Criarte promove ações para aproximar alunos durante isolamento social

Organizar e divulgar propostas e materiais com sugestões de ações de caráter lúdico, recreativo e interativo para serem desenvolvidas com as crianças, com apoio dos familiares, durante a suspensão das atividades presenciais imposta pela pandemia da COVID-19. Essa é a proposta do Centro de Educação Infantil (CEI) Criarte, localizado no campus de Goiabeiras da Ufes. Com as aulas paralisadas desde o dia 23 de março, o Criarte busca promover o contato entre criança e escola por meio dos cadernos Ações Afetivas e Sociais (foto) e do mural virtual Memórias Afetivas.

A coordenação pedagógica e as professoras vêm discutido ações desde o começo do isolamento social. “Inicialmente, foram propostos vídeos de contação de histórias, parlendas, músicas e brincadeiras, com o intuito de aproximar equipe escolar e crianças”, lembra uma das pedagogas do Criarte Flávia Sperandio.

Em um segundo momento, a equipe pedagógica formalizou os cadernos Ações Afetivas e Sociais, cujo propósito é reforçar a ideia de que família e escola estão juntas na corresponsabilidade do desenvolvimento integral da criança. O material é enviado aos responsáveis, por e-mail, a cada 15 dias e traz fotos dos grupos, indicações de vídeos e instruções de brincadeiras já realizadas no ambiente escolar, tudo pensado para disparar memórias e afetos e contribuir para a manutenção do vínculo entre criança, escola e família.

“Importante destacar que nós temos muita preocupação e cautela em não transpor para o ambiente familiar propostas descontextualizadas, que reproduzem atividades escolarizadas que só se justificam e fazem sentido para as crianças se forem realizadas em ambiente de sala de aula, precedido por vivências, experiências e relações sociais entre professora e crianças”, frisa Nádia Braga, outra pedagoga da escola.

Mural virtual

Outra ação que vem sendo desenvolvida é o mural virtual Memórias Afetivas, no qual alunos e docentes fazem uso da plataforma Padlet para postar vídeos, fotos e músicas. Padlet é uma ferramenta on-line que permite o registro, a guarda e a partilha de conteúdos multimídia (textos, imagens e sons). Cada grupo possui seu próprio ambiente, buscando favorecer a aproximação e a afetividade entre a professora e os colegas de classe. “Uma vez que há essa divisão por turma, cria-se um espaço mais aconchegante, de intimidade. Essa interação, mesmo que de forma assíncrona, ajuda todos a matar um pouco a saudade e a colocar o ‘papo em dia’”, analisa Flávia Sperandio.

Além da questão pedagógica, a equipe do CEI Criarte tem atuado na produção de documentos relacionados ao Plano de Biossegurança da escola, além da realização de projetos de reorganização do ano letivo de 2020 no contexto pós-pandemia. Até o momento, não há previsão de retorno das aulas presenciais.

Texto: Adriana Damasceno

Publicado em 23 de julho de 2020.