Ufes cede equipamentos para diagnóstico da COVID-19 ao Laboratório Central da Sesa

O Núcleo de Doenças Infecciosas (NDI) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) cedeu para o Laboratório Central da Secretaria de Estado da Saúde (Lacen-Sesa) duas máquinas para diagnóstico laboratorial da Covid-19. Trata-se de dois termocicladores, equipamentos utilizados para análise e diagnóstico da infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV2), em tempo real e padrão-ouro (determinando os casos verdadeiramente positivos e verdadeiramente negativos).

A diretora do CCS, Gláucia Abreu, explica que, com estas máquinas, o estado aumenta em cerca de 20% sua capacidade para a testagem das amostras.

“São máquinas adquiridas com recursos de pesquisa e que, agora, reforçam as estratégias de combate à Covid-19. Sabemos que a identificação de pessoas que testam positivo é uma importante ferramenta para a implementação medidas que diminuem a disseminação e estamos felizes por poder colaborar com nosso estado em um momento tão crítico”, afirma a diretora.

O Núcleo de Doenças Infecciosas (NDI) da Ufes foi criado em 1990 e está subordinado ao Departamento de Medicina Social do CCS. O Núcleo conta com uma equipe formada por médicos, enfermeiros, pesquisadores, professores, estudantes e pessoal de suporte técnico. Sua atuação se concentra nas seguintes áreas: Epidemologia das doenças infecciosas; Geohemintíases; Leishmanioses; Imunologia celular e molecular; Micobacteriologia; Micologia; Virologia; e Pesquisa clínica.

Texto: Thereza Marinho

Imagem: Clipdealer