Com base em dados das últimas semanas, COE-Ufes recomenda avanço para Fase 3

Com base nos dados epidemiológicos que vêm sendo apresentados pelo Governo do Estado do Espírito Santo nas últimas semanas, registrando queda de todas as taxas dos indicadores referentes à pandemia de covid-19, o Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) divulgou nesta quinta-feira, 8, seu Boletim Informativo com a recomendação à gestão da Universidade de que é possível avançar para a Fase 3 do Plano de Contingência da Ufes.

Boletim Informativo Covid/Ufes nº 13 apresenta a evolução do número de casos de covid no Espírito Santo entre os dias 23 de junho e 6 de julho de 2021, considerando as semanas epidemiológicas 25 e 26. Nesse período, os indicadores epidemiológicos que avaliam o desenvolvimento da covid-19 no Espírito Santo vêm apresentando queda no número de casos de infectados nas últimas 14 semanas e no número de óbitos nas últimas 12 semanas. Entretanto, o COE-Ufes alerta que, mesmo nesse cenário mais favorável, é imprescindível manter as medidas de prevenção para reduzir o risco de contágio e assegurar as condições de biossegurança nos ambientes domésticos e profissionais.

Conheça a recomendação expressa no boletim:

O COE, órgão consultivo da Ufes, considera que os dados epidemiológicos que vêm sendo apresentados pelo Governo do Estado do Espírito Santo, reunidos neste Boletim e anteriores, registram queda de todas as taxas dos indicadores referentes à pandemia de covid-19, o que aponta para a possibilidade de retorno gradual e seguro das atividades presenciais, observadas as condições descritas no Plano de Biossegurança da Ufes.

Tendo em vista os dados epidemiológicos analisados e as particularidades sociais e geográficas do nosso estado e do país, o COE-Ufes recomenda à gestão da Universidade avançar para a Fase 3 do Plano de Contingência da Ufes.

Destacamos que a situação de pandemia ainda não está totalmente sob controle no Brasil e no Espírito Santo, havendo necessidade de mantermos vigilância permanente a todos os indicadores epidemiológicos analisados na evolução da covid-19.

O Boletim Informativo Covid/Ufes é divulgado quinzenalmente, em atendimento às resoluções nº 56/2020 e nº 20/2021 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes. O documento está disponível para consulta no portal da Ufes (menu do lado direito) e no site https://coronavirus.ufes.br/.

Publicado em 9 de julho de 2021.