Crianças conscientizam sobre a COVID em vídeos produzidos pelo Laboratório de Ensino de Biologia

O Laboratório de Ensino de Biologia (LEB) da Ufes está produzindo uma série de vídeos com crianças para explicar o que é o coronavírus (Sars-CoV-2) e como fazer para se prevenir da doença causada por ele.

“O objetivo da ação é sensibilizar as pessoas sobre a importância da colaboração e empatia de todos nesse momento. Trabalhar na popularização da ciência visando o enfrentamento à pandemia é uma forma de contribuirmos em nossa área de atuação”, afirma a professora do Departamento de Ciências Biológicas e coordenadora do Laboratório, Viviana Corte.

A ação é uma iniciativa dos estudantes de Ciências Biológicas. Eles têm preparado os conteúdos e editado os vídeos, que contam com a participação de filhos de pessoas da comunidade universitária. Todos estão trabalhando de casa e editando no celular.

No primeiro vídeo, publicado na página do Laboratório no Facebook, diversas crianças explicam o que é o vírus, conforme sua compreensão. Os meninos e meninas ensinam como tossir, lavar as mãos e lidar com brinquedos, durante a pandemia. As crianças sugerem ainda que os filhos digam a seus pais que não vão sair de casa durante a quarentena motivada pela pandemia. No segundo vídeo, as crianças explicam mais sobre o vírus, os sintomas da doença as formas de contágio.

Um segundo vídeo está em produção e aborda os sintomas, o contágio e os riscos que a doença traz, reforçando a necessidade de ficar em casa e tomar cuidado com a higiene. Os materiais serão publicados na página do LEB-Ufes no Facebook (www.facebook.com/lebufes).

Texto: Lidia Neves

Publicado em 27 de Abril de 2020.