Ufes cria grupo para planejar retorno das aulas. Atividades presenciais continuam suspensas

A Ufes criou um grupo de trabalho para avaliar o funcionamento das medidas já adotadas pela Universidade em função da pandemia de COVID-19, com base na Resolução 07/2020, e planejar formas de retomada das atividades presenciais, quando for possível flexibilizar o isolamento.

O reitor Paulo Vargas já sinalizou nesta segunda-feira, 27, que, embora a proposta de reorganização das atividades administrativas e acadêmicas, com a suspensão das atividades presenciais de ensino, esteja definida até o dia 30 de abril, a suspensão será mantida. Ainda não há uma nova data prevista para a normalização do funcionamento.

“Vamos alinhar nossa decisão com a decisão do Governo do Estado e da Prefeitura de Vitória”, afirmou Paulo Vargas. A prorrogação será definida por meio de decisão ad referendum do reitor, conforme previsto na Resolução 07/2020.

O grupo de trabalho é formado pelos pró-reitores Zenólia Figueiredo (de Graduação) e Neyval Reis Júnior (de Pesquisa e Pós-Graduação); pelos diretores de Centro de Ensino Cláudia Gontijo (Educação), Neuza Brunoro (Ciências Exatas, Naturais e da Saúde) e Rogério Faleiros (Ciências Jurídicas e Econômicas); e por um membro de cada entidade representativa da comunidade acadêmica: Associação dos Docentes da Ufes (Adufes), Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Sindicato dos Trabalhadores da Ufes (Sintufes).

“No momento, estamos com o calendário acadêmico vigente, mas com atividades presenciais suspensas, com possibilidade de trabalho remoto. A ideia é que esse grupo ajude a Administração a tomar providências para fazer o enfrentamento desta situação que estamos passando, mas também com a visão de como teremos de nos preparar adequadamente para uma futura retomada”, afirmou o reitor.

Paulo Vargas disse ainda que uma das propostas do grupo é a realização de uma pesquisa com estudantes e professores para diagnosticar como estão passando pelo isolamento e qual é a situação em relação ao acesso a tecnologias da informação: “O que precisamos é ter informações para planejar e tomar decisões. Isso não significa, necessariamente, que vamos adotar aulas a distância, mas é uma iniciativa para conhecermos melhor a situação dos estudantes e dos docentes”.

O reitor destacou ainda que, por enquanto, a Universidade não pensa em cancelar o semestre acadêmico. “Em princípio, mantemos a ideia de que o calendário permanecerá vigente até quando for necessário, porque não se trata só de aulas presenciais. O calendário acadêmico envolve uma série de outras atividades que continuam sendo realizadas, como orientação e pesquisa. E a Universidade não pode parar, ela tem um papel social a cumprir. É importante mantermos a comunidade acadêmica conectada à Universidade”, enfatiza.

Comissão

Nesta segunda-feira, também foi publicada a portaria que constituiu a Comissão de Apoio e Operacionalização das Ações de Combate à COVID-19 na Ufes. A comissão tem a finalidade de articular e orientar as ações de prevenção e combate à pandemia do novo coronavírus (SARSCOV-2), desenvolvidas no âmbito da Universidade, em apoio à Administração Central.

A comissão é composta pelo vice-reitor Roney Pignaton; pelos pró-reitores Gustavo Forde (Assuntos Estudantis e Cidadania) e Tânia Delboni (Extensão); pela coordenadora do Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus (COE-Ufes), Leila Massaroni; pela superintendente de Comunicação, Thereza Marinho; e pelos professores Patrícia Cardoso, Marcelo Segatto e José Geraldo Mill, designados a articular as ações nas áreas de Tecnologia e Saúde.

Texto: Thereza Marinho

Publicado em 27 de Abril de 2020.