COE-Ufes destaca importância de unidades da Ufes elaborarem planos de biossegurança

Em boletim divulgado nesta quinta-feira, 5, o Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) orienta sobre a necessidade de cada unidade acadêmica e administrativa da Universidade elaborar seu plano local de biossegurança, tendo em vista a tendência de queda nas taxas dos indicadores epidemiológicos da covid-19 no Espírito Santo, que torna o cenário mais favorável à retomada gradual de atividades presenciais combinadas com atividades remotas (sistema híbrido – Fase 3 do Plano de Contingência).

O Boletim Informativo Covid/Ufes número 15 (anexado abaixo) apresenta a análise da evolução do número de casos de covid no Espírito Santo entre os dias 21 de julho a 3 de agosto de 2021, nas Semanas Epidemiológicas 29 e 30/2021.

O COE ressalta que o plano de biossegurança é um instrumento importante para prevenir, reduzir ou eliminar os riscos de transmissão da covid-19, quando for possível o retorno gradativo das atividades presenciais nos diversos setores da Universidade. Afirma ainda que os planos locais podem tomar por base o Plano de Biossegurança da Ufes, disponível para consulta no site www.coronavirus.ufes.br. Além disso, o Comitê também está à disposição para orientar os gestores quanto às condições de biossegurança necessárias em cada espaço.

Manutenção dos cuidados

Neste boletim, o COE-Ufes mantém a recomendação à gestão da Ufes de avançar para a Fase 3 do Plano de Contingência, mas reforça a necessidade de manutenção de todos os cuidados para reduzir os riscos de contágio pelo novo coronavírus, como o uso de máscaras de proteção, o distanciamento social, a ventilação dos espaços, a disponibilidade de água e sabão ou álcool em gel para higienizar as mãos e o uso de equipamentos de proteção individual específicos de acordo com o ambiente profissional: “Mesmo com a tendência de queda de casos novos de covid-19 e com a redução das internações e do número de óbitos, não podemos afirmar que estamos próximos do controle da pandemia no Espírito Santo e no Brasil”.

O Boletim Informativo Covid/Ufes é divulgado quinzenalmente, em atendimento às resoluções nº 56/2020 e nº 20/2021 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes.

Anexo(s):