Notas e procedimentos adotados pela Ufes

COE/Ufes alerta: é preciso manter cuidados, mesmo com projeção de queda da covid

Manter as medidas de biossegurança, mesmo com os indicadores epidemiológicos permanecendo estáveis ou em queda. Essa é a principal recomendação do Boletim Informativo Covid/Ufes nº 22(link is external), elaborado pelo Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes). O boletim analisa os dados do período de 10 a 28 de novembro de 2021, que engloba as semanas epidemiológicas 45, 46 e 47/2021. 

Servidores deverão apresentar certificado de vacinação contra a covid-19 para chefia

O Conselho Universitário da Ufes decidiu, em sessão realizada nesta quinta-feira, 25, que servidores, empregados públicos, trabalhadores terceirizados e estagiários que retornarem ao trabalho presencial na Universidade a partir de 1º de dezembro deverão apresentar o certificado nacional de vacinação contra a covid-19 à chefia imediata.

Boletim Covid-Ufes aponta queda sustentada no número de casos de covid-19

O Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) divulgou nesta quarta-feira, 10, seu boletim de número 21(link is external), destacando um cenário de queda sustentada da pandemia de covid-19, com a tendência de declínio consistente do número de novos casos, das internações, do número de óbitos e da taxa de transmissão (Rt).

Estudantes da Ufes iniciam o semestre letivo 2021/2 no dia 3 de novembro

O semestre letivo 2021/2 tem início na quarta-feira, 3 de novembro. De acordo com a fase 3 do Plano de Contingência da Ufes, o período contará com a realização de disciplinas remotas por meio do Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte), além de disciplinas no modelo híbrido (remoto + presencial). A decisão é válida para todos os campi da Ufes.

Earte+híbrido: restaurantes universitários são preparados para fornecer refeições

Com o início das aulas em formato híbrido (remoto + presencial) a partir de 3 de novembro, os Restaurantes Universitários (RUs) retomarão seu funcionamento, fornecendo refeições pré-acondicionadas (marmitas), que poderão ser consumidas nas instalações dos restaurantes ou poderão ser retiradas para “viagem”. A equipe de gestão dos restaurantes está realizando os processos licitatórios necessários e a previsão é que os RUs iniciem o atendimento a partir de 8 de novembro.

Boletim Covid/Ufes: COE destaca ampliação da testagem e vacinação e orienta para o retorno seguro

Com a proximidade do semestre 2021/2, o Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) apresenta o boletim número 20, com análise da situação epidemiológica no Espírito Santo de 29 de setembro a 18 de outubro de 2021. O boletim, publicado na quarta-feira, 20, destaca a ampliação dos pontos de testagem para a covid-19, que tem identificado inclusive casos assintomáticos. O comitê ressaltou também a importância da ampliação da cobertura vacinal para as faixas etárias mais baixas (atualmente já disponível para jovens com mais de 12 anos de idade), bem como a aplicação de doses de reforço para os grupos com mais de 60 anos e os trabalhadores de saúde.

Em live, gestores da Ufes apresentam balanço e explicam como será o semestre 2021/2

A Ufes está preparada para iniciar o semestre letivo 2021/2 no próximo dia 3, com as suas atividades acadêmicas e administrativas passando a ser desenvolvidas de modo híbrido, combinando os formatos remoto e presencial. Foi o que assegurou o reitor Paulo Vargas e outros gestores da Universidade, em live transmitida nesta quinta-feira, 7, pelo canal oficial da Ufes(link is external) no YouTube.

Reitoria da Ufes apresentará planejamento de ações para o próximo semestre letivo

O semestre letivo 2021/2 começa na Ufes em 3 de novembro, quando se inicia a Fase 3 do Plano de Contingência, com a retomada das atividades acadêmicas e administrativas no formato híbrido – combinação dos modelos remoto e presencial. Para esclarecer e debater com a comunidade universitária e a sociedade sobre o planejamento e as ações da Universidade nesta nova etapa, será realizada uma live com os dirigentes da instituição de ensino. O evento virtual ocorrerá nesta quinta-feira, 7, às 9 horas, com transmissão pelo canal Ufes Oficial no YouTube.

Earte+híbrido: bibliotecas reorganizam seus espaços para receber estudantes

As bibliotecas dos campi da Ufes também estão se preparando para o ingresso na Fase 3 do Plano de Contingência da Ufes, com o avanço para o ensino híbrido, a partir do próximo semestre letivo, que se inicia em 3 de novembro.

Earte+híbrido: infraestrutura física dos campi passa por adequações

Prestes a iniciar a retomada das atividades acadêmicas e administrativas no formato híbrido, com a combinação de atividades presenciais e remotas, a Ufes está intensificando estratégias relacionadas à sua infraestrutura física para receber com segurança a comunidade universitária em seus quatro campi. A nova fase está prevista para se iniciar em 3 de novembro, no segundo semestre letivo de 2021, de acordo com decisão do Conselho Universitário(link is external) (CUn).

COE alerta para a manutenção das medidas preventivas durante o recesso acadêmico

Com o término do semestre letivo previsto para os próximos dias e o início do recesso acadêmico, o boletim número 19(link is external) do Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) traz um alerta para o período de férias.

COE-Ufes orienta para retorno gradual e seguro das atividades

O Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) publicou nesta quinta-feira, 16, a 18ª edição do Boletim Informativo Covid/Ufes (anexado abaixo), no qual aponta algumas orientações para o retorno gradual e seguro das atividades administrativas e acadêmicas. O próximo semestre letivo, que se inicia no dia 3 de novembro, será realizado de modo híbrido em disciplinas teórico-práticas destinadas aos estudantes finalistas. Em paralelo, serão mantidas em formato híbrido as disciplinas teórico-práticas dos cursos da área da saúde.

Conselho Universitário aprova atividades em formato híbrido a partir de novembro

Em sessão extraordinária realizada nesta sexta-feira, 3, o Conselho Universitário aprovou por maioria o parecer da Comissão de Legislação e Normas, favorável à migração para a Fase 3 do Plano de Contingência da Ufes(link is external), em que são permitidas atividades em formato híbrido (remoto mais presencial), a partir do segundo semestre letivo de 2021 (semestre 2021/2)...

Boletim Covid/Ufes: mesmo os já vacinados devem manter medidas de prevenção

Em novo boletim(link is external) publicado nesta quarta-feira, 1º, o Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) reforçou que, apesar do avanço da vacinação contra a covid-19, que já abrange a população na faixa etária de maiores de 18 anos, continua sendo indispensável a manutenção das medidas de prevenção, como usar a máscara, observar o distanciamento social e evitar aglomerações, mesmo para aqueles que já foram vacinados.

Conselho Universitário analisa migração para a Fase 3 na próxima terça-feira, 31

O Conselho Universitário analisa, na próxima terça-feira, 31 de agosto, a possibilidade de migração da Fase 2, em que prevalecem as atividades remotas, para a Fase 3 do Plano de Contingência da Ufes, marcada pelas atividades híbridas. A mudança de fase vem sendo recomendada pelo Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes), que assessora a Administração Central nos aspectos técnicos relacionados à pandemia.

Reitoria consolida informações e diretrizes destinadas à Fase 3 do Plano de Contingência

A Administração Central constituiu, nesta semana, um grupo de trabalho no Gabinete da Reitoria para dar continuidade à sistematização das principais diretrizes, orientações e informações de ações já realizadas destinadas ao planejamento e à adoção da Fase 3 do Plano de Contingência da Ufes, a ser analisada pelo Conselho Universitário.

COE-Ufes destaca importância de unidades da Ufes elaborarem planos de biossegurança

Em boletim divulgado nesta quinta-feira, 5, o Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) orienta sobre a necessidade de cada unidade acadêmica e administrativa da Universidade elaborar seu plano local de biossegurança, tendo em vista a tendência de queda nas taxas dos indicadores epidemiológicos da covid-19 no Espírito Santo, que torna o cenário mais favorável à retomada gradual de atividades presenciais combinadas com atividades remotas (sistema híbrido – Fase 3 do Plano de Contingência).

Boletim COE-Ufes: tendência de queda de casos de covid se mantém no ES

O Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) divulgou nesta quarta-feira, 21, seu Boletim Informativo número 14(link is external) com a análise da evolução do número de casos de covid no Espírito Santo entre os dias 8 e 20 de julho de 2021.

Esclarecimentos e orientações sobre recomendação divulgada no último boletim do COE-Ufes

A Administração Central da Ufes recebeu do Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) a recomendação apontada em seu último Boletim Informativo, divulgado nesta quinta-feira, 8, que indica a possibilidade de a Universidade migrar para a Fase 3 do Plano de Contingência(link is external), que prevê a adoção do ensino e de atividades administrativas em formato híbrido...

Com base em dados das últimas semanas, COE-Ufes recomenda avanço para Fase 3

Com base nos dados epidemiológicos que vêm sendo apresentados pelo Governo do Estado do Espírito Santo nas últimas semanas, registrando queda de todas as taxas dos indicadores referentes à pandemia de covid-19, o Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) divulgou nesta quinta-feira, 8, seu Boletim Informativo com a recomendação à gestão da Universidade de que é possível avançar para a Fase 3 do... 

Em boletim, COE-Ufes alerta: mesmo com a vacina, cuidados ainda são indispensáveis

Em Boletim Informativo(link is external) divulgado nesta quarta-feira, 23, o Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) alerta: embora o aumento do número de pessoas que já tomaram pelo menos uma dose de uma das vacinas contra a covid-19 possa sugerir que já é possível abrir mão ou abrandar outras medidas de prevenção da doença, especialistas afirmam que a vacina é um componente muito importante para o controle da doença, mas...

Boletim Covid/Ufes: vacinação avança, mas percentual de imunizados ainda é baixo

No Boletim informativo Covid/Ufes nº 11(link is external), divulgado nesta quarta-feira, 9, o Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) destaca a importância da imunização da população para o controle da pandemia de covid-19.

COE divulga novo boletim e recomenda a permanência na fase 2 do Plano de Contingência

O Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) divulgou nesta quarta-feira, 26, seu Boletim Informativo nº 10(link is external), considerando o período de 11 a 25 de maio (Semanas Epidemiológicas 19 e 20/2021).

COE alerta: manutenção de medidas de prevenção são determinantes para o controle da pandemia

No Boletim Informativo Covid/Ufes nº 9(link is external), publicado nesta quarta-feira, 12, o Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) alerta que, apesar dos números registrados nos últimos 14 dias no Espírito Santo indicarem uma tendência na queda do número de casos de covid-19, é imprescindível manter todas as medidas de prevenção para que seja possível avançar para a fase de controle da doença.

Em boletim, COE destaca a importância da vacinação contra a gripe para aumentar a imunidade

Permanência na fase 2 do Plano de Contingência da Ufes com a manutenção das atividades administrativas e acadêmicas prioritariamente em formato remoto; adesão à vacinação conforme o cronograma  previsto no Plano Nacional de Imunizações; atenção aos cuidados com a saúde mental; e manutenção das medidas de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus, como higiene das mãos, uso correto de máscaras e distanciamento social. 

Em novo boletim, COE mantém a recomendação de atividades em formato remoto

O Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) divulgou nesta terça-feira, 13, seu sétimo Boletim Informativo(link is external), mantendo a recomendação de que a Universidade permaneça seguindo a fase 2 do  Plano de Contingência.

COE Ufes divulga novo boletim e alerta: cenário é grave e exige cuidados extremos

Neste mês de março, o Brasil ultrapassou a triste marca de mais de 300 mil mortos em decorrência da covid-19. O Espírito Santo contabilizou mais de 7 mil mortos e, nos últimos dias, registrou o recorde de mais de 80 mortes por dia. O avanço da doença pressiona o sistema de saúde, cuja ocupação dos leitos de UTI com pacientes contaminados pelo novo coronavírus ultrapassou 90%. O cenário é grave, preocupante e exige medidas de extremos cuidados por parte de toda a população e dos governantes.

Administração Central da Ufes define novas diretrizes para reorganização temporária de atividades

Diante do novo decreto do Governo do Estado do Espírito Santo, que ampliou as medidas de restrição à circulação das pessoas, no período de 26 de março a 4 de abril, e comprometida com todas as ações para o enfrentamento da pandemia de covid-19, a Administração Central da Ufes comunica que atualizou a reorganização temporária de suas atividades durante o período de vigência do Decreto Estadual n° 04848/2021, publicado nesta sexta-feira, 26, com as diretrizes listadas abaixo.

Um ano de covid: Hucam adota novas estratégias para o enfrentamento à pandemia

Os hospitais estão vivendo um dos maiores desafios dos últimos tempos, enfrentando uma doença fatal que, em pouco meses, alastrou-se para todos os continentes, tornando um problema mundial de saúde pública: a covid-19.

Um ano de covid: ações extensionistas e culturais alcançaram cerca de 3 milhões de pessoas

O ano de 2020 não foi fácil para ninguém e, infelizmente, 2021 começou com um cenário semelhante. A pandemia da covid-19 trouxe sentimentos de medo, insegurança e preocupação com o presente e o futuro. Na Ufes não foi diferente e, para tentar conter a disseminação do novo coronavírus entre os membros da comunidade universitária e a sociedade, a instituição está há um ano com suas atividades presenciais suspensas, o que reflete, também, em seus programas e projetos extensionistas e culturais, que demandam contato direto com públicos diversos.

Ufes comunica suspensão e reorganização temporária de atividades

A Administração Central da Ufes comunica que suspenderá e reorganizará temporariamente as atividades abaixo relacionadas em observância ao Decreto estadual 4838-R, de 17 de março de 2021.

Boletim informativo nº 5 do COE-Ufes recomenda nível elevado de alerta e proteção contra a covid

O Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) divulgou nesta quarta-feira, 17, seu quinto Boletim Informativo(link is external) com a recomendação de permanência na fase 2 do Plano de Contingência da Ufes e manutenção das atividades em formato remoto (com exceção das previstas na legislação vigente, nas resoluções dos Conselhos Superiores da Ufes e nas portarias do Ministério da Educação.

Um ano de covid-19: 5 mil auxílios de inclusão digital, apoio psicológico e doação de alimentos

Desde que as atividades presenciais na Ufes foram suspensas, em 17 de março de 2020, uma das preocupações centrais é prestar apoio aos estudantes e à comunidade para superar este momento de pandemia. Coube à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) coordenar e executar ações de assistência estudantil e potencializar o acesso a oportunidades, direitos e serviços internos e externos.

Um ano de covid-19: é preciso valorizar a ciência e garantir vacina para todos

Há exatamente um ano, o Conselho Universitário da Ufes suspendia as atividades presenciais não essenciais e iniciava uma das mais duras jornadas que esta Universidade já percorreu: o enfrentamento da primeira pandemia da era pós-moderna, a qual tem se mostrado extremamente agressiva e persistente. As quase 280 mil mortes registradas no Brasil até o dia 15 de março – e não se sabe quantas centenas não catalogadas como covid-19 – revelam um saldo devastador, que se junta a tantas outras consequências de ordem social e econômica.

Um ano de covid: 1.137 estudantes formados e 918 teses e dissertações defendidas em 2020

Um ano após a decisão de suspender as atividades, a Ufes vem conseguindo conciliar a oferta de seus serviços essenciais e a garantia de acesso ao ensino com a necessidade de preservar a saúde e a vida da comunidade acadêmica, de seus familiares e da sociedade em geral, adaptando à nova realidade trazida pela covid-19 metodologias, procedimentos de matrículas e de colações de grau, e outros necessários à vida universitária.

Um ano de covid: Ufes registra 122 projetos de pesquisas com foco no combate ao coronavírus

Nesta semana, mais precisamente na quarta-feira, 17 de março, a Ufes completa um ano de suspensão de suas atividades presenciais, medida emergencial adotada como forma de proteger a comunidade universitária do contágio pelo novo coronavírus.

Em novo boletim, COE recomenda manutenção das medidas de biossegurança e distanciamento

quarto Boletim Informativo COVID/Ufes(link is external), divulgado nesta quarta-feira, 3, pelo Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) mantém a recomendação à comunidade universitária de permanência na fase 2 do Plano de Contingência da Ufes, com a realização das atividades administrativas e acadêmicas de forma prioritariamente remota, com exceção das previstas na legislação vigente, nas resoluções dos Conselhos Superiores da Ufes e portarias do Ministério da Educação (MEC).

Período de ajuste de matrícula começa nesta terça, 23. Prazo vai até 26 de fevereiro

Começa nesta terça-feira, 23, o período de ajuste de matrícula relativo ao semestre letivo especial 2020/2, iniciado em 1º de fevereiro. Os estudantes poderão alterar a matrícula feita inicialmente, solicitando o ingresso em novas disciplinas ou cancelando a matrícula em disciplinas nas quais estejam matriculados, até sexta-feira, 26 de fevereiro. Clique aqui(link is external) e acesse o calendário acadêmico do período.

Portal Edutics disponibiliza tutoriais de acesso livre e gratuito para auxiliar no ensino remoto

Estudantes que estão ingressando na Ufes neste semestre podem contar com o apoio do portal Edutics, que disponibiliza materiais de acesso livre e gratuito para apoio ao desenvolvimento do Ensino-Aprendizagem Remoto e Emergencial (Earte), modalidade adotada pela Ufes durante o período de isolamento social decorrente da pandemia de COVID-19.

Terceiro Boletim Informativo do COE recomenda atividades remotas, vacina e medidas de biossegurança

O Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) divulgou nesta sexta-feira, 19, seu terceiro Boletim Informativo, mantendo a recomendação de que a Universidade permaneça seguindo a fase 2 de seu  Plano de Contingência, em que as atividades administrativas e acadêmicas ocorrem prioritariamente de forma remota, com exceção das previstas na legislação vigente e nas resoluções dos Conselhos Superiores da Ufes.

Prorrogados os prazos de inscrição para os editais de Auxílio Inclusão e Acessibilidade Digital

Estão prorrogados os prazos de inscrição nos editais de cadastro para o Auxílio Inclusão Digital Emergencial e para o Auxílio Acessibilidade Digital, direcionados aos estudantes ingressantes nos cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu da Ufes no semestre letivo especial 2020/2.

Segundo boletim do COE-Ufes: atual cenário da pandemia exige nível elevado de alerta

O Comitê Operativo Emergencial para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) divulgou nesta terça-feira, 2 de fevereiro, o segundo Boletim Informativo COVID/Ufes, com um resumo do panorama epidemiológico da COVID-19 no Espírito Santo e um parecer com recomendações quanto ao desenvolvimento das atividades acadêmicas e administrativas da Ufes.  

Ingressantes podem se cadastrar no Auxílio Acessibilidade Digital até 8 de fevereiro

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) publicou nesta sexta-feira, 29, o edital com chamada de cadastro para o Auxílio Acessibilidade Digital (clique no link para acessá-lo).

    Auxílio Inclusão Digital abre chamada para ingressantes 2020/2

    As pró-reitorias de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) e de Extensão (Proex) publicaram nesta quinta-feira, 28, novos editais com chamada de cadastro para o Auxílio Inclusão Digital Emergencial.

    Processo seletivo de bolsas do PaEPE começa nesta sexta-feira, 29

    A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Ufes abre nesta sexta-feira, 29, as inscrições para envio de projetos para para seleção de bolsas dos Projetos Especiais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (PaEPE).

    Dezoito mil estudantes estão matriculados no semestre especial 2020/2

    Após o processamento das matrículas referentes ao semestre letivo especial 2020/2, um total de 18.247 estudantes estão regularmente matriculados nas disciplinas do período, que se inicia na próxima segunda-feira, 1º de fevereiro. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira, 27, e está disponível no Portal do Aluno.

      Mensagem à comunidade universitária sobre manutenção do ensino remoto

      A Administração Central da Ufes comunica à comunidade universitária que, em atenção à recomendação do Comitê Operativo Emergencial para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) expressa no Boletim Informativo COVID/Ufes, divulgado nesta quinta-feira, 14, as atividades de ensino da graduação e da pós-graduação serão retomadas de forma remota, a partir de 1º de fevereiro de 2021, quando se inicia o segundo semestre letivo especial 2020/02.

      COE-Ufes divulga primeiro boletim e recomenda a manutenção das atividades em formato remoto

      O Comitê Operativo Emergencial para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) divulgou nesta quinta-feira, 14, o primeiro Boletim Informativo COVID/Ufes(link is external), em atendimento à Resolução nº 56/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes.

      Mesmo com o isolamento, Diretoria de Atenção à Saúde realiza mais de mil atendimentos

      Mais de mil servidores atendidos e 15 mil acessos contabilizados a 38 vídeos que trazem orientações que vão de consciência emocional a educação financeira. Estes foram alguns dos resultados registrados pela equipe da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), vinculada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep/Ufes), ao longo do ano de 2020.

      Cepe aprova adoção do ensino híbrido em condições específicas para o semestre 2020/2

      Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 9, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Ufes (Cepe/Ufes) aprovou a Resolução 56/2020, que autoriza a continuidade do Ensino Remoto Temporário e Emergencial (Earte) para o semestre letivo 2020/2, a ser iniciado em 1º de fevereiro de 2021, e regulamenta a adoção do ensino híbrido em condições específicas, bem como a oferta de disciplinas nos cursos de graduação.

      Conselho Universitário regulamenta atividades da Ufes a partir de janeiro de 2021

      O Conselho Universitário da Ufes aprovou, em sessão realizada na última sexta-feira, 4, a Resolução 37/2020, que regulamenta a reorganização das atividades administrativas e acadêmicas e os eventos da Universidade a partir de 1º de janeiro de 2021, como medida de prevenção à COVID-19, e o retorno gradual e seguro às atividades presenciais.

      Nota da Administração Central da Ufes sobre a Portaria 1030 do Ministério da Educação

      A Administração Central da Ufes manifesta preocupação em relação à Portaria 1030 do Ministério da Educação (MEC), de 01/12/2020, que estabelece o retorno do ensino presencial e coloca o remoto como excepcional e complementar, a partir de janeiro de 2021, num momento em que as taxas de transmissão do novo coronavírus voltam a crescer, tornando nebuloso o cenário futuro.

      Ufes institui comissão para acompanhamento e avaliação do Earte

      O reitor Paulo Vargas constituiu uma comissão especial para acompanhamento e avaliação dos processos de implementação e desenvolvimento do Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte). A Comissão deverá apresentar um relatório de avaliação ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) ao final do primeiro semestre especial.

      Divulgado o resultado parcial da segunda chamada do auxílio inclusão digital. Recursos até 11/10

      A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) liberou o resultado parcial com os nomes dos estudantes que terão direito a se cadastrar para receber os benefícios do Auxílio Inclusão Digital Emergencial. As listas podem ser acessadas aqui.

      Aulas referentes ao segundo semestre letivo de 2020 terão início em 1º de fevereiro de 2021

      As aulas referentes ao segundo semestre letivo de 2020 (2020/2) serão realizadas de 1º de fevereiro a 15 de maio de 2021. Já o primeiro semestre letivo de 2021 (2021/1) começará no dia 14 de junho do próximo ano. As datas constam do calendário acadêmico aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e publicado na Resolução 42/2020.

      Mais de 1.300 estudantes se inscrevem na segunda chamada do Auxílio Inclusão Digital

      A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) divulgou o número de inscritos na segunda chamada do Auxílio Inclusão Digital Emergencial. No total, 1.320 candidatos enviaram a documentação, que está em análise pela equipe da Proaeci.

      PRPPG e Prograd orientam sobre respeito aos direitos de imagem e autorais durante o Earte

      A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, a Pró-Reitoria de Graduação e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação publicaram a Instrução Normativa Conjunta No. 1/2020, com diretrizes necessárias para garantir respeito aos direitos de imagem e direitos autorais decorrentes das atividades de ensino remoto, durante o funcionamento do Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte) na Universidade Federal do Espírito Santo.

      Proaeci publica regras para prestação de contas do Auxílio Emergencial de Inclusão e de Acessibilidade Digital 

      Conheça as condições e procedimentos referentes à prestação de contas do Auxílio Emergencial de Inclusão e de Acessibilidade Digital, definidas na Instrução Normativa 03/2020, publicada em 05 de setembro de 2020. Acesse também o compilado de perguntas frequentes e respostas sobre o sobre o Auxílio Inclusão Digital Emergencial - Equipamento e Internet. Saiba mais sobre este auxílio.

      Divulgado o resultado final do auxílio inclusão digital. Mais de 2.800 estudantes serão beneficiados

      A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) divulgou nesta quarta-feira, 2, o resultado final das chamadas para cadastro no Auxílio Inclusão Digital Emergencial. As listas podem ser acessadas aqui. No total, 2.807 estudantes (2.721 de graduação e 86 de pós-graduação) foram contemplados com, pelo menos, um dos seguintes auxílios: internet, equipamento e acessibilidade.

      Bibliotecas da Ufes terão sistema de drive-thru para atender a comunidade acadêmica

      Com a retomada das atividades de ensino marcada para 9 de setembro, por meio do Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte), o Sistema Integrado de Bibliotecas da Ufes (SIB/Ufes) está realizando adequações para atender a demanda da comunidade acadêmica. Uma das alterações é referente ao empréstimo de obras realizado pelo sistema de drive-thru

      Período de matrículas vai de 31/8 a  2/9

      A Ufes iniciou nesta segunda-feira, 31, o período de matrículas para o semestre letivo especial de 2020. No primeiro dia de abertura do sistema, 10.291 estudantes fizeram a solicitação de matrícula em 4.172 turmas de graduação que estão sendo ofertadas nesta primeira etapa, que vai até o dia 2 de setembro. O número de estudantes corresponde a cerca de 50% do número de alunos aptos a se matricularem.

      Conselho Universitário estende a suspensão das atividades presenciais até 31 de dezembro

      O Conselho Universitário da Ufes aprovou por unanimidade, em sessão realizada nesta quinta-feira, 27, a Resolução 28/2020 (anexada abaixo), que estende o prazo para suspensão das atividades presenciais na Universidade até 31 de dezembro de 2020.

      Ufes aprova resolução que flexibiliza normas acadêmicas durante a pandemia

      O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes aprovou nesta segunda-feira, 24, a resolução que regulamenta a flexibilização das normas acadêmicas para os cursos de graduação durante o ano letivo de 2020.

      Divulgado o resultado parcial do auxílio inclusão digital. Recursos até esta terça, 25/08

      A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) divulgou o resultado parcial com os estudantes que terão direito a se cadastrar para receber benefícios dos editais que compõem o Auxílio Inclusão Digital Emergencial. As listas podem ser acessadas aqui.

      Ufes cria hotsite com informações sobre o Earte

      A Ufes disponibilizou nesta sexta-feira, 21, um hotsite com informações diversas sobre o Earte – Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial – e orientações que buscam esclarecer as principais dúvidas da comunidade acadêmica e da sociedade em geral. A proposta é facilitar o acesso às informações mais relevantes sobre o ensino remoto a ser implantado pela Universidade neste período de excepcionalidade e sobre o semestre letivo especial. 

      Cepe aprova resolução sobre encargos docentes no semestre especial

      O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes aprovou nesta quarta-feira, 19, a resolução que regulamenta os encargos docentes no semestre especial 2020. A resolução trata ainda de questões como progressão funcional e estágio probatório.

      Cepe aprova ensino remoto. Matrículas para o semestre especial vão de 31/8 a 2/9

      O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes concluiu nesta terça-feira, 18, a aprovação da Resolução 30/2020 que regulamenta a implementação do Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte) e a oferta de disciplinas do semestre especial de 2020 nos cursos de graduação.

      Ufes lança portal de conteúdos para auxiliar nas atividades didático-pedagógicas remotas

      A Ufes lançou nesta terça-feira, 18, o Portal Edutics, onde estão disponibilizados materiais de acesso livre em formato de videoaulas, artigos, podcasts, livros digitais, entre outros. A proposta é construir um acervo digital para auxiliar professores, estudantes e mediadores (tutores) nas suas atividades didático-pedagógicas remotas a partir das tecnologias de comunicação e informação.

      Nova data para divulgação do resultado do cadastro para os auxílios de inclusão digital

      A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) comunicou, nesta terça-feira, 18, que o resultado parcial das chamadas de cadastro para os editais de Auxílio Inclusão Digital Emergencial - Graduação, Pós-Graduação e Acessibilidade deverá ser divulgado no dia 22 de agosto. Já a data de divulgação do resultado final foi transferida para 28 de agosto.

      Cepe aprova flexibilização nos projetos pedagógicos dos cursos

      Um dos itens discutidos pelo Conselho na tarde de segunda-feira,  foi a oferta de disciplinas e atividades, por parte dos departamentos e colegiados dos cursos, no primeiro semestre especial. Os colegiados e departamentos poderão flexibilizar os projetos pedagógicos dos cursos, dispensando pré-requisitos, sem prejuízo para a aprendizagem do estudante.

      Progep oferece capacitação sobre a plataforma Google for Education. Inscrições abertas

      A Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DDP) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) abriu, nesta segunda-feira, 17, inscrições para o curso G Suite para suporte ao ensino na Ufes. As aulas são abertas a todos os servidores da Universidade e têm como objetivo capacitá-los a utilizar recursos da plataforma Google for Education para atividades educacionais desenvolvidas de modo remoto.

      Cepe aprova artigo que cria o ensino remoto na Ufes. Reunião será retomada na segunda, 17

      O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes aprovou, nesta sexta-feira, 14, os artigos referentes à implementação do Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte) na graduação e ao período de realização do semestre especial: de 9 de setembro a 15 de dezembro de 2020. O processo de discussão terá continuidade na segunda-feira, 17, a partir das 13 horas, quando serão analisados os artigos da resolução que se destinam a normatizar a implantação do ensino remoto.

      Cepe inicia discussões sobre a adoção do ensino remoto na Ufes

      O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes iniciou nesta quinta-feira, 13, as discussões sobre a resolução que cria e regulamenta o Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte) na graduação e na pós-graduação, a definição do calendário para o semestre especial e a flexibilização das normas acadêmicas.

      Hucam-Ufes inicia a retomada de atendimentos ambulatoriais

      O Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam-Ufes) iniciou, nesta semana, a retomada das consultas ambulatoriais suspensas desde março por causa da pandemia de COVID-19.

      Prorrogado até 13 de agosto o prazo para cadastro nos auxílios de inclusão digital

      A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) prorrogou, até as 23 horas e 59 minutos do dia 13 de agosto (próxima quinta-feira), o período de cadastro para os auxílios Inclusão Digital Emergencial e Acessibilidade Digital Emergencial. As inscrições podem ser feitas por meio do link http://proaeci.ufes.br/inclusao-digital-emergencial(link is external).

      Ufes abre cadastro para inclusão digital emergencial de estudantes

      A Ufes, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), lançou dois editais para o cadastro de estudantes de graduação e de pós-graduação stricto sensu que possuam renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo per capita e que não disponham de acesso a equipamento de informática (notebook ou desktop) e/ou serviço de internet. Em paralelo, também foi lançado um edital para cadastrar alunos com deficiência que necessitem de recursos de acessibilidade digital.

      Ufes prorroga trabalho remoto e prepara retorno das atividades de ensino

      O reitor da Ufes, Paulo Vargas, prorrogou nesta quinta-feira, 30, a  suspensão das atividades presenciais na Ufes até o dia 31 de agosto, em observação às orientações das autoridades estaduais quanto às políticas de prevenção contra a COVID-19.

      Câmara Central de Graduação aprova início de semestre especial em 1º de setembro

      Após discussão nas Câmaras de Graduação dos centros de ensino da Ufes, a Câmara Central de Graduação aprovou nesta segunda-feira, 27, por unanimidade, a proposta de resolução a ser encaminhada ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) sobre a retomada das atividades de ensino. O documento recomenda a criação de um período letivo especial, adotando-se o Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário Emergencial (Earte), com início em 1º de setembro e duração de 15 semanas.

      Criarte elabora Plano de Biossegurança com orientações pedagógicas e administrativas

      "Mitigar os efeitos da COVID-19 nos servidores, nas crianças e suas famílias, nos demais sujeitos que atuam no CEI Criarte, bem como na sociedade em geral, quando do retorno das atividades presenciais, observadas as orientações médico-sanitárias e as normativas vigentes". Esse é o principal objetivo do Plano de Biossegurança do Cento de Educação Infantil (CEI) Criarte, localizado no campus de Goiabeiras da Ufes.

      Câmaras de Graduação e de Pós-Graduação discutem propostas para retomada das atividades de ensino

      As câmaras de Graduação e de Pós-Graduação da Ufes se reuniram na tarde desta quinta-feira, 16, para discutir propostas de resolução que materializem as diretrizes apontadas pelos planos de Contingência e de Biossegurança.

      Conselhos superiores definem agenda para retomada de atividades de ensino na Ufes

      Os conselhos Universitário (CUn) e de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), em reunião conjunta realizada na tarde desta terça-feira, 14, após tomarem conhecimento da versão final dos planos de Biossegurança e de Contingência, aprovaram um cronograma que prevê a definição de normas visando à aprovação de resoluções que tratam da oferta de ensino, de pesquisa e de extensão nas diferentes fases da pandemia.

      Reitor convoca Conselhos para apresentação dos planos de Contingência e de Biossegurança

      O Grupo de Trabalho (GT) Ufes COVID-19 e o Comitê Operativo de Emergência (COE) encaminharam ao reitor Paulo Vargas nesta sexta-feira, 10, a versão atualizada dos planos de Biossegurança e de Contingência (veja os documentos anexados abaixo). Com isso, o reitor imediatamente convocou os conselhos Universitário (CUn) e de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) para uma sessão conjunta a ser realizada na terça-feira, dia 14, às 14 horas, na qual serão apresentados os documentos e definidos os encaminhamentos seguintes.

      Ufes prevê para agosto conclusão da decisão sobre planos de Contingência e de Biossegurança

      A Administração Central da Ufes prevê para agosto a conclusão do processo de decisão nos Conselhos Superiores da Universidade sobre a possibilidade de retomada das atividades de ensino e as diretrizes a serem estabelecidas pelos planos de Contingência e de Biossegurança. O Grupo de Trabalho (GT) Ufes COVID-19 e o Comitê Operativo de Emergência (COE) estão fazendo, neste momento, a compilação e a organização das contribuições enviadas pelos 11 centros de ensino e pelas unidades administrativas que apresentaram críticas e sugestões para a elaboração dos planos, prazo que se encerrou no dia 26 de junho.

      Página da Progep agrega informações para o trabalho remoto

      A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) criou uma página para agregar as principais dicas e orientações para os servidores da Ufes nesse momento desafiador do trabalho remoto em meio à emergência de saúde pública do COVID-19. No link http://www.progep.ufes.br/trabalho-remoto-covid19, encontram-se informações sobre o atendimento da Progep, sobre o acolhimento do serviço Psicossocial, vídeos, sugestões de cursos ofertados pela ENAP e dicas para o trabalho remoto. Sugestões para a página podem ser encaminhadas ao e-mail progep [at] ufes.br

      Prorrogada até 31 de julho a suspensão das atividades presenciais da Ufes

      O reitor Paulo Vargas, em decisão ad referendum da Plenária do Conselho Universitário, prorrogou até o dia 31 de julho de 2020 a suspensão das atividades presenciais da Ufes, como forma de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus.

      Juntos contra a COVID-19: Mostra de vídeos apresenta ações da Ufes no combate à pandemia

      A iniciativa da Superintendência de Comunicação da Ufes, por meio da TV Ufes, busca mostrar as ações de professores, pesquisadores, técnico-administrativos e estudantes da Ufes que se dedicam a buscar soluções que contribuam com a sociedade nesse momento de pandemia provocada pelo novo coronavírus. Semanalmente, serão divulgados vídeos com as ações promovidas pela comunidade acadêmica em diferentes setores e campi. 

      Após ouvir unidades, GT sistematiza contribuições para Plano de Contingência

      O Grupo de Trabalho (GT) Ufes COVID-19 começa nesta segunda-feira, 29 de junho, a compilar e organizar as contribuições enviadas pelas unidades acadêmicas e administrativas para a elaboração do Plano de Contingência da Ufes. Em paralelo, o Comitê Operativo de Emergência (COE) também fará a organização das contribuições enviadas para o Plano de Biossegurança. O prazo para o envio de sugestões foi até sexta-feira passada, 26.

      Cepe aprova que disciplinas de conclusão de curso sejam desenvolvidas em formato remoto

      O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Ufes (Cepe), por meio da Resolução nº 19/2020, aprovou como Atividades Acadêmicas Emergenciais (ACEs) as disciplinas Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Monografia, Projeto Final ou Trabalho Final, e as Atividades Acadêmicas Complementares, oferecidas aos estudantes de cursos de graduação da Ufes na Oferta de Disciplinas do primeiro semestre de 2020.

      Pesquisa com servidores técnicos revela condições de trabalho nas atividades remotas e presenciais

      O Grupo de Trabalho (GT) designado pela Reitoria para avaliar as medidas adotadas pela Ufes em função da pandemia e planejar a retomada de atividades divulgou, nesta segunda-feira, 22, o resultado das enquetes realizadas com servidores técnico-administrativos em Educação –TAEs (leia a íntegra do resultado neste link(link is external)). Participaram do levantamento 420 técnicos.

      Unidades têm até o dia 26 para enviar sugestões para planos de Contingência e de Biossegurança

      As unidades acadêmicas e administrativas da Ufes têm até sexta-feira, 26 de junho, para encaminhar ao Grupo de Trabalho (GT) Ufes COVID-19 suas sugestões para os planos de Contingência e de Biossegurança da Universidade. Após esta data, todas as contribuições serão organizadas, compiladas e enviadas à Administração Central, que encaminhará o resultado desse trabalho aos Conselhos Superiores.

      Em luto pelas vítimas da COVID-19, Ufes mantém bandeira hasteada a meio-mastro

      Em memória às vítimas da COVID-19, a Administração Central da Ufes hasteou a bandeira da Universidade a meio-mastro, em frente ao Teatro Universitário. A homenagem, sinal de luto da Universidade, foi uma decisão do Conselho Universitário.

      Após votação, Cepe decide pela manutenção do calendário acadêmico

      O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes, em sessão virtual realizada na tarde desta quarta-feira, 3 de junho, decidiu pela manutenção do calendário acadêmico. A decisão foi tomada após votação na qual a maioria dos membros se manifestou favorável à permanência do calendário, que foi precedida de consulta aos centros de ensino e departamentos, conforme encaminhamento do Cepe em reunião anterior.

      Suspensão das atividades presenciais vai até 30 de junho. Ufes declara luto pelas vítimas da COVID

      O Conselho Universitário, em sessão ordinária realizada na tarde desta quinta-feira, 28, decidiu estender o prazo de suspensão das atividades presenciais da Ufes até o dia 30 de junho, como forma de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus.

      Inclusão digital é o maior desafio, aponta pesquisa realizada com estudantes e professores

      O Grupo de Trabalho (GT) designado pela Reitoria da Ufes para avaliar o funcionamento das medidas já adotadas pela Universidade em função da pandemia de COVID-19 e planejar formas de retomada das atividades presenciais quando for possível divulgou nesta quinta-feira, 28, o resultado das enquetes realizadas com os estudantes e os professores da instituição (veja o documento completo neste link).

      Ufes apresenta versão preliminar de planos para enfrentar a pandemia

      A Administração Central da Ufes encaminhou aos Centro de Ensino da Universidade, na manhã desta terça-feira, 26, a proposta de Plano de Contingência e Plano de Biossegurança elaborados, respectivamente, por um Grupo de Trabalho (GT) e pelo Comitê Operativo de Emergência da Ufes (COE-Ufes). 

      Nota sobre a proposta de suspensão de calendário acadêmico

      A Administração Central da Ufes apresentou esclarecimentos sobre a proposta de suspensão do calendário acadêmico feita pela Associação dos Docentes da Ufes (Adufes) ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Por decisão do Conselho, a proposta foi endereçada aos Centros de Ensino, aos Departamentos e às câmaras de Graduação, de Pós-Graduação e de Extensão, para que tais instâncias se manifestem sobre o documento.

      Proposta de Plano de Contingência será encaminhada aos Centros de Ensino

      A partir de segunda-feira, 25 de maio, a Administração Central da Ufes encaminhará aos Centros de Ensino a versão preliminar do Plano de Biossegurança e do Plano de Contingência elaborados com o objetivo de traçar estratégias a serem implementadas durante o período de isolamento social e considerando um cenário pós-pandemia, com um retorno gradativo das atividades presenciais, mesmo que ainda não haja uma data prevista.

      Conselho da Ufes manifesta-se contrário à manutenção do Enem

      Em sessão ordinária virtual realizada em 19 de maio, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes manifestou posição contrária à manutenção do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) em data previamente agendada pelo Ministério da Educação (MEC).

      Conheça as propostas para combate à COVID-19 aprovadas na chamada da Ufes

      Um total de 28 projetos foram selecionados na a Chamada de Propostas de Projetos e Ações de Pesquisa, Inovação e Extensão para o combate à COVID-19, sendo 14 na área de Extensão e 14 na área de Pesquisa e Inovação. Conheça os projetos .

      Progep orienta servidores sobre saúde mental e ergonomia

      A equipe da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) está buscando formas de contribuir para o bem-estar dos técnicos-administrativos e dos professores da Ufes que estão em trabalho remoto e isolamento social. Uma das ações é a produção e a distribuição de pequenos vídeos tratando de temas do cotidiano, tais como exercícios de relaxamento e de atenção plena, comportamento financeiro e dicas de músicas ou filmes. A DAS disponibilizou psicossocial.progep [at] ufes.br (um e-mail para receber demandas) de quem está necessitando de atendimento psicossocial. A Diretoria também criou um folder on-line contendo dicas de como tornar o ambiente doméstico mais confortável e adequado para o trabalho.

      Ufes inicia pesquisa com professores para elaboração de Plano de Contingência

      Após iniciar uma pesquisa com estudantes de graduação e de pós-graduação, a Ufes começou nesta sexta-feira, 8, uma enquete com professores da Universidade para conhecer as condições de trabalho e a opinião dos docentes em relação ao isolamento social, sua flexibilização e alternativas acadêmicas para as atividades de ensino, de pesquisa e de extensão. Os professores receberão o link de acesso à pesquisa por meio do sistema de enquetes da Ufes. As duas pesquisas fazem parte da elaboração de um Plano de Contingência que tem o objetivo de traçar estratégias a serem implementadas durante o período de isolamento social e após o retorno às atividades presenciais, considerando um cenário pós-pandemia. 

      Pesquisa com estudantes busca identificar condições de acesso a tecnologias de informação

      A Ufes está realizando uma pesquisa entre os estudantes com o objetivo de subsidiar ações de planejamento e reorganização institucional durante e depois da epidemia provocada pelo novo coronavírus. A pesquisa foi elaborada pelo grupo de trabalho criado pela Universidade para avaliar o funcionamento das medidas já adotadas com base na Resolução 07/2020 e planejar formas de retomada das atividades presenciais, quando for possível flexibilizar o isolamento.

      Ufes reafirma a importância do isolamento social como medida de proteção contra a COVID-19

      A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) reitera, diante de informações inverídicas e sem amparo científico que circulam nas redes sociais, sua posição em defesa do isolamento social como medida para preservar vidas e proteger a população contra a disseminação do novo coronavírus.

      Estudantes de Medicina têm colação de grau antecipada para atuação no combate à COVID-19

      Vinte e três estudantes finalistas do curso de Medicina da Ufes colaram grau antecipadamente na tarde desta quarta-feira, 29. Eles atuarão em ações de combate à pandemia do novo coronavírus, conforme autorizado pela Portaria nº 383, publicada pelo Ministério da Educação. Mais 12 estudantes de Medicina colaram grau na quinta-feira, 30, para atuar no combate à pandemia.

      Ufes cria grupo para planejar retorno das aulas. Atividades presenciais continuam suspensas

      A Ufes criou um grupo de trabalho para avaliar o funcionamento das medidas já adotadas pela Universidade em função da pandemia de COVID-19, com base na Resolução 07/2020, e planejar formas de retomada das atividades presenciais, quando for possível flexibilizar o isolamento.

      Ufes abre chamada para propostas de projetos e ações que visem ao combate à COVID-19

      As pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação e de Extensão da Ufes abrem na segunda-feira, 27 de abril, uma Chamada de Propostas de Projetos e Ações de Pesquisa, Inovação e Extensão para o combate à COVID-19, que visem ao desenvolvimento de ações para o combate à pandemia do novo coronavírus e suas consequências, de quaisquer tipos, modalidades e áreas de conhecimento. As propostas deverão ser submetidas até o dia 4 de maio, por servidor público docente ou técnico-administrativo do quadro permanente da Ufes que coordenará a ação.

      Cepe analisará nova portaria sobre antecipação da colação de grau para estudantes da área da Saúde

      Diante da publicação nesta segunda-feira, 13, de nova portaria pelo Ministério da Educação sobre a antecipação da colação de grau para estudantes finalistas dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia para atuação nas ações de combate à pandemia do novo coronavírus (Portaria nº 383, anexada abaixo), o tema voltará a ser analisado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes.

      Ufes oferece acolhimento psicológico on-line a estudantes assistidos

      Com a suspensão das atividades presenciais na Ufes, a equipe de psicólogos da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) elaborou uma proposta que reorganizou os atendimentos psicológicos aos estudantes. Assim, estão sendo oferecidos acolhimentos para alunos que estiverem sofrendo com alguma situação de estresse, ansiedade ou outras dificuldades para enfrentar o período de distanciamento social.

      Conselho Universitário da Ufes prorroga suspensão das atividades presenciais até 30 de abril

      O Conselho Universitário da Ufes, em sessão realizada na tarde desta segunda-feira, 6, decidiu manter a proposta de reorganização das atividades administrativas e acadêmicas, prorrogando a suspensão das atividades presenciais de ensino na Universidade até o dia 30 de abril, como forma de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus.

      Conselho Universitário se reúne na segunda-feira, 6, para novos encaminhamentos

      O Conselho Universitário da Ufes se reunirá na tarde da próxima segunda-feira, 6, para definir novos encaminhamentos quanto à suspensão das atividades presenciais na Universidade, como forma de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus (COVID-19). Os encaminhamentos definidos pelo Conselho serão divulgados no portal da Ufes e nas redes sociais da Universidade.

      Comitê Operativo de Emergência da Ufes divulga Plano de Contingência de Enfrentamento à Covid – 19

      O Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) concluiu a elaboração do Plano de Contingência de Enfrentamento à Doença pelo Coronavirus (Covid – 19) da Universidade Federal do Espírito Santo.

      Plano de contingência é um instrumento de administração e gestão utilizado para ordenar e planejar as ações das organizações em situações específicas de crise. O documento produzido pelo COE-Ufes tem a finalidade planejar e organizar as medidas administrativas, acadêmicas e comunicacionais da Instituição e de sua relação com a comunidade capixaba, com o objetivo de prevenir e/ou mitigar os efeitos da Covid-19, alinhado com as orientações nacionais.

      Segundo a coordenação do comitê, “seu desenvolvimento e aplicação é dinâmico e mutável de acordo com as novas informações e conhecimentos, os quais levam a novas medidas e resultam na atualização deste documento. O seu conteúdo pode ser alterado e ajustado às mudanças e intercorrências que venham ocorrer”.

      PRPPG esclarece dúvidas sobre funcionamento da pesquisa e pós-graduação

      A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação listou uma série de perguntas frequentes relativas aos seus procedimentos, que envolvem assuntos como a suspensão de aulas e procedimentos referentes a qualificações e defesas, eventos, viagens e procedimentos administrativos, entre outros. 

      Confira também outras orientações da PRPPG, relativas à assinatura das atas de defesa via LEPISMA e ao funcionamento de laboratórios de pesquisa durante o período de prevenção à COVID-19 .

      Para entrar em contato diretamente com os servidores da PRPPG, acesse este link. Solicitações relacionadas aos serviços prestados pela Pró-Reitoria podem ser encaminhadas por meio eletrônico para o endereço proreitor.prppg [at] ufes.br, que distribuirá as demandas para os respectivos servidores. 

      Prograd divulga suspensão do calendário acadêmico e indica e-mails de contato

      A Pró-Reitora de Graduação informa que todos os prazos previstos no calendário acadêmico estão suspensos e serão reprogramados quando as atividades acadêmicas voltarem à normalidade. Durante a suspensão, as demandas serão avaliadas e, se possível, respondidas por e-mail, conforme lista publicada no site da Prograd.

      Progep informa sobre seus canais de atendimento remoto

      A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) divulgou os seus canais de atendimento remoto durante o período de reorganização das atividades acadêmicas e administrativas definido pela Resolução nº 4, de 2020, do Conselho Universitário.

      Ações da SRI durante período de prevenção ao Covid-19

      Durante esse tempo de grandes desafios, a Secretaria de Relações Internacionais (SRI) informa as ações tomadas com o objetivo de continuar cumprindo sua missão de promover e gerenciar a internacionalização na Ufes.

      SRI faz lista de perguntas frequentes sobre o período de suspensão de atividades

      A Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Ufes publicou, em seu site, uma coletânea de perguntas frequentes (ou FAQ, sigla em inglês para Frequently Asked Questions) sobre o funcionamento da Universidade durante o período de prevenção ao contágio de Covid-19. A lista tem foco em estudantes e professores intercambistas, no entanto, a maior parte das informações pode interessar a diversos segmentos da comunidade acadêmica.

      Ufes prorroga até 6 de abril prazo para reorganização das atividades presenciais

      O reitor Paulo Vargas assinou nesta quinta-feira, 26, uma decisão ad referendum do Conselho Universitário aprovando a prorrogação, até 6 de abril, da suspensão das atividades presenciais na Ufes como forma de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus (COVID-19).

      Progep orienta para a suspensão das seleções - concursos e processos seletivos

      Como medida de prevenção, cautela e redução da transmissibilidade do Covid-19, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas orienta a todas as Unidades Administrativas e Acadêmicas a suspenderem as seleções, especialmente as que possuam momentos presenciais. Todos os candidatos deverão ser informados por e-mail acerca da suspensão, bem como deverá ser divulgado no sítio eletrônico que trata da seleção (se houver). Orientamos que as seleções sejam retomadas após o retorno às atividades presenciais.

      Auxílio alimentação pecuniário emergencial deverá ser pago até quarta-feira, 25

      A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) encaminhará nesta segunda-feira, 23, a folha de pagamento do auxílio alimentação pecuniário emergencial, que será concedido aos estudantes cadastrados no Programa de Assistência Estudantil da Ufes (Proaes-Ufes) e que recebem auxílio moradia, pelo fato de estarem distantes de sua cidade de origem. Cerca de 2.500 alunos serão beneficiados.

      Edital para cadastro na assistência estudantil tem prazo prorrogado até 27 de março

      A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) prorrogou o prazo de inscrições para cadastro no Programa de Assistência Estudantil da Ufes (Proaes-Ufes). A nova data para entrega da documentação é 27 de março de 2020. A medida foi motivada pela necessidade de reorganizar o planejamento da Proaeci em razão da epidemia de COVID-19.

      Conep concentrará protocolos de pesquisa relacionados ao novo coronavírus

      A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) divulgou uma diretriz de que os Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) das instituições não devem realizar apreciação ética e análise documental de protocolos de pesquisa relacionados ao novo coronavírus.

      Progep orienta servidores sobre jornada de trabalho

      A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Ufes (Progep) publicou a Portaria Nº. 1100, que traz orientações relativas à jornada de trabalho, frequência e comunicação sobre atestados médicos durante o período de suspensão de parte das atividades da Universidade e reorganização do trabalho dos servidores.

      Comissão de Ética no Uso de Animais prorroga prazos de propostas de ensino e pesquisa

      A Coordenação da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA-Ufes) informar que, em vista da suspensão das atividades e restrição à circulação que afeta os campi da Universidade, as propostas de ensino e pesquisa vigentes terão seus prazos automaticamente prorrogados.

      Resolução regulamenta a reorganização das atividades na Ufes

      O Conselho Universitário da Ufes aprovou nesta quarta-feira, 18, a Resolução N° 04/2020, que regulamenta a reorganização das atividades acadêmicas, administrativas e eventos no âmbito da Ufes, como medida de prevenção ao coronavírus (COVID-19). Segundo o texto do documento, no período de 17 a 29 de março de 2020, as atividades da Universidade passarão por replanejamento com o intuito de adequar as ações institucionais, visando minimizar os riscos de contaminação pelo coronavírus.

      Núcleo de línguas altera cronograma de realização de exames de proficiência

      Em razão da suspensão das atividades presenciais, o Núcleo de Línguas da Ufes alterou o cronograma de realização do exame de proficiência em leitura de língua estrangeira para uso em processos seletivos de pós-graduação. As provas, que deveriam ocorrer entre 2 e 3 de abril, foram transferidas para os dias 23 e 24 de abril.

      Estudantes assistidos receberão auxílio alimentação pecuniário emergencial

      O reitor Reinaldo Centoducatte assinou nesta quinta-feira, 19, uma decisão ad referendum do Conselho Universitário aprovando um Projeto de Resolução que visa converter, em caráter provisório e de excepcionalidade, o "auxílio alimentação" em "auxílio alimentação pecuniário emergencial", durante o período de suspensão das atividades da Ufes, ou seja, de 17 a 29 de março de 2020. Veja o comunicado da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) à comunidade acadêmica.

      Eventos culturais estão cancelados devido ao coronavírus

      Todas as atividades culturais programadas para serem realizadas nos campi da Ufes a partir desta quinta-feira, 19, até o dia 5 de abril estão suspensas ou canceladas. A medida atende a determinação da Administração Central que suspendeu as aulas presenciais e os eventos coletivos no âmbito da Universidade como medida de prevenção à COVID-19.

      Proex orienta sobre suas atividades remotas após suspensão de funcionamento presencial

      Em cumprimento à medida tomada pela Administração Central da Ufes de suspensão das atividades acadêmicas, administrativas e eventos no âmbito da universidade no período de 17 a 29 de março de 2020, como prevenção ao COVID-19, A P informamos que as atividades administrativas da Pró-Reitoria de Extensão serão feitas via trabalho remoto. Assim, listamos abaixo os serviços e seus respectivos responsáveis e contatos:

      Campus de Alegre comunica sobre seu funcionamento remoto

      O campus de Alegre da Ufes, composto pelo Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) e pelo Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS), informa os meios de contato com seus diversos setores, em função de atendimentos remotos motivados pela suspensão de atividades presenciais (acadêmicas e administrativas) da Ufes no período de 17 a 29 de março de 2020, como medida de prevenção ao COVID-19.

      Bibliotecas e RUs estarão fechados até 29 de março. Veja o procedimento para devolução de livros

      A Biblioteca Central da Ufes informa que devido à suspensão das atividades acadêmicas presenciais na Universidade no período de 17 a 29 de março, todas as obras bibliográficas emprestadas com data de devolução prevista para esse período poderão ser devolvidas no início do mês de abril de 2020. Não haverá cobrança de multa nos dias em que não houver funcionamento da Instituição.

      Reorganização das atividades administrativas e atendimento ao público na PRPPG

      Em cumprimento à Resolução do Conselho Universitário da UFES, que regulamenta a reorganização das atividades acadêmicas, administrativas e eventos no âmbito da UFES a partir de 17/3/2020, como medida de prevenção ao COVID-19, informamos que as atividades administrativas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) serão majoritariamente realizadas via trabalho remoto. Uma equipe mínima de servidores estará disponível durante o horário de funcionamento normal da Pró-Reitoria (das 8h às 17h), para atendimento presencial ou telefônico, encaminhando as demandas que não sejam de solução imediata aos servidores responsáveis para atendimento por meio eletrônico.

      Ufes suspende atividades presenciais a partir desta terça-feira, 17 de março

      O reitor Reinaldo Centoducatte aprovou nesta segunda-feira, 16, o Projeto de Resolução que visa regulamentar a reorganização das atividades acadêmicas, administrativas e eventos no âmbito da Ufes, como medida de prevenção ao Covid-19, do período de 17 a 29 de março de 2020. Saiba maisSee English version .

      Comitê apresenta ao reitor recomendações de medidas relativas ao coronavírus

      O Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus (COE-Ufes) apresentou ao reitor nesta segunda-feira, 16 de março, recomendações de medidas preventivas contra a propagação do novo vírus.

      Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus começa a atuar na Ufes

      A Ufes instituiu no dia 13 de março um Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes), formado por especialistas de diversos setores com interface no tema em questão. O objetivo do grupo é nortear as decisões da Universidade e alimentar este site, com informações sobre a doença e sobre ações em relação à epidemia.

      Além disso, o comitê acompanhará a evolução epidemiológica do COVID-19 e discutirá propostas para atenuar a propagação do vírus na Ufes, além de colaborar com os órgãos oficiais da saúde para a prevenção da disseminação do vírus.

       

      Acesso à informação
      Transparência Pública

      © 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
      Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910