Estudantes de Medicina têm colação de grau antecipada para atuação no combate à COVID-19

Vinte e três estudantes finalistas do curso de Medicina da Ufes colaram grau antecipadamente na tarde desta quarta-feira, 29. Eles atuarão em ações de combate à pandemia do novo coronavírus, conforme autorizado pela Portaria nº 383, publicada pelo Ministério da Educação.

Os estudantes contemplados com a antecipação cumpriram os requisitos de terem completado 75% da carga horária prevista para o período de internato médico ou estágio supervisionado e apresentado documento que comprove a contratação para trabalho em ações de combate à COVID-19.

“Da turma de 36 estudantes, até o momento, tivemos a solicitação desses 23 alunos. A antecipação ocorreu em caráter de excepcionalidade, de acordo com as normas previstas na resolução aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Essa é mais uma contribuição social da Ufes para o enfrentamento a essa pandemia, além de todas as outras ações que vêm sendo realizadas”, afirmou a pró-reitora de Graduação, Zenólia Figueiredo.

A Portaria nº 383, publicada no Diário Oficial da União em 13 de abril, autorizou as instituições de ensino pertencentes ao sistema federal de ensino a anteciparem, em caráter excepcional, a colação de grau dos alunos regularmente matriculados no último período dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, enquanto durar a situação de emergência em saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus.

Segundo o documento, os certificados de conclusão de curso e diplomas emitidos em razão desta Portaria terão o mesmo valor daqueles emitidos em rito ordinário.

Texto: Thereza Marinho
Foto: equipe da Prograd

Publicado em 29 de Abril de 2020.