Campus de Alegre abre ponto de testagem para coronavírus nesta terça, 8

Com o aumento de casos de covid-19 registrados nas últimas semanas, cresce também a necessidade de monitorar o avanço da doença. Assim, a comunidade acadêmica de Alegre contará, a partir desta terça-feira, 8, com um centro de testagem dentro do campus.

O ponto de testagem, localizado ao lado da Biblioteca, será aberto em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Alegre e realizará testes rápidos para detecção do Sars-CoV-2. A testagem será restrita a membros da comunidade acadêmica (estudantes e servidores) que não apresentarem sintomas da doença.

Conforme a diretora do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE), Louisiane Nunes, "a implementação da unidade de testagem no campus de Alegre é de extrema importância para garantir o retorno seguro da comunidade às atividades presenciais".

Para a diretora do Centro de Ciência Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS), Taís Cristina Soares, é de grande importância testar os casos assintomáticos, “aliviando o sistema de saúde alegrense, que está com um alto número de casos entre os munícipes, contribuímos não só para a comunidade acadêmica como também para o município”.

Como agendar

Para a realização dos testes, é necessário que o membro da comunidade acadêmica retire uma senha, de segunda a quinta-feira, das 9 às 14 horas, na portaria da Seção de Atenção à Saúde e Assistência Social (Sasas), no prédio Castelinho. A testagem será realizada entre 14 e 16 horas, também de segunda a quinta-feira, no ponto de testagem.

Pacientes que tiverem sintomas ou que não forem da comunidade acadêmica devem procurar outras unidades para realizar o teste. Para mais informações, acesse o site da Prefeitura de Alegre.

Testagem em Vitória

Além da testagem em Alegre, permanecerá aberto, até 31 de março, o centro de testagem no campus de Goiabeiras, em Vitória. O ponto funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, e faz testes para a comunidade acadêmica mediante distribuição de senhas (às 8 horas e às 13 horas), e também para a comunidade em geral por meio de atendimento on-line.

O centro funciona no Teatro Universitário e foi aberto em 18 de outubro de 2021, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo (Sesa). É possível realizar tanto testes rápidos do tipo antígeno como RT/PCR. Para mais informações sobre agendamento, acesse o site da Sesa.

Texto: Vinícius Fontana
Imagem: Instagram @alegreufesoficial

Publicado em 7 de fevereiro de 2022.