Nova chamada para cadastro de inclusão digital será divulgada até 29 de janeiro

Logomarca do auxílio inclusão digital, representada por pontos de conexão em que tem um dedo tocando tela ao centro e, ao redor, outros símbolos ligados à computação e à conexão em rede

A Universidade Federal do Espírito Santo, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), publicará na próxima semana o terceiro edital de Chamada de Cadastro para Auxílio Inclusão Digital Emergencial, em consonância com o Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte), previsto no Plano de Contingência da Ufes.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania, Gustavo Forde, informa que o edital visa “identificar a demanda existente e oportunizar ações de inclusão digital aos estudantes da Ufes ingressantes no semestre especial 2020/2, regularmente matriculados em cursos presenciais de graduação e pós-graduação, com renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo per capita, e que não possuam acesso a equipamento de informática (notebook ou desktop) e/ou serviço de internet”.

O Auxílio Inclusão Digital Emergencial, conforme diretriz a ser apresentada no edital, será concedido em duas modalidades:

Auxílio internet: com fornecimento de pacote de dados móveis (chip de operadora) por meio do projeto Alunos Conectados, do Ministério da Educação, e

Auxílio equipamento: mediante doação e/ou empréstimo de equipamentos por meio do projeto de extensão Solidariedade Digital.

Entenda o projeto

Segundo o pró-reitor, o edital a ser publicado dará sequência ao projeto de inclusão digital iniciado no semestre especial 2020/1 (ocorrido entre setembro e dezembro de 2020), a fim de viabilizar condições para todos os estudantes da Ufes participarem das atividades propostas pelo modelo do Earte. Por meio de duas chamadas de cadastro para o Auxílio Inclusão Digital Emergencial, foram concedidos 1.600 auxílios internet e 3.505 auxílios equipamento aos estudantes de graduação e de pós-graduação.

O novo edital, conforme explicou Gustavo Forde, abrangerá somente os equipamentos do projeto de extensão Solidariedade Digital, coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão, que já arrecadou 200 máquinas (notebooks desktops) e computadores da própria Ufes, os quais serão doados e/ou emprestados aos estudantes. Todos os equipamentos destinados ao próximo edital foram revisados pelos integrantes do projeto de extensão Solidariedade Digital, receberam softwares básicos e estão em plenas condições de uso. A expansão do número de alunos incluídos digitalmente dependerá de novas doações, além da viabilização orçamentária para essa ação.

A Reitoria avaliará a possibilidade de publicação de um segundo edital para os demais estudantes de graduação e de pós-graduação que não forem contemplados pelo primeiro edital deste período letivo, a depender da disponibilidade de recursos após aprovação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2021. O projeto de lei depende de aprovação do Congresso Nacional, o que deve ocorrer durante o mês de fevereiro. Nele, está projetada uma redução orçamentária importante, o que, consequentemente, trará limitações às ações da Universidade.

A Administração Central da Ufes está empenhada em assegurar que as atividades da Universidade transcorram da melhor forma possível e vem atuando com os parlamentares para evitar o corte no orçamento previsto na proposta do governo federal, que retira, em 2021, mais de R$ 1 bilhão de todas as instituições federais de ensino superior em relação ao ano de 2020.