Ações de universidades federais beneficiaram mais de 85 milhões de pessoas em 2020

Mais de 85 milhões de pessoas beneficiadas em várias frentes de apoio e enfrentamento à pandemia e mais de 2 mil pesquisas desenvolvidas exclusivamente sobre covid. Esses são alguns dos resultados divulgados pela pesquisa Conhecimento e Cidadania, realizada pelo Colégio de Gestores de Comunicação (Cogecom) da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e apresentada nesta segunda-feira, 31 por meio do canal da Andifes no YouTube.

Veja o levantamento completo no arquivo anexado abaixo.

A pesquisa apurou as ações de combate à pandemia e mitigação de seus efeitos realizadas pelas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) durante o ano de 2020, e contém informações de 48 instituições, dentre elas a Ufes.

Outros dados levantados foram a oferta de 2 mil leitos para pacientes com covid nos hospitais vinculados às universidades federais, e a produção e distribuição gratuita de 691.471 litros de álcool líquido e gel, 651.254 máscaras e 515,079 face Shields. A pesquisa indicou ainda a realização de 73.825 projetos de pesquisa e 29.451 de extensão, além de um total de 50.066 estudantes de graduação formados no período.

“Nós temos falado muito, desde o início da pandemia, que as universidades federais não pararam. Mas esse levantamento mostra isso em números, mostra concretamente o que a gente fez, apesar da pandemia e da suspensão das atividades presenciais. O levantamento mostra também o que é a universidade, o que ela faz e qual é a produção que atende grande parte da população. Mostra que a atividade que a universidade realiza não é só para seu público interno, mas uma atividade que se expande para a sociedade como um todo”, afirmou a reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Angélica Guimarães (UFSB), que participou da apresentação representando a diretoria da Andifes.

“Essa apresentação é muito oportuna num momento em que nós lutamos pela recomposição do orçamento das universidades públicas brasileiras. É do conhecimento de todos o grau de dificuldades que estamos enfrentando com esse cenário”, complementou o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e também membro da diretoria da entidade, Paulo Afonso Burmann.

O levantamento teve participação de 70% das instituições que compõem a rede federal de ensino superior e faz parte da campanha Conhecimento e Cidadania. Juntos pela Vacina.

Texto: Thereza Marinho

Publicado em 31 de maio de 2021.