Cartilhas

Grupos de pesquisa e de extensão da Ufes têm produzido cartilhas e artigos com orientações para o público, para o período de quarentena motivado pela pandemia de Covid-19, a doença do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Confira os materiais:

COVID - Informações gerais

Coronavírus: o que você precisa fazer 

O projeto de extensão Informação, uma arma poderosa para combater a COVID-19 nas comunidades, do Departamento de Morfologia do Centro de Ciências da Saúde, preparou o material, que apresenta, em tópicos, os cuidados com relação à doença e orienta o uso correto de máscara e o processo de higienização.  

Entenda o que é COVID-19 para se proteger

O projeto de extensão Ações de Educação Ambiental em Escolas de Ensino Fundamental e Médio da Região do Caparaó, vinculado ao Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE), em Alegre, preparou essa cartilha, com informações básicas sobre a doença e as medidas de prevenção, que está sendo distribuída, junto com cestas de alimentos e de higiene, a famílias de estudantes da rede pública da região.

Deficiência auditiva

Pesquisadores da Ufes estão participando de um projeto nacional que tem como um dos objetivos desenvolver materiais ilustrativos psicoeducativos relacionados à COVID-19 para o apoio e atendimento a pessoas com deficiência auditiva. Trata-se do grupo Força-Tarefa PsiCOVIDa: conhecimento científico a favor do bem-estar, que é composto por profissionais de várias instituições nacionais e estrangeiras, sob a coordenação de pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC - Campinas).Na Ufes, o grupo Deficiência Auditiva PsciCOVIDa  já elaborou três cartilhas destinadas às famílias de crianças e adolescentes com deficiência auditiva e a profissionais de saúde:

Cartilha às famílias de crianças e adolescentes com deficiência auditiva: acolhimento e direcionamentos em tempos de pandemia

Aborda aspectos dos cuidados com os dispositivos auditivos, especialmente em termos de higienização; cuidados gerais com a saúde, direitos e benefícios; e atividades de estimulação de habilidades comunicativas; com foco no enfrentamento da pandemia pelo COVID-19

Aulas por meios digitais e a comunicação com alunos(as) com deficiência auditiva em tempos de pandemia: guia para professores 

Traz aspectos relacionados à deficiência auditiva, uso de dispositivo(s) auditivo(s) e assistivo(s); estratégias para auxiliar na comunicação (legendas, Libras e mensagens de texto); dicas para uso de plataformas virtuais para aulas a distância e videoaulas; conectividade e como utilizar o Sistema de Frequência Modulada FM/Microfone Remoto em casa.

Saúde auditiva e biossegurança em tempos de pandemia

Trata de aspectos relacionados aos atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) e na rede privada; estratégias para o acolhimento dos pacientes/clientes; e orientações de biossegurança para os atendimentos.

Educação Física

Carta aberta à comunidade sobre treinos em casa

Os professores de Educação Física da Ufes que integram o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ciências do Movimento Corporal (Nupem)  orientam sobre a prática de exercícios físicos em casa no período de isolamento.

Fisioterapia

Diário de exercícios fisioterapêuticos: pacientes estáveis com suspeita ou confirmação de COVID-19

Professores do Departamento de Fisioterapia prepararam esse material, que contém vários exemplos de exercícios de fisioterapia que podem ser realizados por conta própria pelos pacientes, de modo a minimizar os efeitos negativos da mobilidade reduzida devido à internação hospitalar. No documento, também são encontradas informações sobre a COVID-19, sua prevenção, orientações de como fazer os exercícios de forma correta e como medir a sensação de cansaço durante as atividades.

Fonoaudiologia

Orientações promotoras de vida saudável para idosos em período de isolamento social na pandemia COVID-19

Elaborada pelo Programa de Investigação e Intervenção na Saúde do Idoso, do Departamento de Fonoaudiologia da Ufes, a cartilha objetiva contribuir com a manutenção da qualidade de vida dos idosos e de seus cuidadores, neste período de isolamento social provocado pela pandemia da COVID-19. O material traz sugestões sobre autocuidado, cuidado com o outro e estimulação cognitiva e auditiva na terceira idade.

Maternidade e Gestação

Maternidade em tempos de COVID-19: como enfrentar a pandemia quando sou mãe de um bebê menor de seis meses?

Elaborado pelo residentes do Programa Multiprofissional em Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, destaca temas como os cuidados com o recém-nascido, sua amamentação e como desenvolver uma vida saudável para os bebês e para as mães, uma vez que, depois do pós-parto, a mulher permanece ainda em um estado de vulnerabilidade, devido às transformações físicas e psíquicas ocorridas durante a gravidez.

Vivendo em tempos de COVID-19: o que posso fazer quando sou gestante

O mesmo grupo preparou este outro documento que aborda os questionamentos que surgem durante a gravidez em plena pandemia, explica a probabilidade de a mãe transmitir o vírus para o bebê e de como é realizado o atendimento hospitalar durante o parto. Além disso, orienta as mães sobre como fazer um chá de bebê seguro durante o isolamento social e como cuidar do estado emocional dos pais durante a gestação. 

Cartilha orienta gestantes sobre os cuidados extras a serem adotados durante a pandemia

O Projeto de Extensão Fisio Mulher, do Departamento de Fisioterapia do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Ufes, editou a Cartilha de orientações para prevenção da COVID-19 na gestação.

Infância

Laboratório de Psicologia lança cartilha para crianças sobre enfrentamento ao isolamento social

Não posso sair de casa! E agora? Esse é o título da cartilha produzida pelo Laboratório de Pesquisa em Psicologia Pediátrica (LAPEPP), do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Ufes, voltada para crianças que precisam lidar com o isolamento social em tempos de pandemia. Elaborada a partir da tese de doutorado de Schwanny Vicente, orientada pelas professoras Kely de Paula e Fabiana Ramos, a publicação contou também com a participação das psicólogas Cláudia Roseiro e Camila Mancini.

Nutrição

Alimentação Saudável no Cotidiano de uma Quarentena (e além)

A professora do Departamento de Nutrição da Ufes, Maria del Carmen Bisi Molina, produziu um artigo no qual destaca a importância de uma alimentação adequada para a manutenção e recuperação da saúde. Ela também fornece uma lista de alimentos e nutrientes importantes, ensina como higienizar os alimentos e ainda compartilha algumas receitas.

Comer emocional: como lidar com a relação entre comida e emoções em tempos de distanciamento social

Elaborada pelos grupos de estudos em Comportamento Alimentar (Gecal) e de Pesquisa em Nutrição, Saúde do Trabalhador e Doenças Crônicas (Gemnut), ambos do Departamento de Educação Integrada em Saúde do Centro de Ciências da Saúde (Deis/CCS) da Ufesa cartilha apresenta tópicos que explicam por que comemos e o que comemos, as diversas motivações para comer e o distanciamento social, como lidar com a fome emocional e a diferença entre fome física e fome emocional.

Coronavírus (COVID-19) - Mitos e Verdades: O que é preciso saber sobre alimentação?

Essa cartilha, elaborada por integrantes do projeto de extensão Boas Práticas de Manipulação em Serviços de Alimentação: Avaliação e Orientação para Produção de Alimentos Seguros, coordenado pela professora Jackline Brilhante de São José, trata de quais alimentos e atitudes podem reforçar índices de vitaminas no corpo (especialmente as vitaminas C e D) e desmente sobre receitas têm sido divulgadas como indicadas para combater o vírus. A publicação reforça, ainda, quais são os cuidados comprovados que podem evitar a transmissão e o contágio.

Cuidados para manipuladores de alimentos em estabelecimentos comerciais, em tempos de pandemia da COVID-19

O documento divulga boas práticas na manipulação de alimentos em estabelecimentos comerciais. O objetivo é que as orientações ajudem a diminuir ou a evitar a transmissão do novo coronavírus e a proteger os trabalhadores no exercício de suas profissões.

Higiene de alimentos em tempos de COVID-19: O que é preciso saber?

O documento, também desenvolvido pelo projeto de extensão, trata de cuidados que vão desde a compra, passando pela higienização de embalagens e de frutas e hortaliças, pelos cuidados com as superfícies e utensílios, até os cuidados com as mãos e com o preparo de alimentos.

Nutrição em época da coronavírus: orientações para indivíduos com diabetes, hipertensão e asma

Lançada pelo Grupo de Pesquisa em Nutrição, Saúde do Trabalhador e Doenças Crônicas, do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde (PPGNS). Traz dicas  para a pessoa que tem uma dessas doenças crônicas buscar, por meio da alimentação, fortalecer o organismo.

Serviços delivery em tempos de Covid-19: o que é preciso saber ao receber os alimentos? 

O Grupo de Pesquisa em Microbiologia, Higiene e Controle de Qualidade dos Alimentos preparou, junto com o projeto de extensão Boas Práticas de Manipulação em Serviços de Alimentação: Avaliação e Orientação para Produção de Alimentos Seguros, esta publicação, que aborda procedimentos relativos à realização do pedido, ao pagamento, ao recebimento do alimento e à sua retirada das embalagens para o consumo.

Odontologia

Prevenção contra a COVID-19

Os residentes do curso de Odontologia no Programa Multiprofissional em Atenção em Saúde da Criança e do Adolescente, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Ufes, sob a coordenação da professora de Odontopediatria e Biossegurança em Odontologia, Lilian City Sarmento, elaboraram essa cartilha que apresenta a doença e as principais medidas de proteção, com foco na população em geral e em profissionais da área de saúde. A ação é parte do programa do Governo Federal O Brasil Conta Comigo: residentes em Saúde, do qual os residentes da Ufes estão participando.

Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) na Odontologia frente à COVID-19

Também elaborada pelos residentes, relata os procedimentos necessários de utilização e higienização dos equipamentos odontológicos. O objetivo é garantir a segurança dos profissionais nos tratamentos odontológicos em tempos de pandemia e divulgar formas corretas de prevenção e de ações que visam à proteção desses profissionais durante o atendimento.

Serviço Social

Violência contra a mulher em tempos de quarentena

Residentes em Serviço Social do Programa Multiprofissional em Atenção em Saúde da Criança e do Adolescente, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Ufes, editaram o documento em que são encontradas explicações sobre o que é violência doméstica e seus tipos, além de orientar as pessoas sobre como denunciar o agressor. A ação é parte do programa do Governo Federal O Brasil Conta Comigo: residentes em Saúde, do qual os residentes da Ufes estão participando.

Terapia Ocupacional

Rotina pós-COVID-19: orientações da Terapia Ocupacional

Quais são os cuidados que os pacientes pós-COVID-19 devem ter após o período de internação hospitalar? Foi para responder a esse questionamento e, ao mesmo tempo, auxiliar os pacientes nesse momento de readaptação depois da internação, que o Laboratório de Análise Funcional e Ajudas Técnicas (Lafatec), do Departamento de Terapia Ocupacional da Ufes, elaborou essa cartilha.

Tecnologia assistiva e o enfrentamento à COVID-19: orientações de higienização de dispositivos para pessoas com deficiência

Professores e estudantes do curso de Teoria Ocupacional da Ufes, em conjunto com o projeto de extensão Tato I3D, desenvolveram a cartilha com o objetivo de orientar sobre os cuidados diferenciados com a higienização para esse grupo de pessoas, principalmente em tempos de pandemia, como a da COVID-19.

 

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