Publicações oficiais
Universidade Federal do Espírito Santo
BOLETINS INFORMATIVOS COE-UFES
O Boletim Informativo é previsto no item VII do artigo primeiro da Resolução nº 56/2020 e tem periodicidade quinzenal.
PLANO DE CONTINGÊNCIA DA UFES (terceira edição)
Apresenta as estratégias a serem implementadas durante o período de isolamento social e num futuro cenário pós-pandemia.
PLANO DE BIOSSEGURANÇA DA UFES PARA RETORNO PRESENCIAL
Versão atualizada com recomendações do Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) para orientar a comunidade acadêmica quantos aos parâmetros utilizados para o retorno seguro das atividades presenciais, de acordo com o Plano de Contingência da Ufes.
PORTARIA NORMATIVA Nº 44, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2022
Recomenda o uso de máscara facial em ambientes fechados da Ufes com aglomeração de pessoas.
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 12/2022-PROGEP
Estabelece orientações às chefias e trabalhadores para a retomada das atividades presenciais com controle de riscos na universidade, de acordo com a Resolução nº 4 de 1º de abril de 2022, alterada pela Resolução nº 8, de 2 de junho de 2022, do Conselho Universitário da Ufes.
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 7/2022-PROGRAD
Orienta sobre a continuidade das aulas nos cursos de graduação da Universidade Federal do Espírito Santo no primeiro semestre de 2022.
AUXÍLIO EMERGENCIAL DE INCLUSÃO E DE ACESSIBILIDADE DIGITAL
Saiba mais sobre estes auxílios, conheça as condições e procedimentos referentes à prestação de contas e tire dúvidas sobre o apoio à inclusão digital e acessibilidade.
Conselho Universitário da Ufes (CUn)
Regulamenta a retomada das atividades presenciais com controle de riscos no âmbito da Ufes.
Cria o Auxílio Emergencial de Inclusão e Acessibilidade Digital - EAD para os estudantes dos cursos na modalidade a distância da Universidade Federal do Espírito Santo, visando a contribuir para a inclusão digital no desenvolvimento das atividades acadêmicas praticadas pelo Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial - Earte.
Prorrogar o prazo estabelecido no art. 6º da Resolução nº 35/2020 deste Conselho, até 31 de maio de 2021.
Regulamenta a reorganização das atividades administrativas e acadêmicas, assim como eventos no âmbito da Ufes como medida de prevenção à Covid-19 e o retorno gradual e seguro às atividades presenciais.
Converte, em caráter excepcional e temporário, os auxílios moradia, transporte e material de consumo previsto no Proaes-Ufes em “Auxílio Permanência Emergencial” devido à pandemia (Covid-19).
Cria o ‘Auxílio Emergencial de Inclusão Digitalpara os estudantes pré PEC-G da Universidade Federal do Espírito Santo', visando a contribuir para a inclusão digital no desenvolvimento das atividades previstas do curso preparatório para a prova de proficiência em português (Celp-Bras) no programa pré PEC-G.
Cria o Auxílio Emergencial de Inclusão e Acessibilidade Digital para os estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo, visando a contribuir para a inclusão e acessibilidade digital no desenvolvimento das atividades acadêmicas realizadas praticadas pelo Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte).
Regulamenta a reorganização das atividades administrativas, acadêmicas e eventos no âmbito da Ufes como medida de prevenção à Covid-19.
Confira as demais resoluções do CUn, bem como os arquivos anexos em versão editável, clicando neste link.
Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe)
Estabelece orientações para o retorno das atividades letivas dos programas de pós-graduação stricto sensu durante a Fase 4 do Plano de Contingência da Ufes.
Normatiza o retorno com controle de riscos das aulas presenciais e regulamenta o EnsinoAprendizagem Remoto Temporário e Emergencial - Earte e atividades híbridas para adoção em caráter emergencial e temporário nos cursos de graduação da Universidade Federal do Espírito Santo.
Aprova o Ensino Remoto Temporário e Emergencial – Earte, regulamenta a adoção do ensino híbrido em condições específicas, a oferta de disciplinas no segundo semestre letivo especial de 2021 nos cursos de graduação da Universidade Federal do Espírito Santo e o funcionamento do Centro de Educação Infantil – Criarte
Regulamenta os encargos docentes do Magistério Superior e do Ensino Básico Técnico e Tecnológico – EBTT, no segundo semestre especial 2020, da Universidade Federal do Espírito Santo.
Adota providências para o Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial – Earte de Pós Graduação em tempos de pandemia.
Aprova o Ensino Remoto Temporário e Emergencial - Earte, regulamenta a adoção do ensino híbrido em condições específicas, a oferta de disciplinas no segundo semestre letivo especial de 2020 nos cursos de graduação da Universidade Federal do Espírito Santo e o funcionamento do Centro de Educação Infantil Criarte.
Aprova o calendário acadêmico desta Universidade para o semestre letivo 2020/2, conforme anexo desta Resolução.
Normatiza a flexibilização das normas acadêmicas para os cursos de graduação da Universidade Federal do Espírito Santo no ano letivo de 2020.
Regulamenta os encargos docentes e EBTT no semestre especial 2020, bem como questões de direito relacionadas, envolvendo progressão funcional, estágio probatório.
Aprova o calendário acadêmico para o semestre especial 2020/1
Aprova o Earte e regulamenta a oferta de disciplinas do primeiro semestre especial de 2020 nos cursos de graduação da Universidade Federal do Espírito Santo.
Adota providências para o Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial – Earte de Pós-Graduação em tempos de pandemia.
Aprovar como Atividades Acadêmicas Emergenciais (ACEs) as disciplinas da graduação de natureza Trabalho de Conclusão de Curso, Monografia, Projeto Final ou Trabalho Final e as Atividades Acadêmicas Complementares, oferecidas para estudantes de cursos de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes.
Conheça as demais resoluções do Cepe clicando neste link.
Pró-Reitoria de Graduação (Prograd)
Instrução Normativa Prograd nº 002/2020 - Orienta sobre o cômputo de frequência e regulamenta o regime de exercícios domiciliares para estudantes que testarem positivo para Covid19, durante o segundo semestre especial do ano letivo de 2020, na Universidade Federal do Espírito Santo.
Governo do Estado do Espírito Santo
O site Coronavírus ES agrega, em sua página de Legislação, as principais medidas governamentais relativas à pandemia no estado. Clique aqui para acessar.
Diário Oficial do ES
O mapa de risco vigente e outras portarias e decretos referentes ao combate à covid-19 podem ser conferidos no Diário Oficial do Espírito Santo, principalmente nas Edições Extras, publicadas aos sábados.
Secretaria de Estado do Espírito Santo
Plano Estadual de Operacionalização da vacinação contra a COVID-19
Plano de contingência do Espírito Santo para o COVID-19
Notas técnicas da Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo sobre o coronavírus
Governo Federal
Leis Federais
Medida Provisória n° 934, de 2020
Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020 (ver abaixo, nas publicações do Ministério da Saúde).
Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020
Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019.
Ministério da Educação
Portaria Nº 1.038, de 7 de dezembro de 2020
Altera a Portaria MEC nº 544, de 16 de junho de 2020, que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meio digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e a Portaria MEC nº 1.030, de 1º de dezembro de 2020, que dispõe sobre o retorno às aulas presenciais e sobre caráter excepcional de utilização de recursos educacionais digitais para integralização da carga horária das atividades pedagógicas, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19.
Portaria Nº 1.030, de 1º de dezembro de 2020
Dispõe sobre o retorno às aulas presenciais e sobre caráter excepcional de utilização de recursos educacionais digitais para integralização da carga horária das atividades pedagógicas enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Esta Portaria entra em vigor em 4 de janeiro de 2021 e, a partir da data citada, fica revogada a Portaria MEC nº 544, de 16 de junho de 2020.
Portaria Nº 544, de 16 de junho de 2020
Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020.
– a Portaria 544/2020 do Ministério da Educação, que autoriza as universidades federais a adotar aulas em meios digitais em substituição às aulas presenciais enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus, e a MP 934/2020, que estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento à COVID-19.
Portaria Nº 356, de 20 de março de 2020
Dispõe sobre a atuação dos alunos dos cursos da área de saúde no combate à pandemia do COVID-19 (coronavírus).
Ministério da Saúde
PLANO NACIONAL DE OPERACIONALIZAÇÃO DA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19
Boletins Epidemiológicos sobre Coronavírus
Editados pela Secretaria de Vigilância em Saúde do MS, são publicações de caráter técnico-científico para os casos de monitoramento e investigação de doenças específicas. No Boletim Epidemiológico são publicadas descrições de monitoramento de eventos e doenças com potencial para desencadear emergência de Saúde Pública; análises da situação epidemiológica de doenças e agravos de responsabilidade da SVS; relatos de investigação de surtos e de outros temas de interesse da Vigilância em Saúde para o Brasil.
Protocolo de Manejo do Coronavírus do Ministério da Saúde
Painel de Coronavírus do Ministério da Saúde
Conselho Federal de Medicina
Ministério Público do Trabalho
NOTA TÉCNICA CONJUNTA 04/2020, de PGT/COORDIGUALDADE/CODEMAT/CONAETE/CONAFRET/CONAP
Nota Técnica para a atuação do Ministério Público do Trabalho em face das medidas governamentais de contenção da pandemia da doença infecciosa (COVID 19) para trabalhadoras etrabalhadoresdomésticos, cuidadoresou vinculados a empresas ou plataformas digitais de serviços de limpeza ou de cuidado