COE alerta para a manutenção das medidas preventivas durante o recesso acadêmico

Com o término do semestre letivo previsto para os próximos dias e o início do recesso acadêmico, o boletim número 19 do Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) traz um alerta para o período de férias. Embora o recesso estimule a prática de atividades de lazer e diversão, é essencial manter as medidas de prevenção ao contágio pelo coronavírus, como usar máscara, evitar aglomerações e estar atento à higiene das mãos, mesmo para as pessoas que já foram vacinadas.

O boletim, publicado nesta quarta-feira, 29, traz a análise da evolução do número de casos de covid no Espírito Santo realizada entre os dias 14 e 28 de setembro de 2021, período em que os dados epidemiológicos presentes nos registros e indicadores do Governo do Estado do Espírito Santo demonstram um quadro promissor de controle da pandemia.

Além dos cuidados preventivos, o COE-Ufes lembra sobre a importância de que todos busquem a vacinação e completem seu esquema vacinal conforme a orientação das autoridades de saúde, para que o risco de contágio seja reduzido.

Recomendação

Em sua indicação, o Comitê reafirma que é possível manter a recomendação, à gestão da Universidade, de avanço para a Fase 3 do Plano de Contingência da Ufes, diante da tendência de estabilidade de casos novos da covid-19 e da ampliação da vacinação.

“Destacamos, especialmente, o início da vacinação da população mais jovem (acima de 18 anos), predominante na nossa Universidade, ocorrido nos últimos dias, que se coloca como aspecto importante para o planejamento de mudança de fase, como previsto no Plano de Contingência da Ufes”, diz o documento.

O Boletim Informativo Covid/Ufes é divulgado quinzenalmente, em atendimento às resoluções nº 56/2020 e nº 20/2021 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes. A íntegra do documento também está disponível para consulta no portal da Ufes (menu do lado direito) e no site https://coronavirus.ufes.br/.

Imagem: Freepik

Publicado em 30 de setembro de 2021.