Com declínio da covid, COE indica viabilidade de adotar Fase 4 no semestre 2022/1

A partir da análise dos indicadores epidemiológicos da covid-19 no Espírito Santo, que têm se mantido em estabilidade por mais de quatro semanas e com tendência de declínio, o Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) divulga nesta quinta-feira, 16, o Boletim Informativo Covid/Ufes nº 23, com indicação à gestão da Universidade de avançar para a Fase 4 do Plano de Contingência da Ufes. A proposta é que a mudança seja implementada a partir do próximo período letivo, que terá início em abril de 2022.

A Fase 4 representa o encerramento do modelo de Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte) e a retomada do ensino e das atividades administrativas em formato exclusivamente presencial, com os devidos controles de risco, como desinfecção e manutenção do distanciamento e das demais medidas de prevenção determinadas pelo COE. O Plano de Contingência prevê ainda que essa fase seja acompanhada de avaliação contínua.

Segundo o boletim, o COE considera que “os dados epidemiológicos presentes nos registros e indicadores do Governo do Estado do Espírito Santo demonstram um quadro de queda/estabilidade sustentada da pandemia”. O Comitê destaca ainda a tendência de declínio consistente de casos novos da covid-19, das internações, do número de óbitos e da taxa de transmissão (Rt), mas reforça que, mesmo com o cenário favorável, é necessário manter todas as medidas de prevenção, como usar máscara, respeitar o distanciamento, higienizar as mãos e evitar aglomerações.

“Esses cuidados devem ser observados sempre e em todos os ambientes, inclusive nos momentos de lazer. Com a proximidade das festas de fim de ano e do período de férias, a atenção deve ser redobrada”, orienta.

Gripe

O boletim traz ainda um alerta sobre o aumento expressivo do número de casos de gripe, o que reforça ainda mais a necessidade das medidas de prevenção e da vacinação contra influenza: “É preciso estar atento ainda ao aumento dos casos de gripe, o que tem levado muitas pessoas a procurarem atendimento nos serviços de saúde. Vale lembrar que as medidas de prevenção contra a covid-19 também são eficazes contra outras síndromes respiratórias”.

O Boletim Informativo Covid/Ufes nº 23 analisa os dados do período de 29 de novembro a 14 de dezembro de 2021, que engloba as semanas epidemiológicas 48 e 49/2021. O boletim é divulgado quinzenalmente, em atendimento às resoluções nº 56/2020 e nº 20/2021 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes. A íntegra do documento também está disponível para consulta no portal da Ufes (menu do lado direito) e no site https://coronavirus.ufes.br/.

Publicado em 16 de dezembro de 2021.