Boletins informativos elaborados pelo Comitê Operativo Emergencial para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes)

Boletim informaivo Covid/Ufes nº 22

Manter as medidas de biossegurança, mesmo com os indicadores epidemiológicos permanecendo estáveis ou em queda. Essa é a principal recomendação do Boletim Informativo Covid/Ufes nº 22 elaborado pelo Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes). O boletim analisa os dados do período de 10 a 28 de novembro de 2021, que engloba as semanas epidemiológicas 45, 46 e 47/2021. Com gráficos que apresentam a variação de casos confirmados e de óbitos, o documento mostra que os indicadores remetem a uma projeção de queda sustentada há mais de três semanas consecutivas, o que mantém estabilizada a ocupação dos leitos destinados à covid-19 no estado. 
 

Boletim informativo Covid/Ufes nº 21

O Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) divulgou nesta quarta-feira, 10, seu boletim de número 21, destacando um cenário de queda sustentada da pandemia de covid-19, com a tendência de declínio consistente do número de novos casos, das internações, do número de óbitos e da taxa de transmissão (Rt). O boletim analisa os dados epidemiológicos registrados pelo Governo do Espírito Santo entre os dias 19 de outubro e 9 de novembro e traz duas novas informações: a classificação das microrregiões de saúde de acordo com o percentual de pessoas vacinadas, nova categoria inserida no Mapa de Gestão de Risco do Estado; e um quadro comparativo entre a evolução da covid-19 e a população com esquema completo de vacinação, que mostra a eficácia da vacina.  
 

Boletim informativo Covid/Ufes nº 20

Com a proximidade do semestre 2021/2, o Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) apresenta o boletim número 20, com análise da situação epidemiológica no Espírito Santo de 29 de setembro a 18 de outubro de 2021. No período, os registros do Governo do Estado demonstram um quadro promissor de controle da pandemia. O boletim, publicado na quarta-feira, 20 de outubro, destaca a ampliação dos pontos de testagem para a covid-19, que tem identificado inclusive casos assintomáticos. O comitê ressaltou também a importância da ampliação da cobertura vacinal para as faixas etárias mais baixas (atualmente já disponível para jovens com mais de 12 anos de idade), bem como a aplicação de doses de reforço para os grupos com mais de 60 anos e os trabalhadores de saúde.

Boletim informativo Covid/Ufes nº 19

Com o término do semestre letivo previsto para os próximos dias e o início do recesso acadêmico, o boletim número 19 do Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) traz um alerta para o período de férias. Embora o recesso estimule a prática de atividades de lazer e diversão, é essencial manter as medidas de prevenção ao contágio pelo coronavírus, como usar máscara, evitar aglomerações e estar atento à higiene das mãos, mesmo para as pessoas que já foram vacinadas. O boletim, publicado nesta quarta-feira, 29, traz a análise da evolução do número de casos de covid no Espírito Santo realizada entre os dias 14 e 28 de setembro de 2021, período em que os dados epidemiológicos demonstram um quadro promissor de controle da pandemia.
 

Boletim informativo Covid/Ufes nº 18

O próximo semestre letivo, que se inicia no dia 3 de novembro, será realizado de modo híbrido em disciplinas teórico-práticas destinadas aos estudantes finalistas. Em paralelo, serão mantidas em formato híbrido as disciplinas teórico-práticas dos cursos da área da saúde. Considerando esse cenário, o COE-Ufes alerta que “é essencial que as medidas preventivas individuais e coletivas continuem sendo postas em práticas com rigor”, como o uso de máscara e a atenção constante ao distanciamento social (evitar aglomerações), mesmo para as pessoas que já foram vacinadas.
 

Boletim informativo Covid/Ufes nº 17

Em novo boletim publicado nesta quarta-feira, 1º, o Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) reforçou que, apesar do avanço da vacinação contra a covid-19, que já abrange a população na faixa etária de maiores de 18 anos, continua sendo indispensável a manutenção das medidas de prevenção, como usar a máscara, observar o distanciamento social e evitar aglomerações, mesmo para aqueles que já foram vacinados.
 

Boletim informativo Covid/Ufes nº 16

O Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) divulgou nesta quarta-feira, 18, novo Boletim Informativo Covid/Ufes com a análise da evolução do número de casos de covid no Espírito Santo entre os dias 4 e 17 de agosto de 2021. Os dados epidemiológicos do período apontam para uma situação de estabilidade, com tendência de queda, nos indicadores da covid-19, com média de 390 novos casos confirmados nos últimos 14 dias (queda de 22,15%) e de 7,36 óbitos registrados (queda de 18,92%), em relação ao período anterior. O COE reforça que, mesmo diante de um cenário favorável, permanece indispensável a manutenção das medidas de prevenção, como o uso de máscara e o distanciamento social, e a adesão de todos à vacinação.
 

Boletim informativo Covid/Ufes nº 15

Em boletim divulgado nesta quinta-feira, 5, o Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) destaca sobre a importância de cada unidade acadêmica e administrativa da Universidade elaborar seu plano local de biossegurança, tendo em vista a tendência de queda nas taxas dos indicadores epidemiológicos da covid-19 no Espírito Santo, que torna o cenário mais favorável à retomada gradual de atividades presenciais combinadas com atividades remotas (sistema híbrido – Fase 3 do Plano de Contingência).
 

Boletim informativo Covid/Ufes nº 14

O Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) divulgou nesta quarta-feira, 21, seu Boletim Informativo de número 14 com a análise da evolução do número de casos de covid no Espírito Santo entre os dias 8 e 20 de julho de 2021. O boletim destaca que a tendência de queda dos indicadores epidemiológicos referentes à covid-19 no estado vem se mantendo há mais de 16 semanas para casos confirmados e há mais de 14 semanas para óbitos. Neste período, a redução registrada foi de 30,73% para novos casos confirmados nos últimos 14 dias e de 32,71% em novos óbitos registrados.
 

Boletim informativo Covid/Ufes nº 13

Com base nos dados epidemiológicos que vêm sendo apresentados pelo Governo do Estado do Espírito Santo nas últimas semanas, registrando queda de todas as taxas dos indicadores referentes à pandemia de covid-19, o Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) divulgou nesta quinta-feira, 8, seu Boletim Informativo com a recomendação à gestão da Universidade de que é possível avançar para a Fase 3 do Plano de Contingência da Ufes.
 

Boletim informativo Covid/Ufes nº 12

O Boletim Informativo divulgado pelo Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) nesta quarta-feira, 23, alerta: embora o aumento do número de pessoas que já tomaram pelo menos uma dose de uma das vacinas contra a covid-19 possa sugerir que já é possível abrir mão ou abrandar outras medidas de prevenção da doença, especialistas afirmam que a vacina é um componente muito importante para o controle da doença, mas, mesmo estando com algum grau de imunidade, qualquer pessoa pode ser infectada pelo novo coronavírus, porque sua circulação ainda é intensa. Por isso, mesmo vacinado, é imprescindível manter o uso da máscara e o distanciamento social para que haja redução do risco de contágio.

Boletim informativo Covid/Ufes nº 11

Em boletim divulgado nesta quarta-feira, 9, o Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) destaca a importância da imunização da população para o controle da pandemia de covid-19. Embora o Espírito Santo esteja avançando na vacinação, incluindo o grupo de trabalhadores da educação, o percentual de indivíduos vacinados ainda se encontra abaixo do desejável, com 12,62% da população tendo completado o ciclo de vacinação com a segunda dose, conforme apurados no Painel Covid do Governo do Estado em 8 de junho. O boletim apresenta a evolução do número de casos de covid no período de 26 de maio a 8 de junho, e reforça que a manutenção das medidas de precaução ainda é imprescindível para avançarmos para a possibilidade de queda e controle da doença.
 

Boletim informativo Covid/Ufes nº 10

O Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) divulgou nesta quarta-feira, 26, seu décimo Boletim Informativo, considerando o período de 11 a 25 de maio (Semanas Epidemiológicas 19 e 20/2021). No documento, o COE mantém a recomendação de que a Universidade permaneça seguindo a fase 2 do Plano de Contingência, em que as atividades administrativas e acadêmicas ocorrem prioritariamente de forma remota, com exceção das previstas na legislação vigente e nas resoluções dos Conselhos Superiores da Ufes. Ainda segundo o Comitê, o avanço para a fase 3 do Plano depende de confirmação de estabilização e/ou queda dos indicadores que subsidiam a análise da situação epidemiológica da covid-19 no Espírito Santo.
 

Boletim informativo Covid/Ufes nº 9

Em boletim publicado no dia 12 de maio, o Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) alerta que, apesar dos números registrados nos últimos 14 dias no Espírito Santo indicarem uma tendência na queda do número de casos de covid-19, é imprescindível manter todas as medidas de prevenção para que seja possível avançar para a fase de controle da doença. O COE recomenda, dentre outras medidas, a permanência na fase 2 do Plano de Contingência da Ufes, visto que o avanço para a fase 3 depende de confirmação de estabilização e/ou queda do número de casos e da taxa de transmissão.
 

Boletim informativo Covid/Ufes nº 8

Permanência na fase 2 do Plano de Contingência da Ufes com a manutenção das atividades administrativas e acadêmicas prioritariamente em formato remoto; adesão à vacinação conforme a convocação prevista no Plano Nacional de Imunizações; atenção aos cuidados com a saúde mental; e manutenção das medidas de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus como higiene das mãos, uso correto de máscaras e distanciamento social. Estas são as principais recomendações expressas no Boletim Informativo Covid/Ufes nº 8 divulgado nesta terça-feira, 27, pelo Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes).
 

Boletim informativo Covid/Ufes nº 7

O Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) divulgou nesta terça-feira, 13, seu sétimo Boletim Informativo, mantendo a recomendação de que a Universidade permaneça seguindo a fase 2 de seu Plano de Contingência, em que as atividades administrativas e acadêmicas ocorrem prioritariamente de forma remota, com exceção das previstas na legislação vigente e nas resoluções dos Conselhos Superiores da Ufes e nas portarias do Ministério da Educação. O boletim considera os dados do período compreendido entre 29 de março a 11 de abril, no qual o Espírito Santo contabilizou mais de 8 mil mortos, enquanto o Brasil atingiu a marca de mais de 350 mil mortos em decorrência da covid-19.
 

Boletim informativo COVID/Ufes nº 6

Neste mês de março, o Brasil ultrapassou a triste marca de mais de 300 mil mortos em decorrência da covid-19. O Espírito Santo contabilizou mais de 7 mil mortos e, nos últimos dias, registrou o recorde de mais de 80 mortes por dia. O avanço da doença pressiona o sistema de saúde, cuja ocupação dos leitos de UTI com pacientes contaminados pelo novo coronavírus ultrapassou 90%. O cenário é grave, preocupante e exige medidas de extremos cuidados por parte de toda a população e dos governantes. Em seu sexto boletim, o Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) recomenda a permanência na fase 2 do Plano de Contingência da Ufes e a manutenção das atividades em formato remoto e de todas as medidas de controle de disseminação da covid-19.
 

Boletim informativo COVID/Ufes nº 5

O Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) divulgou nesta quarta-feira, 17, seu quinto Boletim Informativo com a recomendação de permanência na fase 2 do Plano de Contingência da Ufes, e manutenção das atividades em formato remoto. Segundo o COE, é de extrema importância a manutenção de todas as medidas de controle de disseminação da covid-19, visando à diminuição da ocorrência de casos de contaminação e de óbitos, e, consequentemente, à proteção da população.
 

Boletim informativo COVID/Ufes nº 4

O Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) divulgou nesta quarta-feira, 3, seu quarto Boletim Informativo com a recomendação de permanência na fase 2 do Plano de Contingência da Ufes, e manutenção das atividades em formato remoto. Segundo o COE, o avanço para a fase 3 depende de confirmação de estabilização e/ou queda dos indicadores que subsidiam a análise da situação epidemiológica da COVID-19 no Espírito Santo.
 

Boletim informativo COVID/Ufes nº 3

O Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) divulgou nesta sexta-feira, 19, seu terceiro Boletim Informativo, mantendo a recomendação de que a Universidade permaneça seguindo a fase 2 do Plano de Contingência, mantendo as atividades administrativas e acadêmicas prioritariamente de forma remota, com exceção das previstas na legislação vigente e nas resoluções dos Conselhos Superiores da Ufes.

Boletim informativo COVID/Ufes nº 2

O Comitê Operativo Emergencial para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) divulgou nesta terça-feira, 2 de fevereiro, o segundo Boletim Informativo COVID/Ufes, com um resumo do panorama epidemiológico da COVID-19 no Espírito Santo e um parecer com recomendações quanto ao desenvolvimento das atividades acadêmicas e administrativas da Ufes. Segundo o COE, atual cenário da pandemia ainda exige nível elevado de alerta e proteção.

Boletim informativo COVID/Ufes nº 1

Este Boletim apresenta um panorama epidemiológico resumido da COVID-19 no Espírito Santo para a comunidade da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em atendimento à Resolução nº 56/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes. O objetivo é informar e orientar com qualidade sobre questões da pandemia de COVID-19, visando ao desenvolvimento seguro das atividades de ensino, pesquisa e extensão da Ufes.

Consulte também o Informativo Especial elaborado pelo COE-Ufes, com análises mais detalhadas sobre o panorama epidemiológico da COVID-19.

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910