Agendamento aberto para a 2ª meia dose do Projeto Viana Vacinada

A Prefeitura de Viana está com agendamento aberto para que moradores do município com idade entre 18 e 49 anos, que tomaram a 1ª meia dose da vacina AstraZeneca contra a covid-19 dentro do Projeto Viana Vacinada, possam tomar a 2ª meia dose.

A aplicação da vacina será no próximo domingo, 8 de agosto, em 20 pontos de vacinação. Os agendamentos devem ser realizados por meio do link https://www.vianavacinada.saude.es.gov.br/cidadao/.

Essa vacinação faz parte do estudo científico Efetividade, Segurança e Imunogenicidade da Meia Dose da Vacina ChAdOx1 nCoV-19 (AZD1222) para Covid-19, batizado de Projeto Viana Vacinada. O objetivo é analisar a efetividade da vacina ou o grau de proteção da população com o uso de meia dose, em comparação a indivíduos que foram vacinados com a dose padrão utilizada atualmente. Clique aqui para saber mais sobre a pesquisa.

O estudo, de relevância mundial e o primeiro realizado na população de um município, é coordenado pelos professores da Ufes e pesquisadores do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes-Ebserh) José Geraldo Mill e Valéria Valim, com a participação de pesquisadores da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). O projeto, já aprovado pelo Comitê de Ética do Hucam-Ufes e pela Comissão Nacional de Ensino e Pesquisa (Conep), será executado por meio de uma parceria entre Ministério da Saúde (MS), OPAS, Fiocruz, Hucam-Ufes, Secretaria de Estado da Saúde (por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde - ICEPi) e Prefeitura Municipal de Viana.

Primeira dose

A primeira meia dose da vacina foi aplicada nos dias 13 e 19 de junho, quando moradores do município que não fazem parte de grupos prioritários estabelecidos no Plano Nacional de Imunização (PNI) participaram do estudo como voluntários. Somente no primeiro dia de vacinação, 14 mil pessoas compareceram aos postos de vacinação.

Clique aqui e veja como foi o evento em matéria produzida pela TV Ufes.

A cidade de Viana foi escolhida para a pesquisa por reunir as condições que atendem aos objetivos do projeto, como ser próxima e integrada à Grande Vitória, oferecendo facilidade logística. Também pela grande mobilidade urbana, pois fica às margens da rodovia que dá acesso a Vitória, Minas Gerais e Rio de Janeiro, o que contribui para a situação epidemiológica de maior risco. Além disso, o município possui rede de atenção à saúde bem estruturada, com um número adequado de postos de saúde e logística de vacinação organizada.

Texto: Thereza Marinho