E-book gratuito traz orientações sobre alimentação saudável e acessível em tempo de pandemia

Manter uma alimentação saudável durante esse período de isolamento social tem sido um desafio para muitas pessoas. A ansiedade causada pela quarentena imposta pela COVID-19 pode desencadear um processo de compulsão alimentar. Pensando em fornecer orientações para uma alimentação saudável e acessível, com alimentos que podem contribuir para o bom funcionamento do organismo, professores e estudantes do curso de Nutrição da Ufes elaboraram o e-book Planejamento de refeições em tempos de COVID-19: qualidade, economia e sustentabilidade.

Coordenado pela professora Daniela Silva, a publicação apresenta estratégias voltadas para a promoção de uma alimentação saudável, segura, econômica e ambientalmente sustentável. Nela, são abordados conteúdos relacionados à higiene de alimentos, ao planejamento de cardápios e compras de alimentos, ao aproveitamento integral e à redução no desperdício, fornecendo ainda sugestões de receitas culinárias (veja arquivo anexado abaixo).

“A proposta do e-book surgiu da necessidade de orientar a população sobre a importância do planejamento de refeições frente à pandemia da COVID-19. A alimentação equilibrada auxilia no funcionamento do organismo e do sistema imunológico, sendo uma aliada importante nesse momento. Cuidados específicos com a saúde e hábitos de vida devem ser repensados, considerando as condições impostas pela pandemia, como o distanciamento social e a adoção de medidas rigorosas de higiene, além do comprometimento dos recursos financeiros e da situação de segurança alimentar e nutricional das famílias”, explica a coordenadora.

Planejamento

Com 88 páginas, divididas em quatro capítulos, a obra é gratuita e orienta ainda sobre como fazer um planejamento para uma alimentação saudável e acessível, com alimentos que podem contribuir para o bom funcionamento do sistema imunológico.

Além da professora Daniela Silva, participaram da organização do livro os professores Oscar Martinez, Erika Silva e Maria del Carmen Molina; doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Ufes; estudantes do curso de graduação em Nutrição; e bolsistas e voluntários do projeto de extensão Combate ao desperdício de alimentos no ambiente escolar e da pesquisa Planejamento e implementação de preparações vegetarianas em unidades produtoras de refeições, ambos sob coordenação da professora Daniela Silva.

Texto: Jorge Medina

Publicado em 23 de julho de 2020.