Inscrições abertas para clube de leitura que debaterá obras sobre pandemias

Imagem de um papelão com os escritos: Pestes, Epidemias e Pandemias/ Clube de leitura literária / 1 obra por mês / julho a novembro

Já estão abertas as inscrições para a primeira turma do Clube de Leitura Literária, projeto de extensão que busca discutir obras clássicas cujos temas abordam pestes, epidemias e pandemias. Os encontros, abertos para maiores de 12 anos, não requerem grau de escolarização e serão realizados uma vez por mês, entre julho e novembro. Os interessados podem se inscrever até o dia 19 de junho por meio do link https://bit.ly/3da7x9R. A participação é gratuita e o Clube é limitado a 15 membros.

Os encontros serão presenciais, virtuais ou mistos, a depender das condições impostas pela pandemia da COVID-19. Dentre os nove livros disponibilizados (A dança da morte, de Stephen King; A máscara da morte rubra, de Edgar Allan Poe; A peste, de Albert Camus; Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago; Nêmesis, de Philip Roth; O amor nos tempos do cólera, de Gabriel García Marquez; O último homem, de Mary Shelley; Um ano de milagres, de Geraldine Brooks; e Um diário do ano da peste, de Daniel Defoe), os participantes escolherão até quatro no momento da inscrição e os títulos mais votados serão lidos e discutidos durante os encontros.O acesso às obras selecionadas caberá aos participantes.

Solidariedade

O projeto foi idealizado pelo grupo de pesquisa Literatura e Educação, coordenado pela professora Maria Amélia Dalvi, do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação (DLCE). Segundo ela, a literatura é responsável por produzir e socializar um saber específico sobre o mundo. Para a professora, as explicações científicas, “por mais qualificadas que sejam”, não fornecem todas as respostas demandadas pela complexidade existencial.

“Um dos desdobramentos do isolamento social necessário ao enfrentamento da pandemia do coronavírus é a potencialização de emoções como angústia, ansiedade, fragilidade, insegurança e medo. Por isso, nossa intenção é contribuir para a compreensão das emoções humanas por meio da leitura individual e da discussão coletiva de obras literárias que tematizaram pestes, epidemias e pandemias”, explica Maria Amélia Dalvi, que será a mediadora do clube.

Por meio do Clube de Leitura Literária, a professora visa aproximar participantes de todas as idades, formações e classes econômicas da comunidade acadêmica e da comunidade externa, “cultivando o senso de responsabilidade grupal e da ética da solidariedade”. Além de leitura e discussão das obras, serão produzidos textos descritivos e analíticos acerca de cada experiência. “Vamos partilhar dificuldades, insigths, reflexões e emoções em face do processo de leitura, fomentando o cultivo da experiência literária como possibilidade crítica e criativa frente às vicissitudes da realidade”, conta.

Ao final de cada encontro, será realizada uma avaliação com questões sobre a obra estudada, a mediação realizada e a contribuição ou não da obra literária lida para a compreensão dos participantes sobre a pandemia da COVID-19.

Dúvidas sobre o Clube de Leitura Literária podem ser enviadas para o e-mail dalvimariaamelia [at] gmail.com. Informações sobre os trabalhos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa Literatura e Educação podem ser obtidas no link http://www.literaturaeeducacao.ufes.br/.

Texto: Adriana Damasceno

Publicado em 10 de Junho de 2020.