Conselhos superiores definem agenda para retomada de atividades de ensino na Ufes

Os conselhos Universitário (CUn) e de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), em reunião conjunta realizada na tarde desta terça-feira, 14, após tomarem conhecimento da versão final dos planos de Biossegurança e de Contingência, aprovaram um cronograma que prevê a definição de normas visando à aprovação de resoluções que tratam da oferta de ensino, de pesquisa e de extensão nas diferentes fases da pandemia.

O Plano de Contingência prevê a implantação do modelo de Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte) para os estudantes de graduação e de pós-graduação da Ufes na fase de isolamento social, seguida de modelo híbrido e, posteriormente, de retomada do ensino presencial.

As câmaras de Graduação e de Pós-Graduação têm até o dia 6 de agosto para apresentar às comissões do Cepe as propostas de resolução sobre questões relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão, enquanto a Administração Central tem até a mesma data para apresentar propostas de resolução sobre questões administrativas ao Conselho Universitário. Os dois conselhos terão até o dia 13 de agosto para deliberar sobre as resoluções, definindo quando poderá ser possível dar início ao Earte, ingressando na Fase 1 proposta no Plano de Contingência.

Com uma série de subsídios e diretrizes voltados para o ensino, a pesquisa e a extensão, elaborados de acordo com as definições técnicas do Plano de Biossegurança, o Plano de Contingência encaminhado aos conselhos superiores apresentou seis fases para a retomada das atividades de ensino.

Contribuições

Durante a reunião ocorrida nesta terça, o Grupo de Trabalho (GT) Ufes COVID-19 apresentou aos conselheiros as versões atualizadas dos planos de Biossegurança e de Contingência, concluídas após um processo de discussão nos 11 centros de ensino e nas unidades administrativas da Universidade que durou um mês e resultou em uma série de contribuições para complementar as primeiras versões dos documentos.

O Plano de Biossegurança, além dessas contribuições, foi atualizado pelo Comitê de Emergência para o Coronavírus (COE) na Ufes com as sugestões contidas no protocolo de biossegurança elaborado pelo Ministério da Educação e divulgado em 1º de julho.

Conheça o cronograma aprovado:

- Ampliação da divulgação dos planos de Contingência e de Biossegurança no âmbito dos centros de ensino (estudantes, técnicos-administrativos, reuniões departamentais, fóruns dos centros, apresentação em plenárias etc.) – a partir do dia 13/07/2020

- Ensino, pesquisa e extensão: apresentação de propostas de resolução às comissões do Cepe – até 06/08/2020

- Gestão administrativa: apresentação de propostas de resolução às comissões do Conselho Universitário – até 06/08/2020

- Discussão e deliberação das resoluções pelos conselhos – 13/08/2020

- Discussão e deliberação das alterações da Resolução nº 7/2020 pelo Conselho Universitário – 13/08/2020

Texto: Thereza Marinho

Publicado em 15 de julho de 2020. ​