Grupos de pesquisa realizam oficinas sobre estratégias on-line de suporte à saúde mental

O Grupo de Pesquisa Políticas e Práticas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), e o Grupo Fênix, do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), realizam, nesta sexta-feira, 26, o segundo módulo do evento Oficinas sobre Estratégias Online de Ajuda e Suporte Mútuos na Saúde Mental, dirigido aos profissionais e estagiários que atuam nos serviços de atenção à saúde mental e de atenção psicossocial em municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória.

As oficinas são ministradas como parte do projeto de extensão Encontros de Trabalhadores de Saúde Mental, em plataforma de webconferência.

O segundo módulo das oficinas está agendado para sexta-feira, 26, das 14 às 17 horas. Nele, estará presente a psicóloga Judete Ferrari, integrante dos Grupos de Ajuda e Suporte Mútuos em Saúde Mental (GAS Mental) e da Sala de Grupos On-line (GOL) do Rio Grande do Sul, que falará sobre as experiências daquele estado.

“Considerando que muitos serviços da Rede de Atenção Psicossocial estão com as atividades presenciais suspensas, torna-se urgente não somente o debate sobre novas estratégias de atuação, mas, sobretudo, o conhecimento qualificado sobre essas abordagens e as potencialidades, os desafios e os referenciais teóricos e éticos que as embasam”, afirma a professora do Departamento de Terapia Ocupacional Adriana Leão, que coordena o projeto de extensão ao lado da professora do Departamento de Serviço Social Fabiola Xavier.

“As oficinas surgem como demandas dos próprios profissionais e também da Universidade, que pode contribuir com a oferta de um debate qualificado sobre o tema, além de poder estabelecer parcerias importantes para a concretização desse trabalho em tempos de atividades remotas”, complementa.

O primeiro módulo, realizado no dia 19, contou com a participação do psicólogo e professor da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ESS-UFRJ) Eduardo Mourão Vasconcelos, e abordou reflexões gerais sobre desafios e vantagens dos grupos on-line em comparação com os grupos presenciais; os novos desafios éticos referentes ao sigilo e à confidencialidade dos dados gerados pelas plataformas on-line; e algumas recomendações possíveis de serem previstas para lidar com esses desafios. Também participaram da oficina a coordenadora do Projeto Suporte de Pares e Ajuda Mútua da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Denise Mercadante; a diretora do Centro de Convivência Trilhos do Engenho, Lucia Andrade; e a diretora do Centro de Convivência da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, Janaina Fernandes.

Texto: Thereza Marinho
Edição: Lidia Neves

Publicado em 23 de junho de 2020.