Iniciativas

A Ufes tem criado e participado de várias iniciativas para contribuir no combate ao novo coronavírus. Conheça:

Pesquisas sobre o auxílio emergencial no ES

O Grupo de Pesquisa Primeira Infância, do Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) da Ufes, apresenta nesta quinta-feira, 22, os resultados de duas pesquisas realizadas sobre o benefício do auxílio emergencial concedido pelo Governo Federal.

Doação de alimentos dos restaurantes universitários 

Desde a suspensão das atividades presenciais, os restaurantes universitários da Ufes vêm destinando produtos para doação a entidades públicas e assistenciais. No total, mais de 16 toneladas de alimentos foram entregues para serem distribuídas a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Tradução para Libras dos conteúdos do portal Edutics, de auxílio a atividades remotas

portal Edutics, que reúne materiais de apoio ao desenvolvimento do Ensino-Aprendizagem Remoto e Emergencial (Earte) adotado pela Ufes, passou a disponibilizar suas ferramentas em vídeo com versão na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os recursos são produzidos pelo Setor de Tradução e Interpretação em Libras (STIL) da Universidade e por intérpretes atuantes nos campi de São Mateus e Alegre.

Pesquisa sobre refeições fora de casa no contexto da pandemia

O curso de Nutrição da Ufes está realizando a pesquisa Práticas e percepções do consumidor quanto à realização de refeições fora do lar no contexto da pandemia de COVID-19. Proposto pelas professoras Jackline Freitas e Érica Moraes, o estudo tem o objetivo de verificar se houve uma mudança de comportamento dos consumidores em relação ao consumo de alimentos em restaurantes, lanchonetes e padarias durante a pandemia e o que se conhece sobre as medidas necessárias para reduzir a possibilidade de contaminação pelo novo coronavírus nesses estabelecimentos.

Seminário Ibero-americano sobre Processo de Criação

Artistas, estudantes de graduação e pós-graduação e pesquisadores das áreas de Artes, Letras e afins dos países ibero-americanos têm até o próximo dia 15 para submeter artigos no Poéticas ES: Seminário Ibero-Americano sobre Processo de Criação, evento bienal organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA) da Ufes e por parceiros nacionais e internacionais.

    Curso gratuito de Introdução à Programação para alunos da rede pública

    O Programa de Educação Tutorial (PET) Engenharia da Computação da Ufes abriu inscrições para o processo seletivo do projeto Introcomp 2020, que promove anualmente um curso gratuito de Introdução à Programação para estudantes do ensino médio da rede pública. Este ano, devido à pandemia, o curso será online. 

    Ciclo de Debates sobre saúde mental e qualidade de vida

    Ansiedade, depressão, suicídio, práticas integrativas, saúde mental, adoecimento, qualidade de vida, alcoolismo e tabagismo são alguns dos assuntos que serão debatidos durante o XX Ciclo de Debates, que começa nesta quarta-feira, 2.

    Webinário Cidades e Ocupação Cultural

    Nesta semana, a TV Ufes transmitirá ao vivo, em seu canal no YouTube, a segunda edição do webinário Cidades e Ocupação Cultural. O evento, que acontece na quarta (2), às 19 horas, é promovido pela Frente Capixaba de Artistas e Produtores Culturais, em parceria com a empresa júnior de Comunicação Ecos Jr. e a TV Ufes. O projeto convida interlocutores do urbanismo e da cultura, acadêmicos e estudiosos da economia criativa para uma conferência sobre o processo de ocupação cultural dos espaços públicos das cidades, em especial, a cidade de Vitória.

    Seminário Caminhos da Comunicação no Mundo em Crise

    Começa nesta terça-feira, 1º, a sexta edição do Seminário do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (PósCom-Ufes), trazendo como tema Caminhos da Comunicação no Mundo em Crise. O evento acontece até o dia 29 de setembro e será totalmente virtual.

    Cartilha sobre cuidados com pacientes pós-COVID-19

    Quais são os cuidados que os pacientes pós-COVID-19 devem ter após o período de internação hospitalar? Para responder a esse questionamento e, ao mesmo tempo, auxiliar os pacientes nesse momento de readaptação depois da internação, o Laboratório de Análise Funcional e Ajudas Técnicas (Lafatec), do Departamento de Terapia Ocupacional da Ufes, elaborou a cartilha Rotina pós-COVID-19: orientações da Terapia Ocupacional.

    Espetáculos on-line no Teatro Universitário

    Um espetáculo musical em homenagem à cantora e compositora Clara Nunes marca a retomada virtual das atividades do Teatro Universitário, que está fechado desde o dia 17 de março como medida de proteção contra o contágio pelo novo coronavírus. Após este, já há outras apresentações agendadas, de espetáculos infantis.

    Análises da conjuntura feitas por pesquisadores e estudantes de Economia

    O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Economia da Ufes lançou a primeira edição da Revista PET. Nela, foram divulgados os textos produzidos pelos bolsistas do grupo, com reflexões econômicas e sociais sobre a situação atual do país em meio à disseminação da COVID-19. 

    Seminário sobre Educação Especial

    Estão abertas, até 1º de setembro, as inscrições para submissão de trabalhos a serem incluídos na programação do VI Seminário Nacional de Educação Especial e XVII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva, pelo endereço http://www.forumpermanenteei.ufes.br/(link is external). Os eventos serão realizados pelo Fórum Permanente de Educação Inclusiva do ES, vinculado ao Centro de Educação da Ufes, no período de 26 a 30 de outubro.

    Edital Continuidades, de arte contemporânea, da Galeria de Arte e Pesquisa

    A Galeria de Arte e Pesquisa (GAP/Ufes) abriu, nesta quarta-feira, 26, o período de inscrição para que estudantes de graduação e de pós-graduação do Centro de Artes da Ufes enviem seus trabalhos de arte contemporânea que, após selecionados, serão publicados nas redes sociais da Galeria. 

    Seminário sobre Educação na pós-pandemia

    O Grupo de Pesquisa Federalismo e Políticas Educacionais (GPFPE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Ufes, irá promover o seminário on-line Educação na Pós-Pandemia: dilemas da democracia e o direito à educação. O evento será realizado de 21 de setembro a 9 de dezembro de 2020, das 19 às 21 horas, em parceria com a Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae). As inscrições podem ser feitas até 31 de agosto, pelo site da entidade.

    Simpósio sobre saúde da criança e do adolescente na pandemia

    O Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam-Ufes) realiza, nos dias 27 e 28 de agosto, seu IV Simpósio, com o tema Ações e Estratégias de Intervenção à Saúde da Criança e do Adolescente no Contexto de Pandemia.

    Exposição virtual da Galeria de Arte Espaço Universitário

    A partir desta quarta-feira, dia 26, a Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu) dá início à sua nova exposição virtual Desenho Encravado, que traz ao público desenhos e gravuras produzidos pelo artista plástico cubano naturalizado brasileiro Fernando Gómez, tendo como base a imagem do próprio pai e a constituição de um exílio no Brasil.

    Campanha de doação de computadores para estudantes de baixa renda

    Com o objetivo de sensibilizar a sociedade em relação à promoção da inclusão digital e social de estudantes da Ufes que fazem parte do programa de assistência estudantil, o projeto de extensão Solidariedade Digital vai promover uma campanha de doações de equipamentos de informática e de valores em dinheiro. A campanha conta com apoio da Fundação Espírito-Santense de Tecnologia (Fest) e busca envolver tanto pessoas físicas quanto empresas.

    Recuperação de computadores para inclusão digital emergencial

    Uma equipe de professores e estudantes do Centro Tecnológico está concentrada na recuperação de computadores para serem utilizados por estudantes de graduação e de pós-graduação beneficiados pelo Auxílio Inclusão Digital Emergencial(link is external).

    Estudo sobre a relação da comorbidade e da faixa etária com o risco de morte por COVID

    Pesquisadores do Departamento de Administração da Ufes analisam a influência de diferentes comorbidades no risco de morte por COVID-19 para distintas faixas etárias no Espírito Santo. A pesquisa utiliza como base de dados o site Painel COVID-19, do Governo do Estado, com informações coletadas no final de julho.

    Produção de materiais sobre cuidado animal na pandemia

    A pandemia levantou várias dúvidas sobre qual a relação dos animais com a transmissão do novo coronavírus. Para responder a dúvidas e acabar com mitos, o programa de Residência Uniprofissional de Medicina Veterinária da Ufes, no campus de Alegre, está elaborando cartilhas, fôlderes, panfletos, cartazes e vídeos, divulgados principalmente pelas redes sociais, com informações sobre cuidados com animais.

    Curso de capacitação em mídias sociais para mães jovens de baixa renda

    Um curso virtual cujo objetivo é ensinar mães jovens de baixa renda a criar artes gráficas, precificar serviços, utilizar redes sociais para divulgar trabalhos e acessar aplicativos para receber pagamentos. Essa é a atividade que vem sendo desenvolvida pelo projeto de extensão EVA na comunidade de Vila Nova de Colares, na Serra, região metropolitana de Vitória.

    Ajuda a pessoas desempregadas para elaborar currículo

    Mais de 300 pessoas de 11 estados do Brasil já foram atendidas pelo projeto Currículo do bem, iniciativa de estudantes dos cursos de Arquivologia e de Biblioteconomia da Ufes que auxilia pessoas em situação de desemprego a elaborarem um currículo de forma a melhorar suas chances de recolocação no mercado de trabalho, um dos desafios de quem perdeu o emprego durante a pandemia.

    Cartilha sobre cuidados de higienização para pessoas com deficiência

    Professores e estudantes do curso de Teoria Ocupacional da Ufes, em conjunto com o projeto de extensão Tato I3D, desenvolveram a cartilha Tecnologia assistiva e o enfrentamento à COVID-19: orientações de higienização de dispositivos para pessoas com deficiência. O material (veja neste link) tem o objetivo de orientar sobre os cuidados diferenciados com a higienização para esse grupo de pessoas, principalmente em tempos de pandemia, como a da COVID-19.

    Ajuda a pessoas com dificuldades de acesso ao auxílio emergencial

    Com a dificuldade de parte da população para acessar as ferramentas de tecnologia da informação, muitas pessoas enfrentam barreiras para receber o auxílio emergencial do governo federal. Para diminuir esses obstáculos, o Departamento de Computação do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS), do campus de Alegre, promove o projeto de extensão Suporte social em informática durante a pandemia de COVID-19, que já atendeu a, aproximadamente, 550 pessoas.

      E-book com orientações sobre alimentação saudável e acessível em tempo de pandemia

      Manter uma alimentação saudável durante esse período de isolamento social tem sido um desafio para muitas pessoas. A ansiedade causada pela quarentena imposta pela COVID-19 pode desencadear um processo de compulsão alimentar. Pensando em fornecer orientações para uma alimentação saudável e acessível, com alimentos que podem contribuir para o bom funcionamento do organismo, professores e estudantes do curso de Nutrição da Ufes elaboraram o e-book Planejamento de refeições em tempos de COVID-19: qualidade, economia e sustentabilidade.

      Criarte promove ações para aproximar alunos durante isolamento social

      Organizar e divulgar propostas e materiais com sugestões de ações de caráter lúdico, recreativo e interativo para serem desenvolvidas com as crianças, com apoio dos familiares, durante a suspensão das atividades presenciais imposta pela pandemia da COVID-19. Essa é a proposta do Centro de Educação Infantil (CEI) Criarte, localizado no campus de Goiabeiras da Ufes. Com as aulas paralisadas desde o dia 23 de março, o Criarte busca promover o contato entre criança e escola por meio dos cadernos Ações Afetivas e Sociais (foto) e do mural virtual Memórias Afetivas.

        Torneio de Robótica da Ufes

        A sétima edição do Torneio de Robótica da Ufes (Trufes), que se realiza anualmente desde 2014, neste ano terá, pela primeira vez, uma versão totalmente on-line em cumprimento ao isolamento social e a outras medidas sanitárias decorrentes da pandemia da COVID-19. As inscrições para a competição científica estão abertas e se encerram em 15 de agosto. A organização e a realização do evento são do programa de extensão Equipe de Robótica da Ufes (Erus), do Centro Tecnológico (CT), que atua nas áreas de robótica educacional e competitiva.

        Oficinas e projeções virtuais para crianças no Planetário de Vitória

        Com a pandemia causada pelo novo coronavírus e a impossibilidade de abertura ao público, os coordenadores do Planetário de Vitória têm organizado diversas atividades virtuais voltadas para crianças da educação infantil e do ensino fundamental. A programação conta com oficinas e projeções gravadas, que acontecerão até a próxima terça-feira, dia 28.

        Pesquisa sobre concentração do novo coronavírus em esgoto hospitalar

        A coleta de esgoto hospitalar para identificação e quantificação de material genético de SARS-CoV-2 é a base de um projeto que será desenvolvido pela Ufes em parceria com a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Após o processamento das amostras no laboratório de Biologia Molecular do Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento do Estado (Cpid), o próximo passo será estabelecer os mapas de carga viral em cada amostra, ou seja, a concentração de vírus, o que vai indicar o número de pessoas infectadas no hospital.

        Pesquisas com exames de imagem para estudar a COVID-19

        Duas pesquisas que usam exames de imagem do tórax de pacientes do Hospital Universitário Cassiano Antonio Mores (Hucam-Ufes) têm o objetivo de aprimorar o diagnóstico da COVID-19 e entender a gravidade da doença nos pulmões.

        Projeto para melhorar o bem-estar durante a pandemia

        O projeto de extensão Psicologia da Felicidade e do Bem-Estar está com inscrições abertas para uma série de atividades que têm como principais objetivos melhorar o nível de bem-estar da comunidade universitária, com informações baseadas em evidências científicas sobre saúde mental, e auxiliar na compreensão de comportamentos, pensamentos e ações durante o isolamento social provocado pela pandemia da COVID-19.

        Pesquisa com amostras de esgoto para identificar quantidade de infectados

        Pesquisadores da Ufes iniciarão, na próxima semana, a coleta de amostras de esgoto do Canal da Costa, em Vila Velha, em um procedimento que tem por objetivo identificar a quantidade de pessoas infectadas pelo vírus da COVID-19 naquela região. Trata-se de um estudo epidemiológico baseado em esgoto, estratégia de vigilância sanitária que vem sendo utilizada em várias partes do mundo para monitoramento de doenças e até do consumo de drogas em determinado local.

        Pesquisa sobre desafios para a educação especial durante a pandemia

        Uma consulta on-line que está aberta até o próximo dia 20 busca identificar os desafios de escolas e de professores para assegurar o pleno desenvolvimento de estudantes da educação especial em tempos de pandemia da COVID-19. Professores de todas as áreas do conhecimento podem responder à pesquisa Inclusão escolar em tempos de pandemia pela internet, cujos resultados objetivam oferecer subsídios para a implementação de políticas públicas visando ao aperfeiçoamento da educação especial.

        Distribuição de cestas básicas e kits de higiene e proteção para famílias do Caparaó

        Um projeto de extensão vinculado ao Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE), em Alegre, está promovendo campanhas de doação e prevenção ao coronavírus na região do Caparaó. A Ação Social entre Amigos, desenvolvida pelo grupo Ações de Educação Ambiental em Escolas de Ensino Fundamental e Médio da Região do Caparaó, já atendeu 218 pessoas, distribuindo cestas básicas, kits de higiene e kits de prevenção.

        Minicurso sobre currículo e práticas pedagógicas em Educação Especial

        Começa nesta quinta-feira, 9, o minicurso Currículo, Práticas Pedagógicas e Trabalho Colaborativo oferecido pelo Grupo de Pesquisa Formação, Pesquisa-Ação e Gestão de Educação Especial (GRUFOPEES) e pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial (NEESP), vinculados ao Centro de Educação da Ufes. A formação será on-line e as lives serão transmitidas pelo canal do GRUFOPEES no YouTube.

        Mostra de Vídeos Juntos contra a COVID-19

        Ao longo de dois meses, a mostra de vídeos Juntos contra a COVID-19 apresentou diversas iniciativas da comunidade universitária no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. De forma colaborativa, estudantes, professores e técnicos-administrativos da Universidade enviaram material para a TV Ufes sobre as ações desenvolvidas nos campi de Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus, tal como o atendimento a estudantes e servidores, as doações à sociedade e as pesquisas no combate à doença.

        Informações sobre a COVID para as comunidades

        O projeto de extensão Informação, uma arma poderosa para combater a COVID-19 nas comunidades, produz materiais para informar a população carente sobre o vírus de forma simples e de fácil entendimento. Além da cartilha Coronavírus: o que você precisa fazer, o grupo de extensão tem produzido informações sobre a doença e outros assuntos relacionados ao período de isolamento em suas redes sociais.

        Sequenciamento do genoma do coronavírus

        Estudar o sequenciamento do genoma do novo coronavírus utilizando a técnica de nanoporos, de forma a entender a origem e a evolução do SARS-CoV-2 e o desenvolvimento de possíveis curas, é um dos principais objetivos do estudo que está sendo desenvolvido por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Ufes, sob a coordenação do professor Teodiano Bastos.

        Participação da Ufes no programa O Brasil Conta Comigo: residentes em Saúde

        Residentes do Programa Multiprofissional em Atenção em Saúde da Criança e do Adolescente, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Ufes estão participando do programa O Brasil Conta Comigo: residentes em SaúdeTrata-se de um projeto do Governo Federal que tem o objetivo de fortalecer ações para o enfrentamento e prevenção ao novo coronavírus. Como parte do programa, os residentes em Serviço Social elaboraram as cartilhas Violência contra a mulher em tempos de quarentenaVivendo em tempos de COVID-19: o que posso fazer quando sou gestante; e Maternidade em tempos de COVID-19: como enfrentar a pandemia quando sou mãe de um bebê menor de seis meses?Já os residentes do curso de Odontologia prepararam as cartilhas Prevenção contra a COVID-19 Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) na Odontologia frente à COVID-19.

        Para evitar a disseminação do novo coronavírus e garantir segurança entre profissionais da área da saúde e pacientes durante a pandemia, os residentes do Programa Multiprofissional em Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Ufes, editaram as cartilhas 

        Estudo sobre produção de anticorpos em pessoas que foram infectadas

        O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes), por meio de sua Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), vai acompanhar colaboradores da instituição que tiveram COVID-19 para saber a quantidade de anticorpos produzida naturalmente contra o novo coronavírus. Serão seis meses de testes.

        Pulseira que avisa quando pessoas estão a menos de dois metros de distância

        Um dispositivo desenvolvido por integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia de Computação da Ufes monitora se as pessoas estão mantendo a distância mínima de dois metros, colaborando para tentar desacelerar a taxa de contaminação pelo novo coronavírus. A proposta é que o dispositivo, chamado de Pulseira Anti-Covid, seja usado em ambientes controlados, como escolas, museus, empresas e supermercados, onde todos os usuários o portariam.

        Oficinas sobre estratégias on-line de suporte à saúde mental

        O Grupo de Pesquisa Políticas e Práticas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), e o Grupo Fênix, do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), realizam, em junho, as Oficinas sobre Estratégias Online de Ajuda e Suporte Mútuos na Saúde Mental, dirigidas aos profissionais e estagiários que atuam nos serviços de atenção à saúde mental e de atenção psicossocial em municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória.

        Projeto SmartIdoso, de videoaulas sobre as funções e usos de smartphones para idosos

        Uma iniciativa do Núcleo de Cidadania Digital (NCD) da Ufes vem contribuindo para maior independência digital da população idosa durante a pandemia da COVID-19. Trata-se do projeto SmartIdoso, que, por meio de videoaulas, apresenta as principais funções e usos de aparelhos smartphones, como se conectar a uma rede de internet; instalar e desinstalar aplicativos; e fazer chamadas de vídeo, entre outros conteúdos.

        Série de debates discute o retorno das atividades presenciais nas escolas do ES

        As escolas estão preparadas para o retorno presencial? Para responder essa pergunta, o Laboratório de Gestão Básica do Espírito Santo (Lagebes) da Ufes promove, de 22 a 26 de junho, em seu canal de YouTube, uma série de debates com especialistas, gestores públicos, representantes de sindicatos e de organizações da sociedade civil, bem como profissionais da área de educação, saúde e assistência social sobre a educação no contexto da  pandemia no estado.

        Tecnologia com uso de infravermelho para diagnóstico rápido e mais barato para COVID

        Pesquisadores da Ufes, em colaboração com universidades do Brasil e da Inglaterra, estão utilizando a espectroscopia por infravermelho para a realização de testes que identificam, de forma rápida e de baixo custo, as tendências e as reações em tempo real do novo conoravírus.

        Plataforma para divulgação de eventos digitais

        Reunir e divulgar informações de eventos acadêmicos e científicos realizados de forma on-line, nas diversas áreas do conhecimento, pautaram a criação do Diretório de Eventos Acadêmicos e Científicos Digitais (Deac) pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) da Ufes. Trata-se de uma plataforma que disponibiliza para a comunidade em geral informações sobre os eventos digitais realizados na Universidade ou de interesse da comunidade acadêmica.

          Semana do Refugiado com programação online

          Em homenagem ao Dia Mundial do Refugiado, que se comemora em 20 de junho, a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) na Ufes, programou a Semana do Refugiado. Devido às recomendações de distanciamento social por causa da pandemia do novo coronavírus, a programação é toda on-line e vai do dia 16 ao dia 20.

          Pesquisa revela que pardos e negros morrem mais por COVID-19

          Um levantamento de dados epidemiológicos realizado no Brasil mostra que pessoas pardas e negras, principalmente no Norte e do Nordeste do país, têm mais chances de morrer vítimas do vírus SARS-CoV-2 do que as que se identificam como brancas. Esse foi o resultado do estudo realizado a partir dos registros de 11.321 pacientes com COVID-19 cadastrados no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe, do Ministério da Saúde, utilizado para monitorar os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG – ou SARS, do inglês Severe Acute Respiratory Syndrome) nos hospitais.

          Cartas para integrar indígenas em época de coronavírus

          Com o objetivo de propagar a cultura, manter a integração dos povos indígenas diante da realidade do novo coronavírus e dar visibilidade às experiências de resistência em época de pandemia, a professora de Pós-Graduação em Educação e coordenadora do Grupo de Pesquisa Imagens, Tecnologias e Infância (GPITI) da Ufes, Fernanda Camargo, em parceria com a professora da Universidade Federal do Sul da Bahia e coordenadora do Núcleo de Pesquisa Ensino e Extensão em Experiência do Sensível (NUPEEES), Marina Rodrigues Miranda, criaram a iniciativa Cartas dos(as) guardiões(ãs) da Terra e do Céu: experiência de escritas originárias das crianças indígenas para o mundo.

          Série de lives Histórias nas Redes

          Com temas como Surtos epidêmicos no Espírito Santo: cólera e gripe espanhola e Adoecimento e morte de escravos no Brasil, o projeto de extensão Histórias nas Redes objetiva divulgar as produções científicas e acadêmicas do Programa de Pós-Graduação em História da Ufes (PPGHIS/Ufes) e conta com o apoio da Associação Nacional de História - Seção Espírito Santo (Anpuh-ES).

          Campanha para arrecadação de materiais de higiene e limpeza

          Uma parceria entre os times Enactus Ufes Vitória, Enactus Ufes Alegre e o projeto de extensão Mulheres Empreendedoras do Querosene (Meique) possibilitou o surgimento da campanha Mais que um sabão, que visa atender 300 famílias em situação de vulnerabilidade social por meio da distribuição de materiais de higiene pessoal e limpeza geral. Os interessados podem participar da campanha até o dia 15 de junho, por meio de doações de qualquer valor via depósito bancário ou pelo aplicativo PicPay.

          Clube de leitura com debates de obras sobre pandemias

          Já estão abertas as inscrições para a primeira turma do Clube de Leitura Literária, projeto de extensão que busca discutir obras clássicas cujos temas abordam pestes, epidemias e pandemias. Os encontros, abertos para maiores de 12 anos, não requerem grau de escolarização e serão realizados uma vez por mês, entre julho e novembro. Os interessados podem se inscrever até o dia 19 de junho por meio do link https://bit.ly/3da7x9R(link is external). A participação é gratuita e o Clube é limitado a 15 membros.

          Cartilhas sobre atenção a pessoas com deficiência auditiva em tempos de COVID

          Pesquisadores da Ufes desenvolvem cartilhas, como parte de um projeto nacional que tem como um dos objetivos desenvolver materiais ilustrativos psicoeducativos relacionados à COVID-19 para o apoio e atendimento a pessoas com deficiência auditiva. Trata-se do grupo Força-Tarefa PsiCOVIDa: conhecimento científico a favor do bem-estar, que é composto por profissionais de várias instituições nacionais e estrangeiras, sob a coordenação de pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC - Campinas).

          Na Ufes o grupo Deficiência Auditiva PsciCOVIDa elaborou três documentos: Cartilha às famílias de crianças e adolescentes com deficiência auditiva: acolhimento e direcionamentos em tempos de pandemiaAulas por meios digitais e a comunicação com alunos(as) com deficiência auditiva em tempos de pandemia: guia para professores; e Saúde auditiva e biossegurança em tempos de pandemia. 

            Projeto de aplicativo para auxiliar pessoas com fobia social desencadeada pela COVID 

            Com um projeto voltado à criação de uma ferramenta para auxiliar profissionais da saúde mental no tratamento de pessoas que tenham desenvolvido fobia social desencadeada pela pandemia da COVID-19, cinco estudantes que fazem parte do Time Enactus Ufes Vitória estão entre as 11 equipes selecionadas para uma mentoria oferecida pela empresa Unilever. 

            Vídeos sobre preparação de aulas on-line

            Laboratório de Design Instrucional (LDI) da Superintendência de Educação a Distância da Ufes (Sead) disponibilizou uma série de vídeos para ajudar os professores a desenvolverem videoaulas de melhor qualidade, diante das alterações na forma de ensinar e de aprender provocadas pela pandemia.

            Pesquisa sobre consumo de jornalismo e de mídias durante a quarentena

            A maioria das pessoas aumentou o consumo de mídias e de informação durante o isolamento social motivado pela pandemia de COVID-19. Essa foi a conclusão da pesquisa Coronavírus, Comunicação e Informaçãorealizada sob a coordenação das professoras Daniela Zanetti e Ruth Reis, do Departamento de Comunicação da Ufes.

            Evento on-line Arquivologia e História em tempos de pandemia

            A Arquivologia e história em tempos de pandemia é o tema da 4ª Semana Nacional de Arquivos, realizada de 8 a 10 de junho. Devido às recomendações de distanciamento social por causa da pandemia do novo coronavírus, a programação será toda on-line. A programação regional do evento será realizada pelo Departamento de Arquivologia da Ufes e pelo Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (Apees), que promoverão debates sobre temas como as histórias das saúdes e das doenças, pandemias, trabalhos em home-office e a importância dos arquivos na sociedade

            Campanha dos estudantes para auxiliar colegas em situação de vulnerabilidade

            A Atlética Central dos e das Estudantes, a Diretoria de Saúde do Diretório Central dos Estudantes (DCE Ufes) e o Coletivo falAÇÃO estão promovendo a campanha solidária CHEGA+, voltada ao auxílio aos estudantes da Ufes e de suas famílias, que estejam passando por dificuldades neste período de quarentena.

            Vídeos sobre a relação entre os ciclos da natureza e das pandemias

            Os ciclos da natureza e os ciclos das pandemias são alguns dos temas debatidos no canal de YouTube criado pela professora do Departamento de Geografia da Ufes Luiza Bricalli. No canal, a professora faz uma correlação entre os dois ciclos, os da natureza e os das pandemias, relatando e explicando esses acontecimentos ocorridos durante a história da humanidade.

            Orientações a profissionais de saúde sobre procedimentos relativos à COVID-19

            Para apoiar os profissionais de saúde que atuam no tratamento de pessoas infectadas com o novo coronavírus, o Departamento de Enfermagem da Ufes e o Laboratório de Design Instrucional da Superintendência de Educação a Distância da Universidade (LDI/Sead) produzem vídeos sobre os procedimentos e protocolos mais atualizados em relação à COVID-19. Segundo os últimos dados divulgados pelo Conselho Federal de Enfermagem, mais de 4 mil profissionais da área foram contaminados pelo novo coronavírus.

            Câmara para desinfecção capaz de destruir o coronavírus

            Um grupo de pesquisadores da Ufes desenvolveu uma câmara com lâmpadas que geram radiação ultravioleta capaz de destruir microrganismos, inclusive o novo coronavírus. O primeiro protótipo, batizado de Covidkiller (foto), já está sendo utilizado na desinfecção de equipamentos hospitalares recebidos para manutenção no Centro Tecnológico. O Covidkiller tem 1,8 metro de altura e usa a radiação UV-C para desinfecção. 

            Notas técnicas do NIEE sobre a situação epidemiológica do ES

            Coordenado por pesquisadores da Ufes e do Instituto Jones dos Santos Neves, o Núcleo Interinstitucional de Estudos Epidemiológicos (NIEE) tem analisado a situação epidemiológica do Estado do Espírito Santo e divulgado notas técnicas.  O grupo é composto pela professora Ethel Maciel, do Departamento de Enfermagem da Ufes; pelos professores do Departamento de Matemática da Ufes Etereldes Gonçalves Júnior, Fabiano Petronetto e Hélio Gomes Filho; e pelos pesquisadores do Instituto Jones dos Santos Neves Gustavo Ribeiro e Pablo Lira.

            Cartilha com orientações para uma vida saudável de idosos e cuidadores

            Elaborada pelo Programa de Investigação e Intervenção na Saúde do Idoso, do Departamento de Fonoaudiologia da Ufes, a cartilha Orientações promotoras de vida saudável para idosos em período de isolamento social na pandemia COVID-19 objetiva contribuir com a manutenção da qualidade de vida dos idosos e de seus cuidadores. O material traz sugestões sobre autocuidado, cuidado com o outro e estimulação cognitiva e auditiva na terceira idade.

            Tradução da plataforma Wikifavelas para viabilizar doações internacionais para favelas do Brasil

            Com o objetivo de disponibilizar a agentes internacionais informações sobre como realizar doações a coletivos, associações e cooperativas de amparo às comunidades brasileiras, o programa de extensão Observatório de Tradução da Ufes vem realizando traduções para o inglês de dados apresentados na plataforma Wikifavelas Marielle Franco. A ideia é possibilitar que materiais e recursos financeiros também possam ser doados por pessoas ou entidades de outros países.

            Ação Sabão Solidário - produção e doação de sabão a famílias vulneráveis em Alegre

            Um grupo de colaboradoras do projeto de extensão Meique - Mulheres Empreendedoras do Querosene, do campus de Alegre, decidiu que parte da produção de sabão artesanal não seria destinada à venda, e sim à doação. O Meique é um projeto desenvolvido por estudantes do time Enactus-Ufes que tem como objetivo empoderar, capacitar e padronizar a produção de sabão a partir de restos de óleo de cozinha realizada por mulheres de baixa renda do Morro do Querosene, em Alegre

            Pesquisa com casais no contexto da pandemia

            A pesquisa Ajudando casais a se vincularem durante a pandemia de COVID-19, desenvolvida por professores do Departamento de Psicologia da Ufes, está com chamada aberta para voluntários. Os pré-requisitos são ter mais de dezoito anos, morar em um dos municípios da Grande Vitória e conviver na mesma casa que o parceiro ou parceira, não importando o estado civil. Os interessados podem se inscrever acessando o formulário on-line até o dia 31 de maio. Os selecionados participarão de dois encontros virtuais na primeira semana de junho.

            Aplicativo com orientações gerais sobre a COVID-19

            Disponibilizado pela Unidade e-Saúde do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam-Ufes), o aplicativo Orienta COVIDES oferece gratuitamente orientações gerais sobre a COVID-19 para a população.Por meio do sistema, o usuário passa por um “autoatendimento” com perguntas pré-definidas e respostas que guiam a ferramenta para um desfecho, que pode ser o encerramento do atendimento ou, num segundo momento, o encaminhamento para o teleatendimento com médicos, enfermeiros e estudantes de Medicina e de Enfermagem do Hucam. Além do aplicativo,o projeto também dá orientações por site e telefone.

            Enfrentamento à COVID na rede básica de saúde

            Em tempos de pandemia pelo novo coronavírus, professores do curso de Enfermagem da Ufes se uniram num projeto visando contribuir para que a rede de atenção primária à saúde da região de Maruípe, em Vitória, atue no enfrentamento à COVID-19. Vivências no Contexto da Atenção Primária à Saúde em Tempos de COVID-19 é o título do projeto que envolve nove professores do quarto e do sétimo períodos do curso, que atuam em disciplinas práticas e estágio curricular em unidades de saúde, e tem como instituição parceira a Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (ETSUS-Vitória)

            Resgate à memória do teatro capixaba

            Tendo como um dos objetivos estimular a preservação da história do teatro produzido no Espírito Santo, tem início nesta quinta-feira, 21, o projeto Memória do Teatro Capixaba. A ação visa realizar uma série de postagens sobre o teatro capixaba nas redes sociais do Teatro Universitário para manter o vínculo entre o público e o espaço cultural, que teve suas atividades paralisadas devido ao isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19. As novas postagens acontecerão semanalmente, sempre às quintas-feiras, nos perfis do Teatro no Facebook e no Instagram (@teatroufes).

            Webinário Diálogos Afirmativos

            Promovido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), o evento consiste de lives nas quais especialistas debatem com o público temas referentes ao campo das ações afirmativas no contexto da pandemia de COVID-19. O webinário será realizado semanalmente, com transmissões ao vivo, que poderão ser acompanhadas  por meio do link bit.ly/DialogosAfirmativos (haverá intérprete de Libras) e também pela Rádio Universitária (104.7 FM).

            Transmissões on-line sobre condições de trabalho durante a pandemia

            O Grupo de Pesquisa Trabalho e Práxis (GPTP), formado por estudantes e professores da Ufes, criou durante este período de pandemia o Projeto de Extensão Vida acima do lucro. O projeto promove discussões com especialistas sobre as condições de trabalho durante a pandemia, por meio de lives transmitidas sempre às terças-feiras, às 17 horas, na conta do grupo no Instagram: https://www.instagram.com/gptp_ufes/

            Ação anti-fake news sobre COVID-19

            Em decorrência da disseminação de boatos e notícias falsas sobre medidas de saúde em relação à COVID-19, o projeto de extensão Educação para Mídia – Comunicaê iniciou uma ação para combater fake news relacionadas com a doença.

            I Copa Ufes eSports

            De 16 a 31 de maio, acontece a I Copa Ufes eSports, competição de jogos on-line realizada pela Atlética Central dos e das Estudantes da Ufes. A versão remota do evento terá competições de Call of Duty: Warzone, CSGO (Counter Strike Global Offensive), FIFA20 (Ps4 e Xbox), Hearthstone, LOL (League Of Legends), Poker, TFT (Team Fight Tactics) e xadrez. Ganhará a atlética ou curso que acumular mais pontos.

            Semana da Geologia da Ufes em versão on-line

            A comissão organizadora da XI Semana da Geologia da Ufes (Segeo/Ufes), que aconteceria no campus de Alegre em abril, transformou o evento na Segeo em casa, com lives semanais nas quais um convidado conversa sobre conteúdos de interesse social e temas geológico-filosóficos, abordados de forma acessível a diversos públicos. Os encontros ocorrem às quartas-feiras, às 16h, durante todo o mês de maio, no Instagram @segeo.ufes.

            Projeto Ação Cidadã, de integração de iniciativas solidárias na Grande Vitória

            Com o objetivo de desenvolver ações cidadãs durante e após o período da pandemia da COVID-19 nas comunidades mais vulneráveis da Grande Vitória, o projeto integrará os projetos Ufes Solidária (projeto de extensão da Universidade) e ES Solidário (iniciativa do Governo do Estado para organizar doações em prol das pessoas que enfrentam dificuldades por conta do novo coronavírus), sob a coordenação da professora do Departamento de Enfermagem e membro do Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) Ethel Maciel, da vice-governadora, Jacqueline Moraes, e da secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

            Livro sobre a COVID-19 para crianças

            Os efeitos nocivos à vida desencadeados pelo novo coronavirus (COVID-19) despertam a natural busca por informações de pessoas de todas as idades. As crianças, especialmente, manifestam muita curiosidade por meio de perguntas como “quem criou o coronavírus?”; “quando começou a existir?”; “por que as pessoas morrem?”; “criança pega o vírus?”; “por que a gente está de quarentena?”.

            Cartilha para comerciantes sobre a manipulação correta de alimentos

            Um grupo de professoras do Departamento de Farmácia e Nutrição do campus de Alegre produziu uma cartilha que divulga boas práticas na manipulação de alimentos em estabelecimentos comerciais. O objetivo é que as orientações ajudem a diminuir ou a evitar a transmissão do novo coronavírus e a proteger os trabalhadores no exercício de suas profissões.

            Vídeos com depoimentos de artistas na Galeria de Arte Espaço Universitário

            Já está no ar o primeiro episódio da série Ver-Rever, projeto organizado pela Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu) que busca apresentar, a cada sexta-feira, um vídeo com depoimento de artistas capixabas que já tiveram suas obras expostas na Galeria. 

            Divulgação de práticas integrativas para enfrentar o isolamento social

            O grupo de pesquisa Práticas Integrativas e Complementares: contribuições para a saúde, para o ensino e para o serviço, do Departamento de Enfermagem da Ufes, está disponibilizando em suas redes sociais informações sobre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) em tempos da COVID-19.

            Bate-papos virtuais para praticar inglês e espanhol durante a quarentena

            Em incentivo à prática de conversação em inglês, espanhol e português durante o período de isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19, a Ufes está oferecendo, em colaboração com a East Tennessee State University (ETSU - EUA)  e a Universidad del Norte (Colômbia), sessões de bate-papo virtuais. As conversas acontecem às quintas-feiras, às 18 horas, por meio da plataforma de videoconferência Zoom. As sessões têm duração de uma hora e meia e são divididas em meia hora para cada língua. Os interessados devem ter um conhecimento básico dos três idiomas praticados.

            Vaquinha virtual para ajudar famílias de Vitória

            A gente não quer só comida! Esse é o nome da campanha que o Time Enactus Ufes Vitória (rede de empreendedorismo de estudantes de graduação) está organizando com o objetivo de arrecadar R$ 5,5 mil reais. As doações, cujo valor mínimo é de R$ 25 reais, serão recebidas em uma vaquinha virtual entre os dias 5 e 10 de maio.

            Distribuição de álcool 70% para combate à COVID-19

            Equipes multidisciplinares dos quatro campi da Ufes fizeram a distribuição de antissépticos a base de álcool 70% (líquido e gel), produzidos na Universidade. O produto é um dos mais recomendados pelas autoridades sanitárias para a prevenção da COVID-19 por sua eficácia na higienização das mãos, ajudando na eliminação do microrganismo responsável pela propagação da doença. Ao todo, foram distribuídos 32 mil litros de antissépticos até o encerramento do projeto, em 18 de setembro de 2020.

            Vídeos de conscientização sobre a COVID-19 com participação de crianças

            O Laboratório de Ensino de Biologia (LEB) da Ufes está produzindo uma série de vídeos com crianças para explicar o que é o coronavírus (Sars-CoV-2) e como fazer para se prevenir da doença causada por ele.

            Chamada para propostas de projetos e ações para o combate à COVID-19

            As pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação e de Extensão da Ufes abriram, no final de abril, uma Chamada de Propostas de Projetos e Ações de Pesquisa, Inovação e Extensão para o combate à COVID-19, que visem ao desenvolvimento de ações para o combate à pandemia do novo coronavírus e suas consequências, de quaisquer tipos, modalidades e áreas de conhecimento. O objetivo é reunir esforços para, dentro dos recursos disponíveis, viabilizar as propostas aprovadas, seja por meio de financiamento ou da construção de redes colaborativas internas e externas. Confira o resultado da chamada.

            Filmes e debate sobre cinema com o Cine Metrópolis

            O Cine Metrópolis, localizado no campus de Goiabeiras, apresenta ao público dois projetos em formato virtual. Um deles é o Curta em Casa, que exibirá diariamente curtas-metragens nos perfis das redes sociais do cinema. Em outra iniciativa, debates semanais sobre cinema e produção audiovisual serão promovidas em formato de live. Ambos são veiculados no Instagram @cineclubemetropolis.

            Atividades físicas on-line para idosos

            O Programa de Educação Tutorial - Educação Física (PET-EF) da Ufes está mantendo uma programação de treinos destinados a idosos, que pode ser realizada em casa durante o período da quarentena. Os exercícios foram elaborados visando atender aos idosos que participam do projeto de extensão Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi), mas estão disponíveis a toda a população no YouTube, no link  . 

            Monitoramento e projeções da COVID-19 no ES, no Brasil e no mundo

            Dois professores do Centro de Ciências Exatas, Naturais e de Saúde (CCENS) da Ufes, sediado no campus de Alegre, criaram um site para facilitar o monitoramento da evolução de casos relatados da doença causada pelo novo coronavírus, a Covid-19, no estado do Espírito Santo, no Brasil e no mundo.

            Atendimento a idosos on-line e por telefone

            Nesse momento em que o isolamento social é recomendado, principalmente para preservar a saúde de pessoas com 60 anos ou mais, o projeto Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi) adaptou suas atividades para a modalidade on-line, com o envio de recursos de áudio, vídeos e imagens, de acordo com a programação, para grupos no WhatsApp.

            Produção e doação de máscaras em Alegre

            O uso de máscaras de proteção é apontado por especialistas como uma das principais recomendações para frear a dispersão do coronavírus. Porém, com a escassez do produto no país, um grupo de professores do campus de Alegre, em parceria com outras entidades e voluntários no município, começaram a produzir máscaras para serem distribuídas na comunidade.

            Restauro de camas hospitalares

            As equipes da Ufes e do Instituto Federal de Educação (Ifes) estão atuando na manutenção de camas hospitalares pertencentes à rede estadual de Saúde entregaram. Já foram entregues nove camas das 30 recebidas do Hospital Dório Silva e 12 leitos ao Hospital Jayme Santos Neves, qur também enviou 30 para conserto. 

              Auxílio a fisioterapeutas na assistência a pacientes com COVID

              Para auxiliar na capacitação e na atualização científica dos fisioterapeutas que atuam em hospitais, um grupo de professoras do Departamento de Fisioterapia da Ufes criou um grupo de Whatsapp para dar suporte científico sobre assistência fisioterapêutica a pacientes com COVID-19 por meio de teleconsultorias. 

                Série “Depois do Coronavírus”, com reflexões para o período pós-pandemia

                O professor do Departamento de Direito da Ufes Júlio Pompeu iniciou, no seu canal do YouTube, a série de vídeos Depois do Coronavírus, que traz perspectivas para a pós-pandemia.

                Conteúdo sobre COVID-19 em Libras

                Criado por grupo de estudantes e professores da Ufes, o canal de YouTube Na Palma da Mão traz conteúdos das áreas educacional, turística, médica e jurídica na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

                Práticas de meditação e mindfulness para o enfrentamento da quarentena

                O grupo de extensão MeditaUfes, ligado ao Departamento de Fisioterapia, está disponibilizando práticas de meditação em formato de áudio e transmissões ao vivo. As lives serão realizadas às terças e sextas-feiras, sempre às 19 horas, no perfil @Meditaufes no Instagram, onde, diariamente, são postadas mensagens e informações para ajudar as pessoas a enfrentarem o período de quarentena.

                Produção de sabão para doar a famílias em situação de vulnerabilidade

                O Laboratório de Processos Biotecnológicos, localizado no Centro Universitário do Norte do Espírito Santo (Ceunes), no campus de São Mateus, está produzindo sabão para auxiliar ações de combate ao coronavírus. O produto será destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social na região.

                Simulador avalia medidas contra COVID-19 em favelas

                Um grupo de pesquisadores, incluindo a professora do Departamento de Engenharia e Tecnologia do Centro Universitário do Norte do Espírito Santo (Ceunes) Gisele Chaves, desenvolveu o simulador Favelas contra o coronavírus, que permite verificar o impacto de determinadas medidas de contenção da COVID-19 em comunidades.

                Campanha para ajudar famílias de São Pedro

                Uma campanha realizada pelo projeto de extensão Fordan: Cultura no Enfrentamento às Violências, ligado ao Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Ufes, busca arrecadar produtos de higiene, alimentos e materiais de limpeza para as famílias da comunidade de São Pedro, em Vitória, que, devido ao isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19, perderam seus rendimentos. Os interessados em ajudar podem fazer doações por meio de vaquinha virtual; por depósito bancário; ou por meio de ações em grupo. Saiba mais na página facebook/fordancefd.ufes .

                Mapeamento do número de leitos hospitalares e respiradores no Espírito Santo

                O trabalho desenvolvido pelo GeoSaúde apresentou que o estado possui 7.929 leitos hospitalares (incluindo os leitos psiquiátricos, cirúrgicos, unidades de terapia intensiva, maternidade e enfermaria). Desse total, 64% são pertencentes ao Sistema de Unidade da Saúde (SUS).

                Produção e doação de máscaras em comunidades da Grande Vitória

                Organizada por professoras da Ufes da área da Saúde, a ação solidária tem intuito de beneficiar quem precisa da máscara e gerar renda para costureiras locais. As máscaras serão confeccionadas por costureiras do Morro da Piedade, em Vitória, e distribuídas em comunidades do Bairro da Penha e Santa Marta, na capital, e em uma comunidade no município de Cariacica.

                Acolhimento psicológico on-line a estudantes da Ufes 

                A equipe de psicólogos da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) reorganizou os atendimentos psicológicos aos estudantes e oferece acolhimentos para alunos que estiverem sofrendo com alguma situação de estresse, ansiedade ou outras dificuldades para enfrentar o período de distanciamento social.

                Festival Universitário Virtual Culturalmente

                O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), consiste em atividades transmitidas por meio das mídias sociais em diversas áreas, como jogos, música, dança, produção literária, saúde mental. As transmissões ocorrem às quartas-feiras e quem quiser propor atividade pode escrever para o e-mail dpae.proaeci [at] ufes.br .

                Festival Prato de Casa, do programa Bandejão (Rádio Universitária)

                A 15ª edição do Festival Prato de Casa, evento promovido pelo programa Bandejão e veiculado pela Rádio Universitária FM (104.7), foi transmitida pela internet do dia 2 ao dia 12 de abril, no Instagram de cada artista e no perfil @bandejaoradio

                Propostas de políticas sociais para período de pandemia

                Elaboradas por 14 pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais, as propostas estão centradas em quatro eixos: o isolamento e distanciamento social, as decisões de natureza econômica, as ações vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a promoção da saúde mental.

                Laboratório para conserto de equipamentos hospitalares

                Montado no Centro Tecnológico (CT), no campus da Ufes em Goiabeiras, o laboratório visa a atender as demandas da rede estadual de Saúde. Medidores, ventiladores pulmonares e monitores são exemplos de itens que estão sendo recebidos pelo projeto.

                Telemedicina no Hucam-Ufes

                O Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam-Ufes) reforçou o serviço de Teleconsultoria Especializada para atender demandas e dúvidas de profissionais de Atenção Primária de todo o Espírito Santo sobre como atender pacientes com suspeita do novo coronavírus. O Hucam-Ufes também iniciou a consulta médica a distância para os pacientes, por meio de um servidor seguro de internet, em que paciente e especialista se falam usando câmera e microfone.

                Cessão de equipamentos para diagnóstico da COVID-19

                O Núcleo de Doenças Infecciosas (NDI) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) cedeu para o Laboratório Central da Secretaria de Estado da Saúde (Lacen-Sesa) dois termocicladores, máquinas para diagnóstico laboratorial da Covid-19. 

                Grupos de pesquisa e de extensão em Nutrição orientam sobre alimentação e higienização de produtos

                Confira os artigos e cartilhas produzidos:

                Alimentação Saudável no Cotidiano de uma Quarentena (e além)

                Comer emocional: como lidar com a relação entre comida e emoções em tempos de distanciamento social

                Coronavírus (COVID-19) - Mitos e Verdades: O que é preciso saber sobre alimentação?

                Higiene de alimentos em tempos de COVID-19: O que é preciso saber?

                Nutrição em época da coronavírus: orientações para indivíduos com diabetes, hipertensão e asma

                Serviços delivery em tempos de Covid-19: o que é preciso saber ao receber os alimentos? 

                Produção de protetores faciais para profissionais de saúde

                Professores do Centro Tecnológico e do Centro de Ciências Exatas da Ufes estão produzindo protetores faciais de proteção a serem utilizados por profissionais de saúde neste momento de pandemia do novo coronavírus, com apoio da iniciativa privada. A proposta é chegar a 150 mil escudos, atendendo uma solicitação da Secretaria Estadual de Saúde.

                Apoio a estudantes da Ufes no exterior e a alunos estrangeiros

                A Ufes, por meio da Secretaria de Relações Internacionais (SRI), vem tem prestando apoio aos estudantes e professores da Universidade que realizam estudos no exterior, e também aos estrangeiros que estão vinculados à instituição. As ações tiveram início em janeiro deste ano, quando o surto de Covid-19 chegou à Europa.

                Ação de solidariedade em prol de famílias em situação vulnerável

                O Projeto Ufes Sustentável, desenvolvido pelo Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), no campus de São Mateus, está realizando uma campanha para apoiar pessoas que não têm condições de manter seu sustento e o de sua família durante o período de isolamento social motivado pela pandemia causada pelo novo coronavírus. O grupo arrecada valores para o fornecimento de cestas com itens de higiene, limpeza e alimentos para famílias em situação de extrema pobreza.

                Transmissões on-line sobre saúde mental

                Buscando lidar com os desafios de saúde mental motivados pela quarentena, o curso de Psicologia da Ufes tem feito o Ciclo de Lives (transmissões on-line e ao vivo), em que professores, estudantes e profissionais esclarecem e debatem questões que envolvem a saúde mental em tempos de quarentena. As lives serão transmitidas pelo canal no YouTube do Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Psicologia (PETPsi). 

                Auxílio contábil a empresas atingidas pela crise

                Uma força-tarefa formada por professores, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGcon) da Ufes está disponível para auxiliar micro, pequenos e médios empresários neste momento de incertezas na economia aguçadas pela pandemia de coronavírus. O e-mail duvidapmeppgcon [at] gmail.com foi disponibilizado para receber pedidos de orientação nas áreas contábil, financeira, tributária, de créditos, custos, governança e estratégia.

                Modelo matemático para simular avanço do coronavírus

                Um grupo de professores do Departamento de Matemática da Ufes está trabalhando na construção de um modelo matemático para possibilitar simulações do possível avanço do coronavírus na Grande Vitória e analisar como as medidas de contenção da disseminação do vírus estão ajudando no achatamento da curva de contágio. Trabalham no projeto os professores Etereldes Gonçalves Júnior, Fabiano Petronetto do Carmo e Alcebíades Dal Col Júnior. Confira as notas técnicas emitidas (primeira e segunda).

                Acesso à informação
                Transparência Pública

                © 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
                Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910