Sistema Integrado de Biblioteca cria plataforma para divulgação de eventos digitais

Imagem do repositório Tainacan

Reunir e divulgar informações de eventos acadêmicos e científicos realizados de forma on-line, nas diversas áreas do conhecimento, pautaram a criação do Diretório de Eventos Acadêmicos e Científicos Digitais (Deac) pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) da Ufes. Trata-se de uma plataforma que disponibiliza para a comunidade em geral informações sobre os eventos digitais realizados na Universidade ou de interesse da comunidade acadêmica.

Na plataforma, estão disponíveis as informações completas de cada evento, as programações, os nomes dos participantes e o link de acesso aos eventos. No Deac, os usuários também vão encontrar lives, cursos e webinares - que são seminários transmitidos por meio da web.

“Acreditamos que os webinares e as lives estão se consolidando como ferramentas de capacitação e atualização profissional e educacional. No entanto, há uma grande dispersão de informações, dificultando a descoberta ou perdendo a oportunidade de assistir a apresentações, já que alguns eventos não permanecem disponíveis nas plataformas. Foi no sentido de organizar e disponibilizar esses eventos em um único espaço que tivemos a iniciativa de criar o Diretório de Eventos Acadêmicos e Científicos Digitais, que é um serviço de informação disponibilizado em plataforma digital”, explica a bibliotecária e documentalista da Divisão de Tecnologia de Informação e Comunicação (DTIC) do SIB Morgana Andrade.

Nesse diretório, os eventos estão organizados de forma que o usuário possa pesquisar por área temática, assunto e data. Dentre os assuntos que já estão disponíveis, estão análise de discursos, elaboração de trabalhos acadêmicos, acesso à justiça na era digital, lei de proteção de dados pessoais, ambientes virtuais, povos indígenas e a COVID-19 e educação em tempos de pandemias.

Para divulgar os eventos digitais na plataforma, os interessados deverão encaminhar o link dos eventos para o endereço eletrônico plataformadigital.ufes [at] gmail.com. Para ter acesso à plataforma digital, basta acessar o site https://tainacan.ufes.br/.

Memória capixaba

O outro serviço que em breve estará disponível na plataforma digital é o Repositório Memória Digital Espírito-Santense (MeDES), que objetiva a preservação e a disseminação do patrimônio cultural capixaba. O site ainda está em fase de construção, mas, quando dispinibilizado, os usuários encontrarão um acervo composto por livros, revistas, obras raras e fotografias sobre o Estado do Espírito Santo, além de várias coleções pertencentes a personalidades da vida pública capixaba.

Texto: Jorge Medina

Publicado em 17 de Junho de 2020.