Pesquisa busca identificar o posicionamento da população durante a pandemia

Ilustração de mãos segurando um tablet e selecionando ítens em pesquisa

As professoras do Departamento de Psicologia da Ufes Pollyana Moreira e Valeschka Guerra estão desenvolvendo uma pesquisa que objetiva verificar o posicionamento dos brasileiros sobre as formas de enfrentamento à pandemia da COVID-19 e suas consequências sociais e políticas.

Intitulada Percepções, atitudes e ação política frente à pandemia do COVID-19, a investigação pretende analisar questões referentes ao que as pessoas estão pensando sobre a situação do país e de como elas estão se sentido nas últimas semanas, considerando o contexto de pandemia.

Com isso, as pesquisadoras pretendem conhecer a ideologia política dos entrevistados, o nível de confiança que eles têm nos governos, a convicção moral, a satisfação com suas vidas nesse período, seus afetos positivos e negativos, além de questões relacionadas com a saúde física e mental. Espera-se que, por meio dos dados coletados, seja possível conhecer o pensamento dos brasileiros sobre o atual contexto sociopolítico nacional no que diz respeito aos efeitos e possíveis consequências da pandemia do coronavírus, verificando se essas percepções influenciam ou não no bem-estar e na saúde da população.

Participação aberta

A pesquisa é aberta a toda a comunidade universitária e à sociedade em geral. Para participar, é preciso ser maior de 18 anos e assinar o termo de consentimento que está disponível no link: https://drive.google.com/file/d/1ZLMAdkzIWgA4dI9ztgksllJeZgflZDYT/view?usp=sharing.

Após a assinatura do termo, os interessados têm até o dia 7 de novembro para responder ao formulário da pesquisa que se encontra no endereço eletrônico https://forms.gle/ngJBtfWXS1ad8j3aA. A participação é voluntária e anônima, e as informações coletadas serão utilizadas exclusivamente para fins científicos.

Para obter mais informações sobre a pesquisa, basta entrar em contato com as pesquisadoras responsáveis pelos e-mails pollyana.moreira [at] ufes.br e valeschka.guerra [at] ufes.br.

Texto: Jorge Medina

Publicado em 4 de Novembro de 2020.