COE/Ufes alerta: é preciso manter cuidados, mesmo com projeção de queda da covid

Manter as medidas de biossegurança, mesmo com os indicadores epidemiológicos permanecendo estáveis ou em queda. Essa é a principal recomendação do Boletim Informativo Covid/Ufes nº 22, elaborado pelo Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes). O boletim analisa os dados do período de 10 a 28 de novembro de 2021, que engloba as semanas epidemiológicas 45, 46 e 47/2021. 

Com gráficos que apresentam a variação de casos confirmados e de óbitos, o documento mostra que os indicadores remetem a uma projeção de queda sustentada há mais de três semanas consecutivas, o que mantém estabilizada a ocupação dos leitos destinados à covid-19 no estado. 

Os dados epidemiológicos registrados pelo Governo do Espírito Santo indicam ainda que a taxa de transmissão (Rt) da doença é abaixo de 1 (valor de referência) na maioria das regiões capixabas, indicando possibilidade de queda da transmissão da covid-19 em todo o estado. “Esse declínio da transmissão refere-se ao aumento do percentual de pessoas que receberam o esquema vacinal completo, apesar do retorno de grande parte das atividades comerciais e de lazer”, explica o COE/Ufes.

O boletim destaca que a tendência de declínio consistente de casos novos da covid-19, das internações, do número de óbitos e da taxa de transmissão (Rt), além da ampliação da vacinação, especialmente para a população mais jovem, e a aplicação de doses de reforço em determinados grupos e em maior número de pessoas são fatores que favorecem o planejamento de mudança de fase, como previsto no Plano de Contingência da Ufes. 

O Comitê afirma que “tendo em vista os dados epidemiológicos avaliados e as particularidades sociais e geográficas do Brasil, do Espírito Santo e dos locais onde a Ufes atua, o COE-Ufes recomenda à gestão, em 29 de novembro de 2021, manter a Fase 3 do Plano de Contingência da Ufes”. A Fase 3 é marcada pelas atividades híbridas, com a retomada gradual das atividades presenciais na Ufes.  

Medidas de prevenção

Apesar dos indicadores positivos, o Comitê lembra que ainda estamos em pandemia. “Respeitar o distanciamento, usar máscara, higienizar as mãos, adotar cumprimentos sem contato físico e evitar aglomerações são medidas que devem ser mantidas sempre”, alerta. 

O Boletim Covid/Ufes também reforça a importância da vacinação: “Vacine-se quando puder e com o esquema completo, para que possamos reduzir o risco de contágio, mesmo diante de novas variantes identificadas”. O documento recomenda atenção para os grupos que já podem receber a dose de reforço, para o agendamento já disponível para pessoas com mais de 12 anos e para os locais onde não há necessidade de agendamento para a vacinação.

O Boletim Informativo Covid/Ufes é divulgado quinzenalmente, em atendimento às resoluções nº 56/2020 e nº 20/2021 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes. A íntegra do documento também está disponível para consulta no portal da Ufes (menu do lado direito) e no site https://coronavirus.ufes.br/.

 

Tags: 
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910