Boletim Covid-Ufes aponta queda sustentada no número de casos de covid-19

O Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) divulgou nesta quarta-feira, 10, seu boletim de número 21, destacando um cenário de queda sustentada da pandemia de covid-19, com a tendência de declínio consistente do número de novos casos, das internações, do número de óbitos e da taxa de transmissão (Rt).

O boletim analisa os dados epidemiológicos registrados pelo Governo do Espírito Santo entre os dias 19 de outubro e 9 de novembro (Semanas Epidemiológicas 42, 43 e 44 de 2021) e traz duas novas informações: a classificação das microrregiões de saúde de acordo com o percentual de pessoas vacinadas, nova categoria inserida no Mapa de Gestão de Risco do Estado; e um quadro comparativo entre a evolução da covid-19 e a população com esquema completo de vacinação, que mostra a eficácia da vacina.

Mesmo com os dados favoráveis, o COE reafirma que a manutenção das medidas de prevenção é um dos fatores centrais para que se obtenha o controle da pandemia e para um retorno seguro das atividades presenciais, que estão ocorrendo na Universidade neste semestre letivo. “Com o retorno presencial de cerca de 2.500 estudantes, é importante reforçar as medidas de prevenção à covid-19, mesmo para as pessoas que já foram vacinadas. Respeitar o distanciamento, usar máscara, higienizar as mãos, adotar cumprimentos sem contato físico e evitar aglomerações são medidas que devem ser mantidas sempre, tanto no transporte até a Universidade quanto nas salas de aula, nos corredores, pátios e em outras áreas comuns. Isso também vale para os momentos de lazer”, reforça o boletim.

Com base nos indicadores epidemiológicos do período, o COE-Ufes recomenda à Administração Central da Ufes a manutenção da fase 3 do Plano de Contingência, na qual é adotado um modelo híbrido, com a retomada gradual de atividades presenciais na Universidade.

O Boletim Informativo Covid/Ufes é divulgado quinzenalmente, em atendimento às resoluções nº 56/2020 e nº 20/2021 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes. A íntegra do documento também está disponível para consulta no portal da Ufes (menu do lado direito) e no site https://coronavirus.ufes.br/.

Texto: Thereza Marinho

Publicado em 11 de novembro de 2021.