Live aborda história de surtos epidêmicos no Espírito Santo nesta segunda-feira, 15

Surtos epidêmicos no Espírito Santo: cólera e gripe espanhola é o tema da live que acontece nesta segunda-feira, 15. Para discutir o assunto foram convidados a pneumologista e doutoranda em História no Programa de Pós-Graduação em História da Ufes (PPGHIS/Ufes) Maria Cristina Alochio e o professor do Programa de Pós-Graduação em História Social das Relações Políticas da Ufes Sebastião Pimentel Franco. A live acontece às 17 horas, no canal da Proex Ufes no YouTube, com mediação da pós-doutora em História Simone Santos Almeida.
A cólera foi um surto epidêmico que ocorreu no Espírito Santo entre os anos de 1855 e 1856, ocasionando a morte de várias pessoas. Já a gripe espanhola foi uma pandemia que aconteceu entre 1918 e 1919, atingindo todos os continentes e levando a óbito mais de 50 milhões de pessoas, embora alguns cientistas acreditam que esse número foi superior a 100 milhões.
O evento faz parte do projeto de extensão Histórias nas Redes, que objetiva divulgar as produções científicas e acadêmicas do PPGHIS/Ufes e conta com o apoio da Associação Nacional de História - Seção Espírito Santo (Anpuh-ES).
Conheça o perfil dos participantes
Maria Cristina Alochio – Pneumologista e doutoranda em História no PPGHIS/Ufes e mestre em Saúde Coletiva também pela Ufes. Atualmente é pneumologista do Centro Médico Hortênsia, em Vila Velha e da Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo (Sesa). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pneumologia, saúde, religiosidade, espiritualidade e ciência.
Sebastião Pimentel Franco – Pós-doutor em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em História Social das Relações Políticas da Ufes. É especialista em história da saúde e das doenças, com ênfase na representação social das doenças e história do Brasil e do Espírito Santo, com vários artigos e livros publicados sobre o assunto.
Simone Santos Almeida – Pós-doutora em História pelo PPGHIS/Ufes e doutora em História das Ciências e da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ). É mestre em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pesquisadora nas áreas de história das ciências, da saúde e das doenças.
Texto: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho
Publicado em 12 de Junho de 2020.