Unapi mantém atendimento a idosos com recursos on-line e abordagem por telefone

Nesse momento em que o isolamento social é recomendado, principalmente para preservar a saúde de pessoas com 60 anos ou mais, o projeto Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi) encontrou uma alternativa para continuar atendendo seus participantes e cumprir seu papel de melhorar a qualidade de vida de pessoas dessa faixa etária. As atividades presenciais foram adaptadas para a modalidade on-line, com o envio de recursos de áudio, vídeos e imagens, de acordo com a programação, para quatro grupos criados no WhatsApp, com 25 participantes cada um.

Entre as propostas, estão a da prática de exercícios físicos ou alongamento, para promover a saúde dos idosos, além da realização de cursos de espanhol e de direitos e deveres das pessoas idosas. Os momentos de lazer e socialização ficam por conta da exibição de curtas-metragens indicados ao Oscar e da utilização de técnicas como músicas, poesias, crônicas, adivinhações e fotos.

Em outra ação, o objetivo é promover relaxamento, diversão e interação, utilizando imagens e vídeos de humor. Monique Cordeiro, uma das coordenadoras do Unapi, explica que essa iniciativa foi motivada por preocupações observadas em parte dos participantes: “Alguns idosos relataram medo e ansiedade devido às notícias da pandemia, principalmente pelo fato da doença atingir esse público de maneira mais grave. Dessa forma, esse ‘espaço’ permite que eles possam descontrair e rir, o que também é importante para a promoção da saúde”.

Segundo a coordenadora, é importante que os participantes saibam que muitas pessoas estão na mesma situação, criando assim uma rede de apoio com a qual se pode contar nesse momento.

Abordagem

Esclarecer dúvidas, promover a educação em saúde e fazer o levantamento de questões sociais e de saúde mental é o objetivo de outra proposta da Unapi, por meio do módulo Saúde e Qualidade de Vida. Cerca de 200 idosos cadastrados no projeto serão abordados por telefone, ao longo do período de quarentena. Os voluntários, estudantes e professores do curso de Enfermagem, conversam com 40 idosos por dia, coletando informações específicas, verificando como eles estão enfrentando a situação e tirando suas dúvidas.

Para auxiliar as abordagens, foi desenvolvido um Guia Rápido sobre o Coronavírus e a COVID-19, explicando sobre o vírus, sintomas da doença, formas de contaminação e de proteção.

Uma das responsáveis pela iniciativa, a professora Fabiana Xavier, ressalta a importância da abordagem individual desse público-alvo para que eles se sintam acolhidos nesse momento de incertezas e de confinamento. “Entre os idosos, existem formas diferentes de entender e lidar com o isolamento social. Estamos deixando claro que eles podem contar conosco e sanando as dúvidas que surgem no momento da conversa”.

A docente acrescenta que, apesar de todos nós estarmos em uma situação de possível contaminação, de acordo com os dados da OMS, os idosos apresentam as formas mais graves da COVID-19, por uma série de fatores, entre elas a ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão.

Texto: Nábila Corrêa

Publicado em 22 de Abril de 2020.