Boletim do COE-Ufes: atual cenário da pandemia exige nível elevado de alerta

O Comitê Operativo Emergencial para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) divulgou nesta terça-feira, 2 de fevereiro, o segundo Boletim Informativo COVID/Ufes, com um resumo do panorama epidemiológico da COVID-19 no Espírito Santo e um parecer com recomendações quanto ao desenvolvimento das atividades acadêmicas e administrativas da Ufes.

Neste boletim, que reúne dados epidemiológicos presentes nos registros e indicadores do Governo do Estado, o COE afirma que o atual cenário ainda exige da população um nível elevado de alerta e proteção.

Diz o parecer: “Tendo em vista os dados epidemiológicos analisados, a atual classificação do mapa de gestão de risco do Espírito Santo e as particularidades sociais e geográficas, o COE-Ufes avalia, em 30 de janeiro de 2021, que permanecemos na fase 2 do Plano de Contingência da Ufes. (...) Portanto, o COE-Ufes recomenda que as atividades administrativas e acadêmicas sejam, prioritariamente, mantidas de forma remota, com exceção das previstas na legislação vigente e nas resoluções dos Conselhos Superiores da Ufes”.

No documento, o COE também recomenda que os servidores se vacinem quando forem convocados pelos serviços de saúde e que sejam mantidas as medidas de biossegurança e distanciamento social. No dia 21 de janeiro, o Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam-Ufes) iniciou a vacinação dos trabalhadores da saúde que desenvolvem suas atividades laborais na instituição.

Resolução

A divulgação do Boletim, que tem periodicidade quinzenal, é prevista no item VII do artigo primeiro da Resolução nº 56/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), que trata da oferta de disciplinas no segundo semestre letivo especial de 2020 nos cursos de graduação da Universidade Federal do Espírito Santo e o funcionamento do Centro de Educação Infantil Criarte.

O documento apresenta dados sobre a evolução de casos confirmados da doença, a evolução do número de óbitos, a projeção de novos casos e a taxa de transmissão da COVID-19 para o Espírito Santo. Traz ainda dados epidemiológicos da COVID-19 nos quatro municípios da Região Metropolitana de Vitória e nos municípios do norte e do sul do ES onde estão localizados os campi e unidades experimentais da Ufes.

Outro elemento destacado é o quantitativo de casos confirmados da COVID-19 por faixa etária, nos municípios onde estão localizados os campi da Universidade, indicando um maior número de ocorrências de contaminação na população mais jovem, compreendida na faixa etária mobilizada pela instituição.

O Boletim Informativo COVID Ufes está disponível para consulta no portal da Ufes (menu do lado direito) e no site https://coronavirus.ufes.br/.

Texto: Thereza Marinho

Publicado em 2 de Fevereiro de 2021.