Cartilha orienta comerciantes sobre a manipulação correta de alimentos

Um grupo de professoras do Departamento de Farmácia e Nutrição do campus de Alegre produziu uma cartilha que divulga boas práticas na manipulação de alimentos em estabelecimentos comerciais. O objetivo é que as orientações ajudem a diminuir ou a evitar a transmissão do novo coronavírus e a proteger os trabalhadores no exercício de suas profissões.

A cartilha recomenda, por exemplo, que os manipuladores de alimentos em estabelecimentos comerciais fiquem, pelo menos, a um metro e meio de distância do cliente, utilizem máscaras e cuidem da higiene pessoal e do local de trabalho. A publicação visa alcançar profissionais de diferentes setores, como padarias, mercados, lojas de conveniência, entre outros.

Também há instruções para os donos de estabelecimentos, indicando quais utensílios podem ser instalados para proporcionar mais segurança a trabalhadores e clientes, como pias para higiene e placas de acrílico.

“Apesar de não haver confirmação da transmissão do coronavírus por meio dos alimentos, ele pode se dispersar pelo contato próximo, pelo compartilhamento de utensílios ou por alguma superfície, como mesas e bancadas. Portanto, diversos cuidados devem ser tomados para que a doença não se espalhe em decorrência de práticas inadequadas”, afirma uma das autoras da cartilha, a professora do curso de Nutrição Adriana Hocayen.

Além dela, participaram da publicação as professoras Daniela Oliveira e Mirelle Viana, ambas do Departamento de Farmácia e Nutrição do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS), em Alegre. A produção da cartilha contou com o apoio da coordenadora do colegiado do curso de Nutrição, Fabiana de Oliveira, do chefe do Departamento, Alcemi de Barros e da diretora do CCENS, Neuza Brunoro.

Texto: Vinícius Fontana

Publicado em 8 de Maio de 2020.