COE alerta: manutenção de medidas de prevenção são determinantes para o controle da pandemia
No Boletim Informativo Covid/Ufes nº 9, publicado nesta quarta-feira, 12, o Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) alerta que, apesar dos números registrados nos últimos 14 dias no Espírito Santo indicarem uma tendência na queda do número de casos de covid-19, é imprescindível manter todas as medidas de prevenção para que seja possível avançar para a fase de controle da doença.
Nas semanas epidemiológicas analisadas no boletim – de 27 de abril a 10 de maio de 2021 –, o Brasil registrou mais de 422 mil mortos em decorrência da covid-19, desde o início da pandemia, e o Espírito Santo contabilizou 9.963 mil óbitos (número que ultrapassou a marca dos 10 mil mortos na tarde desta terça-feira, 11 de maio).
Diante deste cenário, o COE recomenda, dentre outras medidas, a permanência na fase 2 do Plano de Contingência da Ufes, visto que o avanço para a fase 3 depende de confirmação de estabilização e/ou queda do número de casos de covid e da taxa de transmissão; a manutenção das atividades administrativas e acadêmicas prioritariamente em formato remoto (com exceção das previstas na legislação vigente, nas resoluções dos Conselhos Superiores da Ufes e Portarias do MEC) e atenção contínua a todas as medidas de prevenção para evitar o contágio pelo novo coronavírus: higiene das mãos, uso correto de máscaras e o distanciamento social.
“Nas semanas que analisamos neste boletim, vimos que os números indicam uma tendência de queda de transmissão da doença em todo o Estado do Espírito Santo. Mas isso não significa que podemos relaxar. O cenário ainda é grave e exige a contribuição de todos nós na manutenção das medidas de prevenção e cuidado para que esses indicadores continuem em queda”, orienta a coordenadora do COE, Leila Massaroni.
Vacinação
Outra orientação é que as pessoas se vacinem – tanto contra a covid-19 quanto para a gripe (influenza) – quando forem convocados pelos serviços de saúde. O COE lembra que, aqueles que estiverem contemplados nos critérios estabelecidos pelo Programa Nacional de Imunizações, conforme a idade ou categoria profissional, devem realizar o agendamento observando o intervalo recomendado de duas semanas entre a dose de uma vacina e a dose de outra.
O Boletim Informativo Covid/Ufes nº 9 apresenta um panorama epidemiológico da covid-19 no Espírito Santo com base nos dados presentes nos registros e indicadores do Governo do Estado. Dentre esses dados, está o comparativo semanal do mapa de risco, a taxa de ocupação de leitos e a ocorrência de contaminação por faixa etária.
O boletim é divulgado quinzenalmente, em atendimento ao item VII do artigo primeiro da Resolução nº 56/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes. O documento está disponível para consulta no portal da Ufes (menu do lado direito) e no site https://coronavirus.ufes.br/.
Texto: Thereza Marinho
Publicado em 12 de maio de 2021.