Projeto busca melhorar o bem-estar durante a pandemia. Inscrições abertas até 20 de julho

O projeto de extensão Psicologia da Felicidade e do Bem-Estar está com inscrições abertas para uma série de atividades que têm como principais objetivos melhorar o nível de bem-estar da comunidade universitária, com informações baseadas em evidências científicas sobre saúde mental, e auxiliar na compreensão de comportamentos, pensamentos e ações durante o isolamento social provocado pela pandemia da COVID-19.

“Neste momento difícil que estamos vivendo, é importante que aprendamos a lidar com nossas dúvidas, inseguranças e ansiedades, pois não sabemos por quanto tempo esse isolamento irá continuar. O desamparo causado pela falta de controle do que está acontecendo e pelo distanciamento social pode agravar índices de transtornos de ansiedade e depressão”, explica a professora do Departamento de Psicologia da Ufes Valeschka Guerra, coordenadora do projeto.

Além disso, segundo a professora, esse distanciamento social durante a pandemia pode ainda causar uma ruptura no processo de identificação da comunidade universitária com a instituição, podendo levar ao desinteresse e abandono dos cursos pelos alunos, tanto de graduação como de pós-graduação.

O início do projeto Psicologia da Felicidade e do Bem-Estar está previsto para o final deste mês. Temas como bem-estar, otimismo, sentido de vida, luto, ansiedade, depressão e positividade tóxica serão discutidos por meio de videoaulas, cartilhas informativas e vídeos com profissionais de diferentes instituições. Ao todo, 16 temas serão trabalhados, semanalmente. A conclusão dos trabalhos está prevista para o mês de outubro deste ano.

Inscrições

Poderão participar do projeto estudantes de graduação e de pós-graduação, servidores técnico-administrativos e docentes, além da comunidade externa. As inscrições para a comunidade universitária já foram realizadas via enquete, enviada para o e-mail cadastrado de todos os estudantes, técnicos e docentes da Universidade. Aqueles que ainda não receberam o e-mail poderão acessá-lo no site pesquisa.ufes.br.

Para a comunidade externa, as inscrições vão até 20 de julho e serão realizadas por meio de convite enviado pela coordenação do projeto para as pessoas interessadas. Os candidatos deverão solicitar um formulário de inscrição pelo e-mail felicidade.ufes [at] gmail.com. Neste endereço eletrônico, os interessados também poderão obter outras informações.

Além da professora Valeschka Guerra, participam do projeto a psicóloga da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) da Ufes Cynthia Perovano; as doutorandas em Psicologia Marcella Cacciari e Fabíola Matos; as mestrandas Denielly Menezes, Gabriella Almeida e Lívia Barreto; e duas estudantes de graduação, Layz Nunes e Luciana Noia. Todas estão envolvidas nas etapas da organização do projeto: proposta dos temas, organização e revisão do roteiro dos vídeos, preparação das cartilhas, revisão e divulgação.

Psicologia Positiva

A Psicologia da Felicidade e do Bem-Estar, também conhecida como Psicologia Positiva, é um movimento da Psicologia que busca integrar informações sobre habilidades que podemos desenvolver para nosso autoconhecimento e melhoria de nosso bem-estar, de forma geral.

Texto: Jorge Medina
Imagem: Freepik

Publicado em 16 de julho de 2020.