Cartilhas orientam sobre atenção a pessoas com deficiência auditiva em tempos de COVID

Pesquisadores da Ufes estão participando de um projeto nacional que tem como um dos objetivos desenvolver materiais ilustrativos psicoeducativos relacionados à COVID-19 para o apoio e atendimento a pessoas com deficiência auditiva. Trata-se do grupo Força-Tarefa PsiCOVIDa: conhecimento científico a favor do bem-estar, que é composto por profissionais de várias instituições nacionais e estrangeiras, sob a coordenação de pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC - Campinas).

“Estamos vivenciando um período atípico em todo o mundo com a pandemia do coronavírus e estamos felizes pelo convite que recebemos para participar desse projeto, que tem a finalidade de produzir materiais informativos acessíveis e utilizados não apenas por profissionais, mas por toda a sociedade, como cartilhas, podcasts, vídeos, entre outros”, explica a professora do Departamento de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Ufes (PPGP) Alessandra Motta.

A partir desse convite, esclarece a professora, foi criado na Ufes o grupo Deficiência Auditiva PsciCOVIDa, que já elaborou três cartilhas destinadas às famílias de crianças e adolescentes com deficiência auditiva e a profissionais de saúde. São elas: Cartilha às famílias de crianças e adolescentes com deficiência auditiva: acolhimento e direcionamentos em tempos de pandemia; Aulas por meios digitais e a comunicação com alunos(as) com deficiência auditiva em tempos de pandemia: guia para professores; e Saúde auditiva e biossegurança em tempos de pandemia (clique no título de cada cartilha para acessá-la).

Na Ufes, além da professora Alessandra, participam do grupo Deficiência Auditiva PsciCOVIDa, as professoras Carmen Barreira-Nielsen, Aline Pessoa-Almeida, Liliane Miilher, Mabel Almeida e Mayara Pimenta; as enfermeiras Paola Novais e Sara Gonçalves; a fonoaudióloga Bruna Teles; a assistente social Ana Paula Ferreira; e a aluna do PPGP Lara Campos, que atualmente coordena o grupo da Ufes.

Conteúdo

Cartilha às famílias de crianças e adolescentes com deficiência auditiva: acolhimento e direcionamentos em tempos de pandemia aborda aspectos dos cuidados com os dispositivos auditivos, especialmente em termos de higienização; cuidados gerais com a saúde, direitos e benefícios; e atividades de estimulação de habilidades comunicativas; com foco no enfrentamento da pandemia pelo COVID-19.

Já o material Aulas por meios digitais e a comunicação com alunos(as) com deficiência auditiva em tempos de pandemia: guia para professores traz aspectos relacionados à deficiência auditiva, uso de dispositivo(s) auditivo(s) e assistivo(s); estratégias para auxiliar na comunicação (legendas, Libras e mensagens de texto); dicas para uso de plataformas virtuais para aulas a distância e videoaulas; conectividade e como utilizar o Sistema de Frequência Modulada FM/Microfone Remoto em casa.

Na cartilha intitulada Saúde auditiva e biossegurança em tempos de pandemia são abordados aspectos relacionados aos atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) e na rede privada; estratégias para o acolhimento dos pacientes/clientes; e orientações de biossegurança para os atendimentos.

Texto: Jorge Medina

Publicado em 9 de Junho de 2020.