Informações sobre a doença
A pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) afetou profundamente o funcionamento da sociedade e da Ufes, principalmente depois de ser decretada emergência internacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 11 de março de 2020, e do primeiro registro de morte no Brasil, seguido da tomada de uma série de medidas de precaução e de combate à covid-19.
Apesar de a doença já ter atingido milhões de pessoas no mundo e causado milhões de mortes – milhares delas em nosso país - e do processo de vacinação já ter começado, o processo de imunização da população tem ocorrido em um ritmo lento. Por outro lado, as novas cepas de Sars-CoV-2 têm provocado o aumento da velocidade de transmissão e uma nova onda de aumento do número de casos e de óbitos, levando à alta ocupação de leitos hospitalares para tratamento de covid-19, tanto em enfermarias quanto em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), e provocando o colapso do sistema de saúde em diversos locais do Brasil.
Esta página tem o objetivo de concentrar as principais informações relativas ao novo coronavírus, a fim de orientar a comunidade acadêmica e a sociedade.
Transmissão do vírus
A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias expelidas pelo nariz ou pela boca quando a pessoa infectada espirra, tosse ou fala. As gotículas podem ficar depositadas em objetos ou superfícies por horas e é possível contrair o vírus ao tocá-los e depois colocar a mão nos olhos, no nariz ou na boca, por toque direto ou aperto de mão. Além disso, aerossóis podem ficar suspensos no ar, ser carregados por maiores distâncias e inclusive passar por frestas de máscaras sem vedação adequada.
Uma pessoa pode incubar o vírus pelo período de dois a 14 dias. Esse novo vírus requer atenção, uma vez que pode ser transmitido por pessoas assintomáticas e apresentar resultado positivo mesmo após a cura da doença.
Medidas de prevenção
As medidas de prevenção são essenciais para reduzir a transmissão da doença. Veja abaixo algumas orientações em relação à covid-19, detalhadas no Plano de Biossegurança da Ufes em tempos de covid-19:
-
Use máscara ao sair de casa (veja mais sobre isso abaixo);
-
Lave frequentemente as mãos com água e sabão ou use álcool (70%) para higienização;
-
Evite tocar nos olhos, no nariz e na boca;
-
Mantenha o distanciamento social de, pelo menos, 1,5 metro em relação a qualquer pessoa;
-
Evite aglomerações e espaços fechados;
-
Mantenha os ambientes bem ventilados; e
-
Não compartilhe objetos pessoais.
Sintomas
Os sintomas clássicos são febre, fraqueza muscular, tosse seca e dificuldade para respirar. Em alguns casos, pode haver coriza, obstrução nasal ou problemas gastrointestinais. É preciso ficar atento e, diante desses sintomas, procurar atendimento em uma unidade de saúde.
Medidas recomendadas em caso de sintomas:
-
Cubra o nariz e a boca ao espirrar ou tossir, e higienize as mãos em seguida;
-
Utilize lenço descartável para higiene nasal (descartar imediatamente após o uso e realizar a higiene das mãos);
-
Caso manifeste sintomas de covid-19, procure o serviço de saúde para fazer o teste e adote as medidas de prevenção mesmo dentro de casa a fim de proteger os demais membros da família.
Uso da máscara
-
Pesquisas mais recentes recomendam o uso de máscaras mais reforçadas: o modelo PFF2/N95 é o mais recomendado; caso não seja possível, usar máscara cirúrgica, máscara de tecido com dupla filtragem ou duas máscaras de tecido;
-
Limpe as mãos antes de colocar a máscara;
-
Inspecione a máscara para verificar a existência de rasgos ou buracos, não use uma máscara que esteja danificada;
-
Ajuste a máscara para cobrir boca, nariz e queixo, sem deixar lacunas nas laterais;
-
Evite tocar na máscara enquanto a estiver usando;
-
Troque sua máscara se estiver suja ou molhada;
-
Limpe as mãos antes de tirar a máscara;
-
Retire a máscara removendo-a por trás das orelhas, sem tocar na parte frontal da máscara;
-
Limpe as mãos após remover a máscara.
Cuidados corretos:
- Se a sua máscara de tecido não estiver suja ou úmida e você planeja reutilizá-la, coloque-a em um saco plástico descartável limpo e hermeticamente fechado. Se você precisar usá-la novamente, segure a máscara nas alças elásticas ao removê-la do saco.
- Lave as máscaras de tecido com sabão ou detergente e de preferência com água quente (pelo menos 60 graus) pelo menos uma vez por dia.
- Se não houver água quente, lave a máscara com sabão/detergente e água à temperatura ambiente, seguida de fervura da máscara por 1 minuto. Outra opção é embeber a máscara em cloro a 0,1% por 1 minuto e enxaguá-la completamente com água em temperatura ambiente (não deve haver nenhum resíduo tóxico de cloro na máscara).
- Garanta que você possui sua própria máscara e não a compartilhe com outras pessoas.
Fake news
Em caso de dúvidas referentes a alguma informação sobre o coronavírus, pode se confirmar se as mensagens são verdadeiras no canal Saúde sem Fake News, no endereço www.saude.gov.br/fakenews.
Caso não encontre sua dúvida no site, envie uma mensagem para o WhatsApp: (61) 99289-4640 ou ligue para o Disque Saúde 136, disponível 24 horas por dia - a ligação é gratuita.
*Considerando dados de 17 de março de 2020.