Cartilhas orientam sobre maternidade e proteção na Odontologia durante a pandemia

Ilustração sobre um fundo rosa e amarelo, que mostra uma barriga de gestante e quatro mãos sobre ela

Para evitar a disseminação do novo coronavírus e garantir segurança entre profissionais da área da saúde e pacientes durante a pandemia, os residentes do Programa Multiprofissional em Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Ufes, editaram as cartilhas Vivendo  em tempos de COVID-19: o que posso fazer quando sou gestante; Maternidade em tempos de COVID-19: como enfrentar a pandemia quando sou mãe de um bebê menor de seis meses?; e Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) na Odontologia frente à COVID-19.

Os materiais (que podem ser acessados clicando nos respectivos títulos, acima) apresentam informações sobre a COVID-19, formas de contágio e de prevenção, higienização de materiais, cuidados durante o isolamento social, dicas de como ter uma saúde saudável nesse período e os procedimentos necessários entre profissionais de saúde e pacientes.

Além dessas cartilhas, desde o início da pandemia, os residentes produziram materiais informativos sobre Violência contra a mulher em tempos de quarentena e Prevenção contra a COVID-19.

Conteúdo

Vivendo em tempos de COVID-19: o que posso fazer quando sou gestante? aborda os questionamentos que surgem durante a gravidez em plena pandemia, explica a probabilidade de a mãe transmitir o vírus para o bebê e de como é realizado o atendimento hospitalar durante o parto. Além disso, orienta as mães sobre como fazer um chá de bebê seguro durante o isolamento social e como cuidar do estado emocional dos pais durante a gestação. O objetivo é ajudar as gestantes e suas redes de apoio a enfrentarem, de forma saudável e segura, o estresse que este período de pandemia pode provocar.

Já a cartilha Maternidade em tempos de COVID-19: como enfrentar a pandemia quando sou mãe de um bebê menor de seis meses? destaca temas como os cuidados com o recém-nascido, sua amamentação e como desenvolver uma vida saudável para os bebês e para as mães, uma vez que, depois do pós-parto, a mulher permanece ainda em um estado de vulnerabilidade, devido às transformações físicas e psíquicas ocorridas durante a  gravidez.

A cartilha Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) na Odontologia frente à COVID-19 relata os procedimentos necessários de utilização e higienização dos equipamentos odontológicos. O objetivo é garantir a segurança dos profissionais nos tratamentos odontológicos em tempos de pandemia e divulgar formas corretas de prevenção e de ações que visam à proteção desses profissionais durante o atendimento.

Texto: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho

Publicado em 4 de Agosto de 2020.

Tags: 
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910