Publicações oficiais

Universidade Federal do Espírito Santo

BOLETINS INFORMATIVOS COE-UFES

O Boletim Informativo é previsto no item VII do artigo primeiro da Resolução nº 56/2020 e tem periodicidade quinzenal.

PLANO DE CONTINGÊNCIA DA UFES (terceira edição)

Apresenta as estratégias a serem implementadas durante o período de isolamento social e num futuro cenário pós-pandemia.

PLANO DE BIOSSEGURANÇA DA UFES (segunda edição)

Apresenta as recomendações do Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) a fim de prevenir e mitigar os efeitos da covid em seus membros e respectivos familiares, bem como em relação à sociedade em geral.

Auxílio Emergencial de Inclusão e de Acessibilidade Digital

Saiba mais sobre estes auxílios, conheça as condições e procedimentos referentes à prestação de contas e tire dúvidas sobre o apoio à inclusão digital e acessibilidade.

Conselho Universitário da Ufes (CUn)

RESOLUÇÃO nº. 40/2020 - Cun

Prorrogar o prazo estabelecido no art. 6º da Resolução nº 35/2020 deste Conselho, até 31 de maio de 2021.

RESOLUÇÃO nº. 37/2020 - Cun

Regulamenta a reorganização das atividades administrativas e acadêmicas, assim como eventos no âmbito da Ufes como medida de prevenção à Covid-19 e o retorno gradual e seguro às atividades presenciais.

RESOLUÇÃO nº. 35/2020 - CUn

Converte, em caráter excepcional e temporário, os auxílios moradia, transporte e material de consumo previsto no Proaes-Ufes em “Auxílio Permanência Emergencial” devido à pandemia (Covid-19).

RESOLUÇÃO nº. 30/2020 - CUn

Cria o ‘Auxílio Emergencial de Inclusão Digitalpara os estudantes pré PEC-G da Universidade Federal do Espírito Santo', visando a contribuir para a inclusão digital no desenvolvimento das atividades previstas do curso preparatório para a prova de proficiência em português (Celp-Bras) no programa pré PEC-G.

RESOLUÇÃO nº. 24/2020 - CUn

Cria o Auxílio Emergencial de Inclusão e Acessibilidade Digital para os estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo, visando a contribuir para a inclusão e acessibilidade digital no desenvolvimento das atividades acadêmicas realizadas praticadas pelo Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte).

RESOLUÇÃO nº. 23/2020 - CUn

Regulamenta a reorganização das atividades administrativas, acadêmicas e eventos no âmbito da Ufes como medida de prevenção à Covid-19.

Confira as demais resoluções do CUn, bem como os arquivos anexos em versão editável, clicando neste link.

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe)

RESOLUÇÃO nº. 59/2020 - Cepe

Regulamenta os encargos docentes do Magistério Superior e do Ensino Básico Técnico e Tecnológico – EBTT, no segundo semestre especial 2020, da Universidade Federal do Espírito Santo.

Resolução nº. 58/2020 - Cepe

Adota providências para o Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial – Earte de Pós Graduação em tempos de pandemia.

Resolução nº. 56/2020 - Cepe

Aprova o Ensino Remoto Temporário e Emergencial - Earte, regulamenta a adoção do ensino híbrido em condições específicas, a oferta de disciplinas no segundo semestre letivo especial de 2020 nos cursos de graduação da Universidade Federal do Espírito Santo e o funcionamento do Centro de Educação Infantil Criarte.

RESOLUÇÃO nº. 42/2020 - Cepe

Aprova o calendário acadêmico desta Universidade para o semestre letivo 2020/2, conforme anexo desta Resolução.

RESOLUÇÃO nº. 33/2020 - Cepe

Normatiza a flexibilização das normas acadêmicas para os cursos de graduação da Universidade Federal do Espírito Santo no ano letivo de 2020.

RESOLUÇÃO nº. 32/2020 - Cepe

Regulamenta os encargos docentes e EBTT no semestre especial 2020, bem como questões de direito relacionadas, envolvendo progressão funcional, estágio probatório.

RESOLUÇÃO nº. 31/2020 - Cepe

Aprova o calendário acadêmico para o semestre especial 2020/1

RESOLUÇÃO nº. 30/2020 - Cepe

Aprova o Earte e regulamenta a oferta de disciplinas do primeiro semestre especial de 2020 nos cursos de graduação da Universidade Federal do Espírito Santo.

RESOLUÇÃO nº. 29/2020 - Cepe

Adota providências para o Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial – Earte de Pós-Graduação em tempos de pandemia.

RESOLUÇÃO nº. 19/2020 - Cepe

Aprovar como Atividades Acadêmicas Emergenciais (ACEs) as disciplinas da graduação de natureza Trabalho de Conclusão de Curso, Monografia, Projeto Final ou Trabalho Final e as Atividades Acadêmicas Complementares, oferecidas para estudantes de cursos de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes.

Conheça as demais resoluções do Cepe clicando neste link.

Pró-Reitoria de Graduação (Prograd)

Instrução Normativa Prograd nº 002/2020 - Orienta sobre o cômputo de frequência e regulamenta o regime de exercícios domiciliares para estudantes que testarem positivo para Covid19, durante o segundo semestre especial do ano letivo de 2020, na Universidade Federal do Espírito Santo.

Governo do Estado do Espírito Santo

O site Coronavírus ES agrega, em sua página de Legislação, as principais medidas governamentais relativas à pandemia no estado. Clique aqui para acessar.

Diário Oficial do ES

O mapa de risco vigente e outras portarias e decretos referentes ao combate à covid-19 podem ser conferidos no Diário Oficial do Espírito Santo, principalmente nas Edições Extras, publicadas aos sábados.

Secretaria de Estado do Espírito Santo

Plano Estadual de Operacionalização da vacinação contra a COVID-19

Plano de contingência do Espírito Santo para o COVID-19

Notas técnicas da Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo sobre o coronavírus

Governo Federal

Leis Federais

Medida Provisória n° 934, de 2020

Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020 (ver abaixo, nas publicações do Ministério da Saúde).

Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020

Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019.

Ministério da Educação

Portaria Nº 1.038, de 7 de dezembro de 2020

Altera a Portaria MEC nº 544, de 16 de junho de 2020, que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meio digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e a Portaria MEC nº 1.030, de 1º de dezembro de 2020, que dispõe sobre o retorno às aulas presenciais e sobre caráter excepcional de utilização de recursos educacionais digitais para integralização da carga horária das atividades pedagógicas, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19.

Portaria Nº 1.030, de 1º de dezembro de 2020

Dispõe sobre o retorno às aulas presenciais e sobre caráter excepcional de utilização de recursos educacionais digitais para integralização da carga horária das atividades pedagógicas enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Esta Portaria entra em vigor em 4 de janeiro de 2021 e, a partir da data citada, fica revogada a Portaria MEC nº 544, de 16 de junho de 2020.

Portaria Nº 544, de 16 de junho de 2020

Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020.

– a Portaria 544/2020 do Ministério da Educação, que autoriza as universidades federais a adotar aulas em meios digitais em substituição às aulas presenciais enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus, e a MP 934/2020, que estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento à COVID-19.

Portaria Nº 356, de 20 de março de 2020

Dispõe sobre a atuação dos alunos dos cursos da área de saúde no combate à pandemia do COVID-19 (coronavírus).
 

Ministério da Saúde

PLANO NACIONAL DE OPERACIONALIZAÇÃO DA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

Boletins Epidemiológicos sobre Coronavírus

    Editados pela Secretaria de Vigilância em Saúde do MS, são publicações de caráter técnico-científico para os casos de monitoramento e investigação de doenças específicas. No Boletim Epidemiológico são publicadas descrições de monitoramento de eventos e doenças com potencial para desencadear emergência de Saúde Pública; análises da situação epidemiológica de doenças e agravos de responsabilidade da SVS; relatos de investigação de surtos e de outros temas de interesse da Vigilância em Saúde para o Brasil.

    Protocolo de Manejo do Coronavírus do Ministério da Saúde

    Painel de Coronavírus do Ministério da Saúde

     

    Conselho Federal de Medicina

    Posição do Conselho Federal de Medicina sobre a pandemia de COVID‐19: contexto, análise de medidas e recomendações

     

    Ministério Público do Trabalho

    NOTA TÉCNICA CONJUNTA 04/2020, de PGT/COORDIGUALDADE/CODEMAT/CONAETE/CONAFRET/CONAP

    Nota Técnica para a atuação do Ministério Público do Trabalho em face das medidas governamentais de contenção da pandemia da doença infecciosa (COVID 19) para trabalhadoras etrabalhadoresdomésticos, cuidadoresou vinculados a empresas ou plataformas digitais de serviços de limpeza ou de cuidado

     

    Acesso à informação
    Transparência Pública

    © 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
    Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910