COE recomenda retomada do retorno presencial e indica Fase 4 para o próximo semestre

Após um período de elevação do número de casos suspeitos e confirmados da variante ômicron, os dados epidemiológicos registrados no Espírito Santo nas últimas semanas apresentam redução neste indicador. As informações estão no Boletim Informativo Covid/Ufes nº 25, divulgado nesta sexta-feira, 11, pelo Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes).

A análise dos dados, referente ao período de 23 de janeiro a 10 de fevereiro, aponta para um quadro de queda de casos de covid-19, com menor ocorrência de internações e óbitos, se comparado a outros momentos da pandemia.

Neste contexto, o COE recomendou à gestão da Universidade manter, neste período letivo, a Fase 3 do Plano de Contingência da Ufes, com a retomada do retorno seguro e gradual da comunidade acadêmica. Considerando a evolução da situação epidemiológica atual, com a ampliação da queda dos dados, o Comitê recomendou, ainda, a adoção da Fase 4 no semestre letivo 2022/1, que se inicia em 18 de abril.

Prevenção

De acordo com o documento, ainda vivenciamos um momento em que os cuidados são essenciais. A alta taxa de transmissão da covid-19 reforça a necessidade das medidas de prevenção, tais como o uso correto da máscara, a higiene das mãos e o distanciamento social, além de se manter o esquema vacinal completo, vacinando-se contra a covid-19 e também contra a influenza (gripe).

O Boletim Informativo Covid/Ufes é divulgado quinzenalmente, em atendimento às resoluções nº 56/2020 e nº 20/2021 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes. A íntegra do documento também está disponível para consulta no portal da Ufes (menu do lado direito) e no site https://coronavirus.ufes.br.