 de Setembro de 2020.