Programa de pós em Ciências Contábeis auxilia empresas atingidas por crise do coronavírus

Uma força-tarefa formada por professores, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGcon) da Ufes está disponível para auxiliar micro, pequenos e médios empresários neste momento de incertezas na economia aguçadas pela pandemia de coronavírus. O e-mail duvidapmeppgcon [at] gmail.com foi disponibilizado para receber pedidos de orientação nas áreas contábil, financeira, tributária, de créditos, custos, governança e estratégia.

“A proposta é levar conhecimento científico para aplicação prática no mercado de trabalho, que é nosso objeto de estudo e pesquisa. Tudo isso faz parte da nossa fonte de pesquisa primária e, no momento atual de crise, estamos à disposição para orientar, com técnicas e cálculos, as empresas, auxiliando no que for preciso nessa emergência”, afirmou o professor do PPGCon e do Departamento de Ciências Contábeis José Elias Almeida, que também é presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (Anpcont).

Ele destaca que cada professor vai atuar dentro das suas “áreas de competência técnica”, assim como mestrandos, doutorandos e até alguns alunos egressos que já se prontificaram a integrar a força-tarefa. “A partir das demandas, vamos acionando os grupos de trabalho. Se for necessário, poderemos envolver outros programas de pós-graduação do Brasil”, afirmou.

Dentre as consultorias que podem ser solicitadas, ele citou informações sobre tributos que estão tendo prazos para pagamento postergados pelo governo federal.

Texto: Sueli de Freitas

Publicado em 27 de Março de 2020.