Boletim informativo Covid/Ufes nº 29

Boletim para análise da situação da covid-19 no Espírito Santo, de 22 de março a 12 de abril de 2022.

Semanas epidemiológicas: 12, 13 e 14/2022

EVOLUÇÃO DOS INDICADORES EPIDEMIOLÓGICOS

Nas últimas três semanas, a análise dos indicadores epidemiológicos remete a uma queda diária sustentada no número de casos confirmados (período anterior: 160 casos; período atual: 76 casos, conforme Figura 1) e de óbitos (média móvel do período anterior: 3 óbitos; média de óbitos dos últimos 14 dias: 0,5, conforme Figura 2), reforçada pelos valores das taxas de transmissão no Espírito Santo (0,19) e no interior do estado (0,22), especificamente, de acordo com as Figuras 3 e 4, respectivamente.

Os percentuais dos números de leitos de CTI e enfermarias (Figura 5) destinados a pacientes portadores de covid-19 também demonstram um nível de ocupação muito baixo, alcançando cerca de 26%. A queda desses indicadores remete a um aumento no percentual de pessoas imunizadas com o esquema completo de vacina (Figura 6). O Governo do Estado do Espírito Santo restabeleceu, no mapa de risco (Figura 7), a classificação de risco muito baixo, que compreende os seguintes indicadores: microrregiões que alcançarem 80% da população adulta com o esquema vacinal primário (segunda dose ou dose única); 90% da população de 12 a 17 anos vacinada com a primeira dose; e 90% da população idosa apta com a dose de reforço. Observa-se que 44 municípios se encontram em risco baixo e 34 municípios se encontram na classificação de risco muito baixo.

RECOMENDAÇÕES DO COE:

1. Manutenção da Fase 4: retorno presencial com controle de risco para o semestre 2022/1; e

2. Vacinação contra a covid-19: 1ª e 2ª doses e dose de reforço para os adultos, e 1ª e 2ª doses para as crianças.

1. Número de casos confirmados

2. Número de óbitos

3. Taxa de transmissão (Rt) no Espírito Santo

4. Taxa de transmissão (Rt) no interior do Espírito Santo

5. Taxa de ocupação de leitos de CTI e enfermaria

6. Taxa de vacinação

7. Mapa de gestão de risco do Espírito Santo

Informações adicionais:

. Os gráficos e tabelas têm como fonte a Secretaria de Estado da Saúde (Painel Covid-19 - ES) e o Instituto Jones dos Santos Neves.

. As informações que deram origem à análise e as imagens acima foram acessadas em 13/04/2022.

. O COE, órgão consultivo da Ufes, observa, em suas recomendações, a orientação da OMS (2020) de que as análises dos indicadores sejam feitas com intervalos de duas a três semanas, para se assegurar de que as mudanças foram consistentes ou se ocorreram apenas oscilações temporárias. Nessa análise, focaliza-se especialmente os seguintes indicadores: a) número de casos identificados, b) número de óbitos, c) taxa de transmissão (Rt) e d) número de leitos de CTI e de enfermaria disponíveis para avaliar a capacidade dos serviços de saúde em atender à demanda de pacientes diagnosticados com a doença. Com o aumento progressivo do percentual da população vacinada e com a ampliação das atividades sociais, as variáveis que estão sendo mais evidenciadas são a taxa de transmissão do vírus, o grau de letalidade e a taxa de ocupação de leitos.