Boletim do COE-Ufes informa que indicadores confirmam tendência de queda da covid-19

O Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) divulgou, nesta quarta-feira, 9, o Boletim Informativo Covid/Ufes nº 27, no qual reitera a recomendação à gestão da Universidade de que seja mantida a Fase 3 do Plano de Contingência da Ufes no período letivo 2021/2. O COE recomenda também, considerando a evolução da situação epidemiológica atual, com a manutenção de queda dos indicadores, a adoção da Fase 4 no período letivo de 2022/1, a ser iniciada em 18 de abril.

O boletim destaca que, nas duas últimas semanas, os indicadores monitorados pelas autoridades sanitárias confirmaram a tendência já apontada pelo COE/Ufes de declínio de novos casos de contaminação pelo vírus SARS-coV-2 e de óbitos decorrentes da covid-19. Os dados apresentados também indicam uma queda sustentada no número de casos confirmados de covid-19 e de óbitos, o que representa uma situação epidemiológica bem mais favorável do que a verificada nos meses de janeiro e fevereiro, quando se registrou mais uma onda da pandemia.

O documento analisa os dados epidemiológicos no período de 21 de fevereiro a 8 de março de 2022, nas Semanas Epidemiológicas 8 e 9/2022.

O COE-Ufes destaca que, em razão do atual comportamento da pandemia, é muito importante a adesão da população à vacinação: “A ampliação do processo vacinal, alcançando faixas etárias mais baixas (a partir de 5 anos), e a aplicação de doses de reforço em determinados grupos com um maior número de pessoas são ações decisivas para que se obtenha o controle da pandemia no Brasil e no Espírito Santo. Destacamos, especialmente, a vacinação da população mais jovem (acima de 18 anos), predominante na nossa Universidade, que se coloca como aspecto importante para o planejamento de mudança de fase, como previsto no Plano de Contingência da Ufes”.

O Comitê ressalta ainda que, nos espaços universitários, em especial, é importante que a comunidade acadêmica colabore, pratique e incentive o respeito às medidas de biossegurança, como o uso correto de máscara e a higiene das mãos, entre outras.

O Boletim traz ainda informações sobre postos de testagem localizados nos campi da Ufes de Goiabeiras e Alegre.

A publicação do Boletim Informativo Covid/Ufes é prevista nas resoluções nº 56/2020 nº 20/2021 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes. A íntegra do documento também está disponível para consulta no portal da Ufes (menu do lado direito) e no site https://coronavirus.ufes.br/.

Publicado em 10 de março de 2022.