Cepe prossegue nesta terça a definição de normas para a implementação do ensino remoto

Corpo de uma estudante jovem, com um livro e um lápis nas mãos, em frente a um computadornotebook

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes prossegue nesta terça-feira, 18, às 9 horas, a definição dos pontos da resolução que cria e regulamenta o Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte) nos cursos de graduação.

Um dos itens discutidos pelo Conselho nesta tarde foi a oferta de disciplinas e atividades, por parte dos departamentos e colegiados dos cursos, no primeiro semestre especial. Os colegiados e departamentos poderão flexibilizar os projetos pedagógicos dos cursos, dispensando pré-requisitos, sem prejuízo para a aprendizagem do estudante.

A oferta dos estágios curriculares obrigatórios foi outro ponto definido na resolução. Os estágios obrigatórios dos cursos da área de Saúde serão ofertados presencialmente, conforme previsto na portaria 544/2020 publicada pelo Ministério da Educação, considerando a segurança dos estudantes, a existência de campos de estágios, as realidades de cada curso e do campus.

Em relação às outras áreas, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) emitirá Instrução Normativa para orientar a oferta de estágios, de disciplinas téorico-práticas e de práticas que exijam laboratórios especializados.

Após a votação da resolução que regulamenta a implantação do Earte na Ufes, outras duas resoluções serão examinadas pelo Cepe: uma que trata do detalhamento do calendário acadêmico do período especial previsto para o segundo semestre deste ano e outra que trata da flexibilização das normas acadêmicas para os estudantes.

Publicado em 17 de Agosto de 2020.