COE divulga novo boletim e recomenda a permanência na fase 2 do Plano de Contingência

O Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) divulgou nesta quarta-feira, 26, seu Boletim Informativo nº 10, considerando o período de 11 a 25 de maio (Semanas Epidemiológicas 19 e 20/2021). No documento, o COE mantém a recomendação de que a Universidade permaneça seguindo a fase 2 do Plano de Contingência, em que as atividades administrativas e acadêmicas ocorrem prioritariamente de forma remota, com exceção das previstas na legislação vigente e nas resoluções dos Conselhos Superiores da Ufes.

Ainda segundo o Comitê, o avanço para a fase 3 do Plano depende de confirmação de estabilização e/ou queda dos indicadores que subsidiam a análise da situação epidemiológica da covid-19 no Espírito Santo.

O Boletim destaca que os números registrados nos últimos 14 dias direcionam para uma tendência de estabilização, mas é importante manter todas as medidas de precaução a fim de avançar para a possibilidade de queda e controle da doença. Além disso, o documento informa que o público com idade entre 20 e 49 anos predomina em número de casos confirmados, faixa etária que é predominante na comunidade acadêmica da Ufes.

Veja as recomendações do COE-Ufes com base nos dados epidemiológicos da pandemia registrados no período de 11 a 25 de maio:

1. Permanência na fase 2 do Plano de Contingência da Ufes;
  2. A manutenção das atividades administrativas e acadêmicas, prioritariamente, de forma remota, com exceção das previstas na legislação vigente, nas resoluções dos Conselhos Superiores da Ufes e nas portarias do Ministério da Educação;
  3. A vacinação contra a covid-19 aos servidores, quando forem convocados pelos serviços de saúde, de acordo com o Plano Nacional de Imunizações;
  4. A vacinação contra a Influenza (gripe) aos servidores, quando atenderem a critérios determinados pelos programas Nacional e Estadual de Vacinação (Sesa e Semus);
  5. O cuidado com a saúde mental de cada um de nós e o apoio àqueles que estão em nosso convívio social; e
  6. A manutenção de todas as medidas de precaução para evitar a disseminação do coronavírus: higiene das mãos, uso correto de máscaras e distanciamento social.

O Boletim Informativo Covid/Ufes é divulgado quinzenalmente, em atendimento ao item VII do artigo primeiro da Resolução nº 56/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes. O documento está disponível para consulta no portal da Ufes (menu do lado direito) e no site https://coronavirus.ufes.br/.

Publicado em 26 de maio de 2021.