Câmaras de Graduação e de Pós-Graduação discutem propostas para retomada das atividades de ensino

As câmaras de Graduação e de Pós-Graduação da Ufes se reuniram na tarde desta quinta-feira, 16, para discutir propostas de resolução que materializem as diretrizes apontadas pelos planos de Contingência e de Biossegurança.

Na Câmara de Graduação, foi apresentada uma minuta de resolução que propõe a criação de um período letivo especial, adotando-se o Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário Emergencial (Earte). A proposta é que esse período tenha início em 1º de setembro e término em 19 de dezembro, cabendo às coordenações de curso e aos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) a definição das disciplinas a serem oferecidas.

Entretanto, durante a reunião, foi definido que a proposta será encaminhada às câmaras locais dos 11 centros de ensino para manifestação. Uma próxima reunião da Câmara Central de Graduação está agendada para o dia 27 de julho.

Pós-Graduação

Já a Câmara de Pós-Graduação aprovou a proposta de resolução que prevê a implementação do Earte para disciplinas do período letivo 2020-1 e 2020-2, e durante esse período de excepcionalidade. A proposta será encaminhada ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) para aprovação.

Essa possibilidade deverá ser avaliada e deliberada no âmbito dos colegiado de programa de pós-graduação, de acordo com as especificidades de cada disciplina e de cada programa. Após a aprovação pelo colegiado do programa de pós-graduação, os professores responsáveis por cada disciplina avaliarão a possibilidade da implementação de forma remota e emergencial das atividades e, se for considerado possível, caberá ao professor elaborar um plano para execução das atividades. A carga horária da disciplina e o nível acadêmico das atividades ministradas em formato remoto devem ser equivalentes ao das atividades presenciais.

Caso a disciplina seja regular e não tenha continuidade no modo remoto temporário e emergencial ou todos os estudantes decidam optar pelo cancelamento de matrícula na disciplina, o aluno terá o direito de se matricular quando a disciplina for novamente ofertada na modalidade presencial.

A proposta também recomenda que a bibliografia utilizada seja disponibilizada aos estudantes pelo docente responsável pela disciplina prioritariamente em formato digital, pelo Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou por outro repositório ao qual tenham acesso.

Publicado em 17 de julho de 2020.