Ufes inicia distribuição de álcool gel para combate à COVID-19

Equipes multidisciplinares dos quatro campi da Ufes iniciaram esta semana a distribuição de antissépticos a base de álcool 70% (líquido e gel), produzidos na Universidade. O produto é um dos mais recomendados pelas autoridades sanitárias para a prevenção da COVID-19 por sua eficácia na higienização das mãos, ajudando na eliminação do microrganismo responsável pela propagação da doença.

Nos campi de Goiabeiras e Maruípe, uma equipe formada por professores, pesquisadores, técnicos e estudantes de diversos departamentos está trabalhando no projeto de extensão Produção de Antissépticos a base de álcool 70%, coordenado pelo professor do Departamento de Ciências Fisiológicas, Alexandre Santos, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

“Este projeto foi pensado com objetivo de atender uma demanda urgente de alguns setores da sociedade na aquisição de antissépticos a base de álcool, gel e glicerinado, para prevenir a proliferação do coronavírus, uma vez que o mercado não está conseguindo dar conta da grande procura por estes produtos devido à pandemia”, explica o diretor de Gestão de Extensão e participante do projeto, professor Athelson Bittencourt.

Além de atender às necessidades do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam), do Instituto de Odontologia (Ioufes) e da comunidade universitária em geral, os antissépticos também serão distribuídos ao sistema público de saúde e comunidades carentes.

Isso porque, outro fator destacado por Bittencourt, além da pouca disponibilidade dos produtos, os preços estão elevados, o que dificulta a aquisição por parte das pessoas de baixa renda.

A equipe envolvida no projeto é formada por representantes da Administração Central, da Proex, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análise de Petróleo (Labpetro) e de outros departamentos de ensino. A iniciativa conta também com a parceria do setor privado, que está contribuindo com doações.

A estimativa é de produzir 20 mil litros de antissépticos nesses primeiros três meses. “Para isso estamos utilizando a estrutura laboratorial dos departamentos de Ciências Farmacêuticas, Ciências Fisiológicas e Morfologia. A produção vai depender de recursos da Universidade e da ajuda que estamos recebendo da iniciativa privada. É uma ação de impacto muito importante e imediato, visto que a assepsia é uma das principais armas para evitar a propagação da COVID-19. Trata-se de mais uma contribuição fundamental da Ufes no combate a essa pandemia”, ressalta Bittencourt.

Alegre

No campus de Alegre, professores e estudantes dos cursos de Química e Farmácia do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS/Ufes), com o apoio da direção do Centro, também iniciaram a produção de álcool 70%, líquido e gel. Os produtos serão destinados ao Lar dos Idosos Luiza de Marilac, à Unidade Sentinela e ao Pronto-Socorro de Alegre.

A ação começou com uma iniciativa da professora do Departamento de Química e Física do CCENS, Patrícia Pinheiro, que, juntamente com a professora do Departamento de Farmácia e Nutrição e diretora do Centro, Neuza Brunoro, promoveu uma campanha de arrecadação de álcool com professores do campus. Os donativos foram encaminhados ao Laboratório de Produção Farmacêutica do curso de Farmácia e a produção, que contou com a participação de estudantes, foi coordenada pela professora do Departamento de Farmácia e Nutrição, Janaina Villanova.

Até o momento, foram manipulados 15 litros de álcool 70% e 25 kg de álcool gel. Segundo a coordenadora, na medida em que novas doações de álcool chegarem, a produção será ampliada e doada ao sistema de saúde do município.

Villanova ressalta a importância das ações que a comunidade acadêmica realiza para prevenir a disseminação do coronavírus, além de fazerem parte do processo de formação dos estudantes. “Cuidar da saúde das pessoas é uma das atribuições deste profissional da saúde e este cuidado farmacêutico pode ser oferecido de várias formas, entre as quais produzindo itens de higiene e limpeza para os profissionais de saúde e para a população em geral”, enfatiza.

São Mateus

No campus de São Mateus, o Centro Universitário do Norte do Espírito Santo (Ceunes) também prevê para esta semana o início da doação de álcool antisséptico. A iniciativa, coordenada pela professora do Departamento de Ciências da Saúde (DCS) Fabiana Vieira Lima, visa produzir mil unidades de álcool gel e glicerinado (um total de aproximadamente 300 litros) para serem distribuídos em postos de saúde e em comunidades vulneráveis da região.

Os insumos, como embalagens e álcool em solução, foram conseguidos por meio da Universidade e da doação de empresas locais. A produção é realizada por professores dos departamentos de Farmácia e de Engenharia Química, com a participação de estudantes do 5º período do curso de Farmácia. O projeto conta ainda com o apoio da direção do Centro, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e dos laboratórios de Famacotecnia e Bioquímica do Ceunes.

Texto: Jorge Medina e Vinícius Fontana
Foto: Divulgação CCENS

Publicado em 28 de Abril de 2020.