Grupo de pesquisa em Nutrição orienta sobre cuidados com o recebimento e a higienização de alimentos

A professora Jackline Freitas Brilhante de São José, do curso de Nutrição da Ufes, elaborou, juntamente com estudantes de graduação e de pós-graduação, três cartilhas com orientações nutricionais para este período de pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2). Elas tratam dos cuidados ao receber alimentos via serviços de delivery, das melhores práticas de higiene de alimento e de mitos e verdades sobre alimentação em relação à Covid-19.

O documento intitulado Serviços delivery em tempos de Covid-19: o que é preciso saber ao receber os alimentos? foi elaborado por integrantes do projeto de extensão Boas Práticas de Manipulação em Serviços de Alimentação: Avaliação e Orientação para Produção de Alimentos Seguros e do Grupo de Pesquisa em Microbiologia, Higiene e Controle de Qualidade dos Alimentos. A publicação aborda procedimentos relativos à realização do pedido, ao pagamento, ao recebimento do alimento e à sua retirada das embalagens para o consumo.“Devido à necessidade de permanecer em suas casas, houve aumento na procura por alimentos com entrega delivery. O nosso projeto de extensão tem objetivo de trabalhar as boas práticas de manipulação de alimentos, segurança e higiene dos alimentos. Como sabemos que os cuidados de higiene são a principal estratégia para evitar a transmissão do vírus, sentimos a necessidade de montar um material e compartilhar essa informação com a comunidade”, afirma a professora.Jackline Brilhante lembra, ainda, que não há evidências científicas de ocorrência da transmissão do COVID-19 por alimentos. “A transmissão do novo coronavírus, que causa a COVID-19, ocorre por gotículas e outras secreções que saem da boca e nariz de pessoas doentes ou contaminadas assintomáticas. Essa contaminação pode ocorrer pelo contato das mãos com superfícies contaminadas com vírus e que podem depois alcançar olhos, nariz e boca de outras pessoas.”

Os cuidados com recebimento, higienização e armazenamento adequado dos alimentos devem ser tomados sempre, orienta a professora. “Todos esses cuidados reduzem a possibilidade de ocorrência de contaminações por microrganismos no dia a dia, não só na época da pandemia.”

O grupo de extensão elaborou, também, a cartilha Higiene de alimentos em tempos de COVID-19: O que é preciso saber?. O documento trata de cuidados que vão desde a compra, passando pela higienização de embalagens e de frutas e hortaliças, pelos cuidados com as superfícies e utensílios, até os cuidados com as mãos e com o preparo de alimentos.

Baseando-se em informações que vêm circulando relativas a alimentos, nutrientes e cuidados de higiene para evitar a COVID-19, o grupo elaborou, ainda, o documento Coronavírus (COVID-19) - Mitos e Verdades: O que é preciso saber sobre alimentação?. Nessa cartilha, o grupo aborda quais alimentos e atitudes podem reforçar índices de vitaminas no corpo (especialmente as vitaminas C e D) e desmente sobre receitas têm sido divulgadas como indicadas para combater o vírus. A publicação reforça, ainda, quais são os cuidados comprovados que podem evitar a transmissão e o contágio.

Leia também: Cartilha orienta sobre alimentação para aumentar a imunidade de diabéticos, hipertensos e asmáticos

Texto: Lidia Neves

Publicado em 13 de Abril de 2020 e atualizado em 14 de Abril de 2020.